sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Manual de Boa Conduta

Amigos Corredores,

Seguindo as publicações de matérias, vale lembrar as boas práticas que um corredor deve ter durante uma prova de corrida de rua. Em vista disso, na Edição 190 - julho/2009 da Revista Contra-Relógio foi publicada um manual de boa conduta do corredor, vale a pena dar uma olhada.

São vários os problemas que atingem diretamente os corredores quando o assunto é boa educação, principalmente em locais onde a concentração de pessoas é maior. Apesar de ser um problema cultural e que muitas vezes tem a ver com o histórico de vida que as pessoas carregam desde a infância, não custa nada prestar atenção naquilo que você e as pessoas a seu redor estão fazendo. Por isso, ouvimos vários corredores e criamos aqui uma espécie de manual da boa conduta para que cada um faça a sua parte.

EMPURRA-EMPURRA NA SAÍDA:
Procure largar na baia ou local compatível com seu nível de performance, mesmo porque as provas costumam fazer a classificação por tempo-líquido, só contado a partir do momento em que se passa o tapete de chip.

CORRENDO EM GRUPO:
Se estiver em grupo, procure não formar uma barreira, correndo lado-a-lado no começo. Deixe para se juntarem depois, quando o percurso ficar descongestionado, o que costuma acontecer antes do primeiro quilômetro. Faça isso para não dificultar a passagem dos que vêm de trás.

Atenção nos postos de água: Assim que avistar um posto de água, não precisa cruzar repentinamente a pista em direção a ele. Vá aos poucos para o lado onde fica o posto, preocupando-se sempre com quem estiver atrás. Em geral, os postos são mais extensos do que parecem à primeira vista. Não se desespere querendo pegar água logo na primeira bancada. E se perceber que algum colega de corrida não conseguiu se desvencilhar da multidão para se abastecer, não custa nada fazer a gentileza de pegar um copo a mais.

JOGANDO FORA O COPINHO:
Tomou água? Cuidado na hora de jogar o copinho fora. Muitas vezes ele não está totalmente vazio e pode machucar um corredor que vem ao lado ou atrás. Procure espaço e jogue num lugar adequado. Em treinos, segure o copo o tanto quanto possível até avistar uma lixeira. Faça o mesmo com as embalagens de carboidrato e outros.

PARADA REPENTINA:
Jamais pare bruscamente. Os ciclistas têm uma regra muito básica entre eles que serviriam muito bem aos corredores. Se quiser parar por algum motivo (amarrar o tênis ou mesmo se não estiver se sentindo bem e quiser andar um pouco), faça um sinal com um dos braços e saia aos poucos de lado, para um local de pouca concentração de pessoas.

ULTRAPASSANDO PESSOAS:
Se tiver um grupo de pessoas à sua frente, não tente de forma alguma passar por algum lugar que não tenha espaço, como no meio, por exemplo. Se estiverem prejudicando sua passagem, peça licença e passe cuidadosamente. Se a pessoa à frente estiver usando fone de ouvido, faça tudo com o maior cuidado, tocando gentilmente nas costas ou ombros da pessoa para ela possa lhe dar passagem, sem se assustar.

TANGENCIAR SIM, CORTAR NÃO!:
Tudo bem que as regras da corrida mandam tangenciar o percurso, mas subir na calçada ou cortar pela grama é algo completamente absurdo. Não faz parte do percurso da prova.

CORRENDO SEM NÚMERO:
Entrar numa prova sem ter feito a inscrição e correr sem número é uma das coisas que mais afrontam os organizadores, além de ser um desrespeito, uma vez que todo o suporte do evento é previamente programado para abastecer a quantidade de inscritos.

CORRENDO COM A INSCRIÇÃO DO OUTRO:
Se acontecer de algum atleta não poder participar de uma prova e sobrar uma inscrição na sua mão, antes de pensar em correr, procure os organizadores e veja se existe a possibilidade de trocar o número para seu nome, além de sua faixa etária e sexo. Não existe nada mais desagradável do que um corredor atrapalhar um pódio de faixa etária ou mesmo um pódio feminino, porque não deu devida atenção a esse fato.

SEM DIREITO À MEDALHA:
As medalhas são feitas exclusivamente para aqueles que completarem a prova. Se você está inscrito, mas não completou o percurso ou não correu a prova, não entre em conflito com os organizadores para exigir sua medalha. Também não peça para um colega correr com seu chip no bolso ou meia para pegar sua medalha. Afinal, que graça tem ganhar uma medalha sem mérito?

CUIDADOS COM FONES DE OUVIDO:
As pessoas que correm ouvindo música têm que redobrar os cuidados sobre o que acontece à sua volta. Hoje, nos Estados Unidos, por questão de segurança, em muitas competições não é permitido o uso dos chamados headphones. Uma ambulância pode ter que passar com rapidez e você não ouvir a sirene ou mesmo as orientações no alto-falante. Isso sem falar que, durante o percurso, é preciso estar atento aos que vêm principalmente de trás. Em treinos, use apenas em locais seguros, como parques. Em trechos abertos ao trânsito, evite ao máximo.

OBJETOS ESTRANHOS NA LARGADA:
Jamais jogue coisas na largada no meio da pista, como camisetas, blusas, garrafas de água e outras coisas. As pessoas podem tropeçar.

CUSPARADAS SEM RUMO:
Qualquer coisa que você jogue fora quando está correndo pode acertar outra pessoa, devido à ação do vento. Isso vale também para as cusparadas e limpeza do nariz, que muitas vezes tomam rumos que você nem imagina.

CRUZANDO A LINHA DE CHEGADA:
Não pare de repente na chegada nem cruze a linha de forma desenfreada, como se existissem mais alguns metros de prova. Preste atenção nas pessoas que estão à frente e tenha todo o cuidado com as pessoas que vêm atrás. Uma vez que tenha cruzado a linha, siga as instruções dos staffs e não fique por ali tumultuando o local. Passe normalmente, seguindo o fluxo, e aguarde seu colega de corrida numa área em que não atrapalhe o andamento da prova.

RESPEITO ÀS MULHERES:
Não existe nada mais desagradável do que ter uma prova feminina e se deparar com homens correndo e puxando outras mulheres. Além de ser contra as regras da corrida, já que estão correndo sem número, isso atrapalha o ritmo de prova de quem corre. É o momento especial das mulheres e nada mais justo do que os homens respeitarem isso. O mesmo vale para cantadas, gracinhas e palavras ofensivas em relação ao público feminino.

AJUDA PARA QUEM PRECISA:
Se perceber que alguém está passando mal na corrida, ofereça sempre ajuda. Sua assistência pode custar uma vida. Procure um staff da prova para que a pessoa possa ser atendida o mais rápido possível.

fonte: Ediçao 190 - Julho/2009 - Revista Contra-Relógio

Até a próxima matéria.

Abraço a Todos.

Nenhum comentário: