segunda-feira, 30 de agosto de 2010

V Corrida Juventus Viva a Mooca

Amigos Corredores,

Ontem participei pela segunda vez de mais uma prova que está se tornando tradicional no bairro da Mooca na Zona Leste de São Paulo. Trata-se da V Corrida Juventus Viva a Mooca, esta prova faz parte das comemorações pelo aniversário do Bairro.

A retirada do kit aconteceu no Sábado com bastante tranquilidade e sem filas, próximo ao Clube Juventus.

No domingo, acordei às 05hs00min da manhã, acordei minha esposa e meu filho e saímos de casa aproximadamente as 06hs00min. Fomos buscar meus pais que moram na Av. Paes de Barros, local que faz parte do percurso da prova, portanto, saímos de casa às 07hs00min, pois, sabia que as ruas seriam fechadas.

Percurso da Prova


Cheguei ao Clube Juventus por volta de 07hs15min com tranquilidade e totalmente sem trânsito. As ruas já estavam sendo fechadas. Retiramos os chips de cronometragem e fizemos um bom aquecimento até a hora da largada.

Às 08hs00min com tudo pronto foi dada a largada. Saí em bom ritmo em subida rumo a Rua Roberto Ugolini, o percurso já era conhecido por mim. Após seguir por algumas ruas do Bairro da Mooca, chegamos à Avenida Paes de Barros. Já havia sol e a temperatura estava na casa dos 23°C.

Não havia placas de kilometragem o que faz com que os corredores, como eu, por exemplo, fiquem um pouco perdidos, porém, me guiei pelas numeração nas casas e do comércio na rua, para que pudesse ter alguma noção de distância.

A temida Avenida Paes de Barros, digo temida, pois, ela é praticamente um longão, com forte subidas tanto para ir quanto para voltar. No percurso que se refere à subida, acabei por diminuir um pouquinho o ritmo para poupar um pouco de energia.

Meu tempo
Nº Peito : 337
Tempo Líquido : 00:53:24
Class Geral Masc : 299
Pace Médio : 00:05:18 min/Km

Em seguida, uma longa descida se seguia pela Avenida até próximo à casa de meus pais. Para mim era muito interessante correr por aquelas ruas de até pouco tempo eu morava. Chegamos à Rua Olimpio Portugal, rua que costumo estacionar meu carro quando vou a casa de meus pais.

A Descida da Rua ajudou um pouco, porém, sabia que uma longa subida estava por vir. Alcançamos a famosa Rua da Mooca, um pequeno trecho dela foi percorrido por nós em pista estreita juntamente com os carros.

Em seguida chegamos à Rua Leocádia Cintra, onde depois vim a saber que minha mãe sentiu bastante dificuldade na subida desta rua rumo ao retorno à Avenida Paes de Barros. O trecho realmente não é muito fácil, os postos de água eram um tanto quanto desorganizados, pois, haviam postos com certa distância, da mesma forma que haviam postos muito próximos um do outro.

Cheguei a Avenida Paes de Barros para o retorno ao Clube Juventus, local de largada e Chegada. A subida não seria nada fácil pois, já sentia um pouco de cansaço. Encontrei minha mãe que vinha pela mesma Avenida, na outra mão.

Tempo da minha mãe
Nº Peito : 348
Tempo Líquido : 01:22:53
Class Geral Fem : 142
Pace Médio : 00:08:12 min/Km

Havia aproximadamente 1000 corredores, acredito que este número baixo se dá pelo fato da prova ser mal divulgada, logo, pouca gente fica sabendo dessa Corrida. A certo ponto da Avenida, segui em ritmo constante até o ponto em que chegamos nas várias ruas internas do bairro rumo a Chegada.

Como na largada, era uma subida, logo, a chegada era uma descida, e aí, tudo é festa. Cheguei em bom tempo. Houve congestionamento de corredores apenas nos trechos fora das grandes Avenidas devido as ruas serem estreitas mas no geral, tudo tranquilo.

Quanto à Organização da Prova, praticamente se equivaleu ao ano passado. Ainda precisa melhorar bastante, principalmente com relação aos postos de hidratação e as placas de kilometragem. O kit-pós prova contendo frutas, isotônico, medalha e torrone, igualou a várias outras corridas em que participo. Como já disse faltou maior divulgação para que o público participante possa ser maior.

Gosto muito de correr esta prova, pois, morei por 5 anos no Bairro da Mooca e gosto bastante de lá, por isso, não deixo de participar.

Minha próxima prova acontecerá no feriado de 7 de setembro, no Museu do Ipiranga em comemoração ao dia da Independência do Brasil.

Abraço a Todos.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

8º Corrida Troféu Duque de Caxias

Amigos Corredores,

Ontem participei pela segunda vez da prova de rua Corrida Duque de Caxias em homenagem ao Patrono do Exército Brasileiro. A prova aconteceu num percurso bastante conhecido de nós corredores, o mesmo percurso de outra prova de rua, a corrida Corpore Graacc, nas imediações da Assembléia Legislativa de São Paulo.

A retirada do kit aconteceu no mesmo dia da prova e a camiseta foi entregue juntamente com a medalha.

Camiseta da Prova


Acordei costumeiramente às 05hs00min da manhã, já com tudo pronto, acordei minha esposa que iria partipar da prova e meu filho. Saímos de casa por volta de 06hs00min. Chegamos à casa de meus pais onde minha mãe também iria participar da prova(ela tomou gosto pelas corridas e participa de todas junto comigo e minha esposa).

Após nos posicionarmos na área de largada, pontualmente às 08hs00min foi dada a largada e os mais de 6000 corredores largaram pelas ruas do Ibirapuera. O tempo estava nublado e meio frio com temperatura na casa dos 18°C.

Olha eu na Prova


Os primeiros 2 kilômetros já conhecidos por mim, são para a realização de ultrapassagens, pois, o percurso ainda está bastante congestionado, a partir daí os corredores dispersam e a prova se torna mais tranquila.

No kilômetro 3 já se consegue seguir em bom ritmo pela Av. Pedro Álvares Cabral em direção à Av. Rubem Berta. o trecho é plano e com pista bastante larga. Chegamos ao kilômetro 4 com tranquilidade e sem atropelos, me sentia bem.

Percurso da Prova


No Kilômetro 5 alcança-se a metade da prova e aí começam os trechos mais difícil. Logo de cara uma primeira subida para a entrada na Av. Rubem Berta, dái para frente praticamente o trecho é composto de subidas. Após a placa indicando o Kilômetro 6, segui uma subida forte onde fui obrigado a diminuir um pouco o ritmo para não quebrar.

Após a passagem pela subida ainda tem um trecho plano até que se possa retornar pela outra pista da Avenida e em seguida tudo aquilo que era subida torna-se uma descida no Kilômetro 7. Aproveito então para descansar um pouco e recuperar as energias.

Medalha da Prova


O kilômetro 8 segue em total subida, haja força!! segue-se a um trecho plano, em frente ao antigo prédio do Detran até que a prova se afunila para a entrada no kilômetro 9 onde dividimos a Avenida Pedro Álvares Cabral com os carros. O cansaço já fala um pouco mais alto mas desistir nunca.

Seguimos pelo Kilômetro 9 até a chegada da prova, o mais interessante para mim foi que consegui dar um sprint entre o kilômetro 9 e 10 mantendo em ritmo forte até o final da prova.

Nº de Peito : 2468
Tempo Bruto : 00:56:26
Tempo Líquido : 00:53:49
Class Geral : 1489
Class Sexo : 1358
Class Faixa Etária : 233
Pace Médio : 00:05:22

Quanto à organização da prova, tudo perfeito, postos de hidratação, largada e chegada. Kit pós-prova muito completo contendo camiseta, medalha, gatorade, fruta, lanche e iogurte. Para as mulheres ainda tiveram mais uma camiseta de finisher para retirar no Espaço Mulher.

Após a chegada fiquei esperando minha esposa e minha mãe completarem a prova. Fiquei bastante contente com meu desempenho na prova não somente no que diz respeito a tempo como também no que diz respeito a ritmo de corrida.

Até a próxima prova na zona leste de São Paulo, mais precisamente no bairro da Mooca, onde haverá corrida comemorativa pelo Aniversário do Bairro.

Abraço a Todos.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Série Delta 2010 - 2º Etapa

Amigos Corredores,

Ontem, participei pela segunda vez da corrida de rua Série Delta, prova esta que aconteceu nas imediações do Jockey Clube de São Paulo.

Desta vez, pedi para minha esposa retirar o kit na loja Mundo Corrida, na Av. Brigadeiro Luiz Antonio. Tudo tranquilo e sem atropelos. Na manhã de domingo, acordei às 05hs00min da manhã e estava tremendamente frio. saímos de casa por volta de 06hs00min para buscar meus pais.

Chegamos ao local da Prova por volta de 07hs30min, com trânsito tranquilo, tive de estacionar próximo à Ponte Eusébio Matoso e ir à pé até o local da Prova, caminhamos aproximadamente 1 Km.

Chegamos ao Jockey e havia bastante gente, fiquei sabendo mais tarde que participaram da prova aproximadamente 3 mil corredores. Retirei os chips de cronometragem e fomos nos preparar para a largada. O Frio era intenso com temperatura na casa dos 10°C e sensação térmica de 5°C.

Tirei o agasalho apenas quando faltavam 5min para a largada. Estava realmente muito frio demorei muito para me aquecer, a bem da verdade, só conseguir realmente me aquecer quando já estava com aproximadamente 1 Km de prova.

Largada da Prova


Às 08hs00min largamos na Av. Lineu de Paula Machado, por onde se dá boa parte da prova. Larguei em ritmo moderado, pois sabia que devido ao frio meu aquecimento não estava bom. Mantivemos o ritmo e seguimos ganhando posições.

O Km 1 chegou com forte rajada de vento, mas já me sentia mais bem aquecido. Chegamos ao Km 2 com tranquilidade. Já começava a dispersar os grupos de corredores e passei a correr com pessoas que estavam no mesmo ritmo que eu.

O Km 3 já acontece dentro do Jockey Clube, em piso de terra, o que torna a prova um pouco mais difícil mas seguimos em frente nas nossas ultrapassagens. O Km 4, ainda dentro das dependências do Jockey Clube segue com piso de terra e asfalto já se preparando para sairmos do Jockey.

Chegamos ao trecho tido como um pouco mais difícil da prova pois, logo em seguida ao início do Km 5, vem o Túnel Dr. Zerbini, forte descida, seguida de forte subida, nada fácil. O ritmo precisou ser um pouco diminuido.

Percurso da Prova


Chegamos ao Kilômetro 6 já no retorno da Avenida em direção do mesmo Túnel Dr. Zerbini. Novamente forte descida seguida de forte subida. Desta vez, não vi minha mãe nem minha esposa. Na saída do túnel senti um pouco de cansaço, diminui o ritmo e segui em frente até o Km 7.

Daí para frente começa o fim de prova ao mesmo tempo em que começa o cansaço da prova. O tempo frio ajudou no desempenho mas não muito. Ao passar pelo Km 8 ví meu filhote no outro lado da pista, é verdade que ele estava um pouco longe do local de chegada mas resolvi levá-lo comigo.

Ao passar por ele, pergunte se ele queria cruzar a chegada comigo, ele ficou muito feliz e veio até mim. Chegamos ao Km 9, porém, eu já estava correndo no ritmo dele já não me importava o desempenho na prova e sim a felicidade do meu filho.

Nº de Peito : 2262
Tempo Bruto : 00:55:58
Tempo Líquido : 00:53:44
Class Geral : 399
Class Sexo : 386
Class Faixa Etária : 75
Pace Médio : 00:05:22
Velocidade Média : 11,1 Km/h

Seguimos juntos para as dependências do Jockey Clube com todo o staff da Prova gritando e incentivando meu filho, o que me deixou bastante feliz.

Ele correu mais de 1 Kilômetro e cruzamos a linha de chegada juntos. Depois disso ficamos esperando a chegada da minha esposa e em seguida da minha mãe que, como sempre, "fecha o pelotão da Prova".

Quanto a organização da Prova, realizada pela O2, posso afirmar que ficou tudo perfeito, desde os postos de hidratação bem como o kit pós-prova, contendo frutas e isotônico. A camiseta é muito bonita e a medalha também, parabéns a O2.

Na próxima semana estaremos no Ibirapuera para a realização da Prova Duque de Caxias.

Abraço a Todos.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

XV Corrida Corpore Centro Histórico

Amigos Corredores,

Ontem, participei pela segunda vez da Prova de Rua XV Corpore Centro Histórico, realizada nas ruas do Centro Velho de São Paulo com largada e Chegada na Rua Líbero Badaró.

Havia realizado esta prova no ano passado e gostei muito, porém, este ano aconteceu algo inusitado: em praticamente 2 dias depois das inscrições terem sido abertas, já se encerraram e acabei me inscrevendo em uma lista de espera disponibilizada pela Corpore. No final deu tudo certo! Consegui me inscrever e participar oficialmente da Prova.

A retirada do kit aconteceu no mesmo dia da prova, sem tumulto ou qualquer atropelo. Acordei às 05hs00min da manhã, como havíamos participado de um jantar no Corinthians e chegado em casa por volta de 01hs30min, minha esposa resolveu não participar dessa prova e por estar o tempo frio deixei meu filho em casa dormindo e fui buscar meus pais.

Camiseta da Prova


Cheguei a casa de meus pais e fomos para o local da prova de metrô, pois, estacionar o carro no Centro de São Paulo é bem difícil.

Chegamos ao local da Prova às 07hs30min com largada prevista para às 08hs00min. Tudo correu normalmente e no horário previsto, largamos pelas ruas do Centro. A largada é sempre um pouco tumultuada até mesmo por que o número de corredores nesta prova era bastante grande o que faz com que os kilômetros 1 e 2 são apenas para negociar ultrapassagens.

Por volta do kilômetro 3, o percurso começa a ficar mais tranquilo e o ritmo passa a ser desempenhado de forma melhor. Segui sempre num bom ritmo até o kilômetro 4 onde se encontra a primeira subida da prova, esta subida da acesso ao Viaduto Santa Ifigênia e é bem íngreme.

Olha eu na Prova!


O kilômetro 5 acontece numa região que conheço bem, na Rua Boa Vista, local onde foi praticamente o meu primeiro emprego, muito legal passar por ali novamente. O Kilômetro 6 também nos remete a uma subida: A subida da Praça da Sé rumo à Praça João Mendes. É uma subida bastante difícil e extreita pois estávamos dividindo a rua com os carros.

Na sequência do percurso vem a descida do Viaduto o que nos dá um pouco de refresco e estabiliza as energias. A corrida caminha para o seu final no kilômetro 7 na Rua Roberto Simonsen, ao mesmo tempo em que o cansaço bate forte, afinal, o sol já raiava em São Paulo, com temperatura na casa dos 18°C e tempo meio frio.

Percurso da Prova


Chegamos à subida do Viaduto 9 de Julho, uma subida um tanto quanto forte para quem já esta no final da prova, mas, seguíamos firme e forte. Chegamos ao kilômetro 8 na Rua Xavier de Toledo onde daí para frente o terreno é quase plano, apenas com a descida da R. Líbero Badaró. O Final se torna empolgante, muita gente e o sprint final.


Nº de Peito : 6327
Tempo Bruto : 00:53:21
Tempo Líquido : 00:49:22
Class Geral : 1689
Class Sexo : 1522
Class Faixa Etária : 253
Pace Médio : 00:05:29

Terminei a prova com um tempo bom e fiquei contente por isso.

Quanto à Organização da prova, a Corpore, como sempre, sabe organizar corridas de rua, tudo perfeito, organizado e sem atropelos. Parabéns.

Medalha da Prova


Após o final da prova, encontrei meu padrasto e ficamos aguardando a chegada da minha mãe que também participou da prova.

Até a próxima prova no próximo final de semana quando iremos correr a 2º Etapa da Série Delta, nas imediações do Jockey Club de São Paulo.

Abraço a Todos.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

8° Meia Maratona de São Bernardo do Campo

Amigos Corredores,

Ontem participei pela primeira vez de mais uma prova de rua, desta vez a corrida aconteceu em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a 8º Meia Maratona de São Bernardo organizada pela Corpore, além da prova principal havia também uma prova de 5 Km da qual iríamos participar.

A retirada do kit se deu na véspera e no dia da Prova. Acordei pontualmente às 05hs10min chamei minha esposa e meu filho e fomos buscar meus pais. Segui o caminho pela Anchieta, porém, errei a saída. Tudo bem, tínhamos tempo e eu já conheço um pouco de São Bernardo, pois, trabalho na Rudge Ramos.

Camiseta da Prova


Segui pelo caminho em que conheço e cheguei ao local da Prova às 07hs40min, a largada aconteceria às 08hs15min. Retirei nossos kit e fui me preparar para a Prova, minha esposa e minha mãe também iam correr.

No horário da largada, por uma desorganização dos próprios corredores, ainda havia muita gente fora das zonas de ritmo, então, fomos obrigados a esperar todos os corredores que estavam na largada seguirem seu caminho para, somente depois disso, conseguirmos largar.

Largada da Prova


Larguei com aproximadamente 8min de atraso, embora tenha chegado cedo, demorei para ir para as baias e por isso a aglomeração de corredores fora do local de largada era muito grande. Largamos atrás juntamente com os caminhantes, mas, tudo tranquilo, seguimos em bom ritmo pela Avenida e em pouco tempo já estava junto ao pelotão de corredores.

O percurso todo plano, facilitou a prova, que, embora tivesse sido realizada debaixo de sol, ainda tinha um tempo frio com temperatura na casa dos 18°C, com um total aproximado de 4000 corredores.

Nº de Peito : 12703
Tempo Bruto : 00:35:02
Tempo Líquido : 00:26:51
Class Geral : 346
Class Sexo : 310
Class Faixa Etária : 45
Pace Médio : 00:05:22

Chegamos ao kilômetro 1 com tranquilidade ainda tendo de ultrapassar os caminhantes e alguns corredores mais atrasados. O kilômetro 2 já foi realizado quase todo juntamente com os corredores, pois, a essa altura da prova eu já estava junto ao pelotão de corredores.

O kilômetro 3 já se apresentava como final de prova, afinal, estávamos nos 2 últimos kilômetros da prova.Segui em frente alcançando o kilômetro 4 com facilidade, mantendo meu ritmo de corrida. Cheguei ao kilômetro 4 e partimos para o final da prova.Concluímos a corrida sem dificuldades, afinal, era uma prova curta.

Percurso da Prova


Após o término da prova, aguardei a chegada da minha esposa e de minha mãe.

Quanto à organização da Prova, a corrida foi muito boa, a camiseta de boa qualidade e bem bonita, destoando, apenas, da medalha que fugiu um pouco do padrão Corpore, porém, de modo geral a organização da prova está, como sempre, de parabéns.

Até a próxima prova, nas ruas do Centro de São Paulo, Corpore Centro Histórico.

Abraço a Todos.