segunda-feira, 24 de agosto de 2009

7° Corrida Troféu Duque de Caxias

Amigos Corredores,

Ontem, participei de mais uma prova de corrida de rua, a 7º Corrida Troféu Duque de Caxias, na Região do Ibirapuera. Para quem não sabe, Duque de Caxias é patrono do Exército Brasileiro, e no dia do Soldado, 25 de Agosto, comemora-se o aniversário de Duque de Caxias e como parte das comemorações, tem-se esta tradicional Corrida.

Acordei às 05hs10min, como sempre, tudo já estava pronto para Corrida. Saí de casa às 05hs50min para ir buscar meus pais que, como sempre, assistem as minhas corridas. Saimos da casa deles às 06hs40min e chegamos ao local do Evento às 07hs10min, O Local e o percurso já era conhecido, pois, em maio deste ano já havia ocorrido a Prova do Graac.

Já havia bastante gente no local, retirei meu kit e fui me preparar para a Prova próximo do local de Largada. Fiz meu aquecimento e alongamento e fui para o pórtico de largada às 07hs50min quando já estava acontecendo o aquecimento geral realizado pelo pessoal da Corpore. Às 08hs00min, um tiro de canhão anunciou o início da Prova na Av. Pedro Àlvares Cabral.

Ao fundo o Monumento as Bandeiras


Larguei em ritmo tranquilo, sem forçar muito, pois, sabia que o percurso não é dos mais fáceis, até mesmo por que os mais de 8 mil corredores que participaram da prova, logo no início não facilitam muito as ultrapassagens. O tempo estava nublado e a temperatura na casa dos 14°C e humidade relativa do ar em aproximadamente 80%, o que realmente favorecia muito a corrida.

Os primeiros três kilômetros foram realizados de forma tranquila. Após o kilômetro 4 seguimos para a Av. Rubem Berta, onde há subidas e o desgaste é um pouco maior. Logo após o Kilômetro 6, tem-se, na minha opinião, a subida mais difícil da Rubem Berta.

Av. Rubem Berta


Esta semana eu não consegui treinar direito em virtude de uma dor no tornozelo direito o que me deixou preocupado e fez com que eu desistisse de treinar justamente para me poupar para esta corrida, logo, o que já não é uma subida muito fácil, para mim, tornou-se mais difícil, mas tudo bem, de certa forma, passei bem pelo desafio.

Percurso da Prova


Ao longo do percurso, percebi que não seria fácil conseguir baixar o tempo nesta prova, pois, meu objetivo nas provas de 10 Km é fazer um tempo abaixo dos 5min/Km. e nas placas de kilometragem era possível perceber que eu estava acima dos 5 min, mas mesmo assim não desanimei e segui em frente. Aproximadamente no Kilômetro 8,5 resolvi começar um sprint final a fim de baixar um pouco o tempo que já estava fazendo.

Deu certo, segui forte até a chegada da Prova, num ritmo bem maior do que estou habituado a fazer durante as provas em que participo. O tempo não foi o melhor mas fiquei feliz assim mesmo pelo desempenho e conclusão de mais uma prova de corrida de rua.

Medalha da Prova


Tempo Bruto: 00:55:38
Tempo Líquido: 00:52:57
Ritmo : 00:05:19/Km

Abraço a Todos.

Até a próxima prova no dia 30/08 no Bairro da Mooca.

Nenhum comentário: