quinta-feira, 9 de julho de 2009

Corrida Super 9k

Amigos Corredores,

Hoje, fui para mais uma corrida, na realidade, um desafio. A Super 9K foi realizada no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul de São Paulo, como parte das comemorações pela Revolução Constitucionalista de 1932.

Como sempre, tudo começou na véspera do Feriado, na retirada do Kit que aconteceu no Shopping Bourbon, no Bairro da Pompéia. Retirada esta que ocorreu tranquilamente, embora, a meu ver, houve uma falha por conta dos organizadores, pois, a retirada do kit era feita em horário comercial e em dia normal de trabalho.

Eu na Prova Super 9k


Acordei às 05hs10min, com tudo já pronto, para a realização de mais esta prova. Minha esposa, na noite anterior havia dito que iria para corrida a fim de usá-la como treinamento, porém, na hora H, desistiu. Como eu já havia combinado com meus pais de ir buscá-los, pois, eles queriam assistir a prova, segui sozinho para a casa deles.

Da zona leste partimos para o Autódromo, chegamos ao local da prova às 07hs30min, embora houvesse muitos carros, o estacionamento estava bem tranquilo e conseguimos uma vaga bem próximo do local de Largada.

Fiz meu aquecimento e alongamento e parti para o pórtico de largada na reta dos boxes. A prova tinham, segundo os organizadores, 3500 corredores. não havia zonas de ritmo, logo, sabia que teria de negociar as devidas ultrapassagens com os demais corredores.

Largamos pontualmente às 08hs00min, o autódromo tem 4.309 metros, então, para completar os 4.500 metros equivalente a uma volta, fizeram alguns desvios no percurso original. Eu iria fazer 2 voltas, o equivalente a 9 Km.

Logo no início, tudo tranquilo, a dificuldade ficou por conta do afunilamento da saída da reta dos boxes para ganhar o "S" do Senna. Daí para a Reta Oposta é tudo tranquilo, pois, temos declives e terreno plano. Na sequência vem a descida do lago até a Ferradura, já com um pouco mais de dificuldade, já começa a ter alguns trechos de subida.

Autódromo de Interlagos


A Curvas Pinheirinho e Bico de Pato, intercalam-se entre subida e descidas fortes e que já deixa o corredor um tanto quanto cansado, até mesmo porque ainda não passamos do Kilômetro 4. A curva do Mergulho já começa a dar sinais da terrível subida que nos esperava até a Junção onde a subida é longa e acentuada.

Sou um apaixonado pela F1, não perco nenhuma corrida, mesmo quando tenho alguma prova de rua, ainda assim, assisto a corrida em horário alternativo na TV a cabo, mas na televisão, não se tem a menor noção do que é a junção e a subida da reta dos boxes, a coisa é terrivelmente difícil.

Ao final da primeira volta (4,5 Km) eu já estava bem cansado, devido ao esforço até ali e já começava a ficar preocupado, pois, sabia que ainda havia mais uma volta a ser dada, ou seja, todo o percurso novamente. Fechei a primeira volta com aproximadamente 00hs23min. Havia postos de hidratação bem distribuídos no decorrer do percurso. O dia estava bonito com temperatura na casa de 20º C e sol para "ajudar".


Visão do Autódromo


Percebi que as minhas metas estavam ameaçadas. Baixar tempo e não parar virou um grande desafio neste percurso. Já na saída do "S" do Senna, desisti de baixar tempo, pois, sabia que seria muito difícil em virtude das próximas curvas que ainda viriam, então, partí para o plano B (Não quebrar durante a prova).

As subidas não foram nada fáceis, e confesso que quase quebrei na Junção. Me concentrei e sabia que estava quase no final e que não iria quebrar. Reduzi meu ritmo ao máximo mas não caminhei e fiz a junção no limite. na reta dos boxes não havia mais fôlego para tentar um sprint, então, mantive o ritmo e completei a prova.

Gostei muito do percurso pelo caráter desafiador que ele impõe, vi muita gente caminhando na subida da Junção, enquanto eu fui firme nos meus objetvos. Confesso que esta foi a prova mais difícil em que participei, pois, ela exige bastante do corredor.

Fiquei muito feliz com a medalha e com o ambiente de corrida. Fiz aquecimento e alongamento nos boxes e percorri um autódromo que, até então, só conhecia a sua pista pela TV.

O kit pós prova, era simples e faltou frutas, de resto, tudo organizado.

Medalha da Prova


Tempo Bruto: 00:49:43
Tempo Líquido: 00:48:38
Ritmo: 00:05:24 / Km

Até a próxima prova, já conhecida, o Circuito da Estações Adidas, no Pacaembu, no próximo dia 12.

Abraço a Todos.

Nenhum comentário: