segunda-feira, 31 de agosto de 2009

IV Corrida Juventus - Viva a Mooca

Amigos Corredores,

Ontem, participei da IV Corrida Juventus - Viva a Mooca, prova esta que faz parte das festividades do aniversário de 453 anos do Bairro da Mooca, para que não sabe, tradicional bairro da zona leste de São Paulo.

Conheço relativamente bem o bairro e isto me chamou a atenção para participar desta corrida organizada pelo Clube Atlético Juventus. A prova tem suas particularidades pelo número de subidas, tendo como principal a temida subida da Av. Paes de Barros.

Avenida Paes de Barros


A coisa começou mesmo na véspera para a retirada do kit de participação na prova. Talvez pela falta de experiência, a retirada do mesmo foi bastante demorada, aproximadamente uns 20 minutos. Já eram quase 03hs00 da tarde e o número de participantes não era tão grande assim que justificasse a demora, mas tudo bem, aguardamos e retiramos o Kit sem o chip de cronometragem que, não entendi o por que de ser entregue apenas no dia da prova.

Acordei às 05hs15min, já com tudo pronto e saí de casa às 05hs45min para ir a casa de meus pais que moram na Mooca. Eles, mais uma vez, iriam me acompanhar e assistir a prova. Saimos da casa dos meus pais às 06hs40min, pois, as 07hs00min nas principais ruas do bairro seriam fechadas para a realização da Corrida.

Chegamos na R. Juventus, Sede do Clube e local da largada às 06hs50min, o estacionamento foi bastante tranquilo e a movimentação de corredores ainda era bastante pequena, nem o pórtico de largada esta pronto. Retirei o chip de cronometragem e fui me preparar para a Prova.

O tempo estava frio, mas, a medida que o dia ia amanhecendo a temperatura subiu e o sol apareceu. A Largada atrasou em aproximadamente 15 minutos. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, partimos para a Prova. A largada foi bastante favorável, pois, contava apenas com aproximadamente 850 corredores.

As ruas adjacentes a Av. Paes de Barros, inicialmente, não foram difíceis de serem percorridas mas isto era equivalente à 1,5 Km da prova. A partir daí, veio a descida da Av. Paes de Barros, sentido Rua da Mooca, longa mas ainda assim, uma descida acompanhada de poucos trechos planos.

Eu confesso que estava um pouco preocupado com a segunda metade da prova e logo no Kilômetro 3 já havia abandonado qualquer possibilidade de baixar tempo nesta Prova devido ao fato de que, durante a semana estive fazendo curso, o que me impediu de realizar meus treinos. Apenas não queria "quebrar" durante a prova. A segunda metade da Corrida, praticamente começou na Rua Marina Crespi, no Km 5 onde havia o segundo ponto de hidratação. A partir dali começou o retorno para o local de largada.

Pórtico de Largada/Chegada


E aí começou as primeiras subidas, logo, na R. Leocádia Cintra, saída para a Av. Paes de Barros. A partir do Km 6, até aproximadamente ao Km 7,5 era somente subida. Tive de diminuir o ritmo para vencer este desafio. Mantive um ritmo relativamente bom e constante durante o 1,5 Km de subida. A numeração das casas e apartamentos da Avenida, ajudou a acompanhar a kilometragem da subida. Logo após o Kilômetro 8, estava bastante cansado. A temperatura na casa dos 15°C e sol quente contribuiam para o desgate. Voltamos pelas ruas adjacentes à Av. Paes de Barros. A partir do Kilômetro 9 tentei impôr um ritmo mais forte já que faltavam apenas um kilômetro para o final da Prova, mas, para a minha surpresa e de muitos corredores, os últimos metros antes de chegarmos à R. Juventus, possuía uma subida daquelas. O cansaço era grande mas eu não iria desistir logo alí. Os trechos mais difíceis já haviam sido superados, eu não ia parar na reta final.

Percurso da Prova


Consegui concluir a prova com um tempo bem próximo àquele obtido na Prova do Troféu Duque de Caxias. Esta semana volto ao meus treinos a fim de melhorar minha performance e consequentemente baixar os tempos de corrida. Quanto à Organização da Prova, tirando alguns erros, estão de parabéns pela organização, tudo bastante simples mas organizado incluindo o kit pós-prova composto de frutas e barrinha de cereal. Vale lembrar que a medalha da prova me surpreendeu, pois, não achava que seria uma das mais bonitas que já conquistei até hoje, a camiseta também muito bonita.

Medalha da Prova


Tempo Líquido: 00:52:23
Colocação Faixa Etária : 35º
Colocação Geral : 256/623 Homens

Até a próxima prova, em 13/09, na Corrida pela Paz Caixa na Região da Ponte Estaiada.

Abraço a Todos.

Nenhum comentário: