sexta-feira, 3 de julho de 2009

Dicas para exercitar no Inverno

Amigos Corredores,

Nesta época do ano, principalmente para os iniciantes, que ainda não tem costume de correr, bate aquela priguicinha terrível e usa-se muito como desculpa, o frio. Para quem se sente assim, vai algumas dicas do Laboratório Fleury sobre o tema, publicado no seu site em 01/07/2009, cujo autor é o Núcleo Educacional Científico.

A chegada do inverno faz muitos esportistas reduzirem ou até interromperem seus treinamentos habituais. Além das temidas lesões devido à queda de temperatura, o frio acaba esvaziando ruas, parques e academias. Segundo Pablius Staduto Braga Silva, médico do Esporte do Fleury, o primeiro passo para continuar se exercitando neste período é lembrar os benefícios que o treinamento habitual traz para a sua performance e para sua saúde em geral.

“O sucesso de um programa de condicionamento físico está na repetição do movimento. O exercício físico tem que ser uma atividade do cotidiano, como se alimentar e dormir. Então, é fundamental não interromper nem diminuir sua frequência de treinos apenas porque está mais frio”, explica.

Manter uma sequência de treinos durante o inverno, no entanto, merece atenção. “O esportista deve seguir alguns passos para evitar lesões e até problemas de saúde”, diz. Para isso, o médico preparou algumas dicas para que você possa se exercitar com segurança nesta época do ano:

Horários de treino
A queda da umidade, típica do inverno, contribui para uma pior qualidade do ar, acumulando mais poluição. Nestas condições, quem faz uma atividade física deve tomar cuidado com os horários de treinamento, principalmente nos grandes centros urbanos. “Treinar nessas condições pode intensificar problemas respiratórios como asma e bronquite. Por isso, é ideal se exercitar antes das 8h ou depois das 19h, quando o nível de poluição diminui”.

Hidratação
“Não é porque o tempo está frio que não precisamos nos hidratar durante a atividade física. Muito pelo contrário, a hidratação torna-se um fator primordial no inverno, já que contribui para compensar a baixa umidade do ar, característica desta época do ano”.

Aquecimento e alongamento
No inverno, não há necessidade de reduzir a carga de exercícios, mas o esportista deve ter especial atenção com o aquecimento e o alongamento. “Antes do exercício, é necessário aumentar a circulação sanguínea para o corpo esquentar, por isso o tempo de aquecimento deve ser maior. No alongamento, deve-se dar especial atenção às articulações da coluna, joelhos, tornozelos, punhos e cotovelos”.

Roupa
Manter o corpo aquecido é muito importante. “O esportista deve dar preferência a agasalhos leves e confortáveis, e nunca usar roupas pesadas, que interfiram na prática da atividade e no desempenho físico. Ao final do treino, recomenda-se usar sempre um agasalho para manter o corpo aquecido”.

Alimentação
Durante o inverno, gastamos mais energia para manter o nosso corpo aquecido, logo, necessitamos de uma quantidade maior de calorias para suprir as necessidades do organismo. Dessa forma, é normal comer mais durante esta época do ano. “O grande problema do inverno é o risco de interromper a atividade física, se alimentar mais e engordar. O segredo é continuar seguindo a planilha de treinos. Se fizer isso, o esportista não corre o risco de ganhar peso devido a esse aporte adicional na alimentação”.

Então, mantenha sua planilha de exercícios atualizada, siga as nossas dicas e bons treinos!

- Fonte: Pablius Staduto Braga Silva, médico do Esporte e coordenador de atividade física da área de Gestão de Saúde do Fleury

Este material foi elaborado pelo Fleury, tendo caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico.

Abraço a todos e até a próxima matéria.

Nenhum comentário: