segunda-feira, 3 de maio de 2010

16º Maratona Internacional de São Paulo

Amigos Corredores,

Ontem, participei da 16° Maratona Internacional de São Paulo, esta prova possui, além da prova principal de 42 Km, há também provas menores com 25 Km, 10 Km e 3 Km (caminhada). Eu participei pelo segundo ano seguido da prova de 10 km. Esta prova possui largada na Região da Ponte Estaiada, no Brooklin, e chegada nos arredores do Parque do Ibirapuera, em frente ao Obelisco.

Tudo começa na retirada do kit, que ocorreu no Ibirapuera. Na sexta-feira à noite,fui retirá-lo. Saí do meu trabalho em São Bernardo do Campo e fui para o local de retirada do kit, o qual ocorreu com bastante tranquilidade, pois, como no dia seguinte além de ser sábado, era feriado, tudo indicava que a movimentação de pessoas para buscar o kit seria muito grande.

No domingo, como de costume, acordei por volta de 05hs30min, juntamente com minha esposa, que também iria participar da prova. Chegamos na casa de meus pais às 06hs45min (agora meus pais não são apenas acompanhantes, pois, a minha mãe já começou a participar das provas). O trânsito estava bastante tranquilo e chegamos ao local da prova com facilidade.

Ponte Estaiada


Após deixar meu filho com meu padrasto nas arquibancadas do Ibirapuera, local da chegada, fomos, eu, minha mãe e minha esposa pegar o ônibus para irmos ao local da largada. Chegamos à Ponte Estaiada, por volta de 08hs40min, a largada estava marcada para às 09hs00min. O Calor já era intenso, e a temperatura estava na casa de 22°C para a largada de mais de 20 mil corredores.

Fomos para a zona de ritmo onde encontrei meu amigo Carlão do CIFAC - Corinthians, ficamos conversando um pouco até a hora da largada. Entre o sinal da largada e o efetivo início da prova, foram aproximadamente, 10 minutos. Quando a prova começou eu já não estava mais vendo minha esposa que já havia sumido na multidão.

Seguimos pela Ponte Estaiada em ritmo bastante lento, pois, como a quantidade de participantes era bastante grande, no início é impossível impôr um ritmo satisfatório. Encontrei a placa de 2 Km, no final da Ponte do Morumbi e seguimos pela Marginal Pinheiros. Era necessário ir negociando nas várias ultrapassagens para conseguir chegar ao ritmo de corrida desejado. Esta bem e segui em frente.

Largada da Prova


Ainda na Marginal Pinheiros, alcançamos o Kilômetro 3, agora em percurso totalmente plano, já podíamos utilizar toda a pista da Marginal, o que já facilitava as ultrapassagens. Após o kilômetro 4, veio o primeiro posto de hidratação, ao meu ver, um erro da organização, pois o dia estava muito quente. Era necessário um posto de água antes disso.

Chegamos ao kilômetro 5, ainda pela Marginal Pinheiros, já sendo possível correr com tranquilidade, meu ritmo era bom e não estava sentindo nenhum cansaço. Entramos na Av. Juscelino Kubtscheck, a Avenida era bastante longa, seguíamos totalmente sob o sol. No kilômetro 6 vem outro posto de hidratação e uma banda de rock agitava a avenida, iniciativa muito boa da organização do evento.

Percurso da Prova


Na entrada do túnel Ayrton Senna, já no kilômetro 7, onde vim a saber mais tarde que foi o local onde minha esposa quebrou, parece que seria fácil, afinal, fugíamos do sol mas o túnel era bastante quente e a subida, longa e íngreme, até a saída do túnel era o grande desafio da Prova. Após isso, tive de diminuir um pouquinho o ritmo para tomar fôlego, afinal, o túnel Ayrton Senna não é fácil. Seguimos pelo Kilômetro 8, já na Avenida República do Líbano, o ritmo foi sendo estabilizado.

No Kilômetro 9 mantivemos o ritmo até a chegada. Após o término da minha corrida, fui para a arquibancada ver a chegada da minha esposa e da minha mãe, todas bastante contente com seus próprios desempenhos.


Nº de Peito : 16441
Tempo Bruto : 01:08:50
Tempo Líquido : 00:58:28
Class Geral : 1435º
Class Faixa : 227º
Pace Médio : 05:50 min/Km

Medalha da Prova


Quanto à Organização da Prova, fica apenas algumas considerações: O horário da Prova às 09hs00min e o primeiro posto de hidratação apenas após o kilômetro 4. A Camiseta Adidas muito bonita e a medalha no padrão Yescom não surpreendeu.

Até a próxima prova, no próximo sábado à noite, na Corrida Fila Night Run, agora no Sambódromo.

Abraço a Todos.

Nenhum comentário: