domingo, 25 de abril de 2010

II Friendship Day 2010 (Corrida da Amizade)

Amigos Corredores,

Hoje participei da II Corrida da Amizade (Friendship Day). A prova aconteceu principalmente no bairro do Itaim, em São Paulo. Diferentemente das outras corridas de rua, esta prova tinha largada na Avenida República do Líbano e chegada no estacionamento do Shopping Eldorado, na Região Oeste.

Retirei o kit da corrida no sábado, no shopping Eldorado, com bastante tranquilidade, sem filas. As instruções do site da Corpore informava que a melhor opção para os corredores era deixar o carro no estacionamento do Shopping Eldorado e ir de táxi para a Largada da Prova.

Como iria seguir as intruções da Corpore, acordei às 05hs00min da manhã, já com as mochilas, minha e do meu filhote, prontas. Cheguei à casa dos meus pais por volta de 06hs15min e fomos para o Shopping. Cheguei ao estacionamento do Shopping Eldorado às 07hs00min e, para minha surpresa, a movimentação de corredores era bastante grande. Estacionei meu carro e fomos para uma fila aguardar a chegada do táxi.

Percurso da Prova


Meia hora antes do início da prova eu ainda estava na fila do táxi, não somente eu mas também algo em torno de umas 70 pessoas. Já era perceptível que não seria capaz de todas aquelas pessoas chegarem ao local de largada a tempo de participarem normalmente da corrida. Participaram da prova aproximadamente 2500 corredores.

Enfim, consegui pegar o táxi às 07hs45min, parte do trajeto para a prova já estava fechado e o taxista foi obrigado a fazer um outro trajeto para conseguirmos chegar ao local da prova. Chegamos ao local de largada às 08hs05min, quando descemos do táxi a largada foi dada, então, corri até o local do guarda-volumes, deixei minha mochila e fui para o pórtico de largada, juntamente com a minha mãe que iria fazer uma caminhada.

Não consegui fazer um alongamento adequado nem tampouco um bom aquecimento mas mesmo assim fui para a largada. Sai num ritmo bastante moderado, o tempo estava meio nublado com temperatura na casa dos 21°C. Completei o primeiro kilômetro ainda correndo em meio àquelas pessoas que estavam caminhando. Fico imaginando quantos mais corredores desta prova chegaram bem depois de mim e tiveram que correr sozinhos.

Camiseta da Prova


Alcançei o kilômetro 2 pouco antes do túnel Ayrton Senna e quanto já estava dentro do túnel cheguei junto aos que largaram para a prova. Segui juntamente com os demais corredores e segui rumo ao kilômetro 3. O sol começou a raiar de uma forma não tão quente mas segui no meu ritmo. Cheguei ao kilômetro 4 com tranquilidade, segui pelas ruas do Itaim em bom ritmo já que o percurso era totalmente plano.

No kilômetro 5 a temperatura já estava mais quente. Cheguei ao kilômetro 6 já na Marginal Pinheiros, Aqui, estava a apenas 1 Kilômetro do final da prova, Já sob forte segui metro a metro e completei a prova com tranquilidade.

Medalha da Prova


Nº de Peito : 3234
Tempo Bruto : 00:46:11
Tempo Líquido : 00:40:06
Class Geral : 637/1934
Class Sexo : 542/1183
Class Faixa : 118/222
Pace Médio : 05:43 min/Km


Quanto à organização da prova, acredito não ter sido uma boa estratégia disponibilizar táxis para o transporte dos corredores, uma vez que, em cada táxi cabem apenas 4 pessoas e não tinha tantos táxis disponíveis para suprir toda a demanda de corredores para a Prova. Eu cheguei tarde mas tenho certeza de que muitos outros corredores chegaram bem mais tarde que eu para participar desta prova.

A camiseta belíssima e a medalha, uma das mais bonitas que já ganhei, valeram a participação na corrida. Minha mãe chegou com um tempo de aproximadamente 01:15:00 de caminhada para completar os 7 km. O kit pré-prova era excelente, tinha até protetor solar e 1 mês de Academia Runner para todos os Corredores, entre outras coisas.

Após a prova, e a premiação dos vencedores, ainda passeamos no shopping antes de retornarmos à casa de meus pais. Dentro daquilo que estou podendo fazer, até que os tempos de realização da prova não estão tão ruins.

Até a próxima prova no próximo final de semana, na Maratona Internacional de São Paulo, na Ponte Estaiada. Aliás, o mês de maio estará repleto de prova para serem realizadas.

Abraço a Todos.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Circuito Osasco - Etapa de Abertura

Amigos Corredores,

Hoje é feriado. Dia de descanso, certo? Errado!! Dia de Corrida. Até ontem, mesmo com a inscrição confirmada, ainda não tinha certeza se iria participar da Corrida de Abertura do Circuito Osasco. Somente ontem à noite, decidi participar da Prova.

O Percurso já era conhecido por mim, pois, no ano passado, participei da Corrida de Santo Antônio, organizada pela Unifieo, com largada e chegada no interior da Universidade. Este ano o percurso estava um pouco modificado, pois, ao invés de uma volta de 6 km, neste ano, eram duas voltas de 4 Km e a largada não era no interior da Universidade e sim, em frente ao portão principal da mesma.

Acordei às 6hs00min da manhã. Não disse nada ao meu filhote porque sabia que se ele soubesse iria querer ir e, para esta prova, eu iria sozinho. Decidi deixar meus pais descansarem no feriado. Se ele soubessem que eu iria correr, ele iriam, então, resolvi não contar. Somente minha esposa sabia.

Camiseta da Prova


Saí de casa às 7hs00min da manhã. Resolvi não ir de carro. Peguei Metrô e Ônibus. Fui sem pressa. Desci na estação Presidente Altino, em Osasco, por volta de 08hs00min. O tempo já estava bem quente. Cheguei ao local da Prova, aproximadamente às 08hs15min. Retirei meu kit da Corrida, deixei minha mochila no guarda-volumes de fui para o aquecimento e alongamento. Me posicionei no Pórtico de Largada e fiquei aguardando o momento de início da Prova.

Às 09hs00min foi dada a largada para as pessoas que percorreriam os 4 km da prova, ou seja, uma única volta. Aproximadamente, 10min mais tarde nós largamos. Larguei sob sol forte e temperatura na casa dos 25°C. Já sabia da dificuldade da Prova, então, larguei de forma moderada.

Do Pórtico de Largada até o Kilômetro 1, seguíamos em pura descida, mas, não dava para se iludir, pois, se a chegada era no mesmo local da Largada, teríamos de subir tudo novamente. O Kilômetro 2 foi completado com bastante calma e tranquilidade. Seguimos pela Av. Franz Voegeli. Após o contorno, na principal avenida, continuamos correndo, agora, de frente para o sol, rumo ao kilômetro 3.

Percurso da Prova


Após passagem pelo posto de hidratação, que servia água em garrafinha, começava a temida subida rumo à conclusão da primeira volta. A partir do kilômetro 2,5, iniciava-se uma longa subida debaixo de sol forte. A subida se dava por aproximadamente 1 kilômetro. Tive que diminuir bem o ritmo para não quebrar, mas segui em frente.

O Contorno rumo ao pórtico de largada dava fim a grande subida, iniciando-se, novamente, a descida na Avenida. Sabia que teria de dar nova volta, então, desci de forma moderada, buscando poupar o máximo de energia. Alcançamos o pórtico no largada, em assim, o Kilômetro 4.

Descemos a Avenida, já em busca de novo posto de hidratação, chegamos ao killômetro 5, já com bastante sede, mas seguindo bem. Próximo ao kilômetro 6, chegamos ao posto de hidratação (1 a cada 2 kilômetros). Desta vez, resolvi não utilizar toda a água e poupá-la para a subida. Seguimos em forte subida até o kilômetro 7,5, quando concluímos o contorno rumo ao final da prova, realmente, não tinha condições de dar o famoso sprint final. Segui em ritmo bom até o final da Prova.

Medalha da Prova

Número de Peito : 791
Tempo Bruto : 00:46:20
Tempo Líquido : 00:45:27
Class Faixa Et. : 34º
Pace Médio : 00:05:40

Quanto à Organização da Prova, tudo estava muito bem organizado não somente os kits pós-prova, bem como a prova como um todo. A camiseta muito bonita e a medalha de participação davam o tom de final de prova. A Corrida era bem menor do que as que estou acostumado a participar aqui em São Paulo. Os postos de hidratação estavam bem colocados e o dia bastante convidativo.

De qualquer forma, fiquei bastante feliz com o resultado, pois, completei mais uma prova sem quebrar

Até a próxima prova, no Circuito Corpore em 25/04 na ruas o bairro do Itaim, pela Friendship Day.

Abraço a Todos.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

XI Meia Maratona Internacional Corpore de São Paulo

Amigos Corredores,

Participei de mais uma corrida de rua, desta vez, a prova era a XI Meia Maratona Corpore Internacional de São Paulo, realizada no interior da Universidade de São Paulo. Obviamente, não participei da prova principal e sim, da prova menor de 5 Km, pois, ainda mão me sinto preparado para participar de uma prova de 21 Km.

Como sempre, fui dormir tarde e quase perdi a hora, havia programado para acordar por volta de 05hs00min da manhã e, acabei acordando às 05hs30min. Pulei da cama e fui tomar banho. Meu filho havia pedido para ir comigo na corrida, então, com ele ainda dormindo, saimos rápido de casa e fomos buscar meus pais, tive que levá-lo dormindo, pois, se não levasse ele ainda ficaria bravo comigo quando eu chegasse em casa. O trânsito está bastante tranquilo, afinal, a largada da prova seria às 07hs30min e não às 08hs00min, que é o horário normal.

Local de Largada


Chegamos à USP por volta de 07hs00min da manhã. O trânsito nas imediações era bastante intenso e complicado, pois, o mesmo já estava sendo desviado por que a Meia Maratona tinha percurso fora da Universidade. Estacionei meu carro numa rua próxima da USP e fui até o local da prova à pé.

Chegamos ao local de largada às 07hs15min, pouco tempo para o ínicio. Fiz meu aquecimento e alongamento e fui para a zona de largada. Meu filho ficou com meus pais, brincando e se divertindo, até o meu retorno. Às 07hs30min, pontualmente, largamos. O Percurso, totalmente plano, facilitava a prova. Larguei em ritmo moderado e seguimos junto à multidão até pouco mais do kilômetro 1.

Camiseta da Prova


Chegamos ao kilômetro 2 em bom ritmo. Estava bem, sem cansaço, Seguimos para o kilômetro 3 sem grandes problemas. Na sequencia veio o kilômetro 4 e, então, partimos para o kilômetro final onde arrisquei até mesmo um sprint, cruzando a linha de chegada com tranquilidade.


Número de Peito : 12939
Tempo Bruto : 00:26:54
Tempo Líquido : 00:26:22
Class Geral : 542/1073
Class Faixa Et. : 72/207
Class Sexo : 475/536
Pace Médio : 00:05:16


Medalha da Prova


Quanto à Organização da Prova, desta vez, a Corpore deixou a desejar não somente comigo, mas, com muitos outros corredores. Na véspera da realização da prova, fui retirar meu kit e fiquei sabendo que não tinha mais nenhuma camiseta com o meu tamanho(M).

Recebi um "Vale Camiseta" com a promessa de que no dia da prova, poderia retirar a camiseta em uma tenda própria da Corpore , porém, na dia da prova, quando cheguei até a tenda recebi a notícia de que não tinha a camiseta e que deveria retirá-la a partir da próxima terça-feira na sede da Corpore. Simplesmente, lamentável.

O Kit pós-prova, como sempre, bem feito, com frutas (banana e maçã), torrone, iogurte, lanche, e água. A Camiseta, que pude observar entre os poucos que usavam, era muito bonita. A medalha também. Os pontos de hidratação bem distribuídos. Ficou faltando, realmente, a camiseta.

Percurso da Prova


Bem, o resultado da prova, para mim, foi muito bom mesmo tendo sido apenas uma prova de 5 Km.

Até a próxima prova, no Circuito Osasco, em 21 de abril.

Abraço a Todos.

domingo, 11 de abril de 2010

Corrida Infantil Corpore 2010

Amigos Corredores,

Desta vez, não venho aqui contar sobre mais uma corrida que realizei, e sim, sobre mais uma corrida realizada pelo meu filhote, Diego, atualmente com 4 anos de idade. A corrida foi realizada pela Corpore, e as várias corridas infantis ocorreram na Arena de Futebol, Ícaro de Castro Melo, no Complexo do Ibirapuera.

Após uma semana inteira de muito frio, o sábado teve temperatura moderada, na casa dos 21° C. Meu filho acordou cedo, já me fazendo as seguintes perguntas: "Pai, hoje é Sábado?", diante da minha afirmativa, veio a segunda pergunta: "Já são duas horas?", A ansiedade era visível.

Meu Filhote Diego


Tive uma reunião no Corinthians, levei ele, e a todo tempo as perguntas eram as mesmas. Aos poucos, começou a me questionar sobre o fim da Reunião. A mesma se estendeu um pouco e saímos de lá já eram 11hs40min.

Chegamos à casa dos meus pais às 12hs00min, preparei almoço para ele, almoçamos. Ás 13hs00min saímos de casa e fomos para o local das Corridas. Chegamos com meia hora de antecedência, às 14hs00min. A expectativa dele pela prova era notório. Antes, passei no Ginásio do Ibirapuera para retirada do meu kit para a Corrida de Domingo, mas, isso é outra história.

Após retirada do meu kit, fomos retirar o kit dele que, pelo seu tamanho, troquei a camiseta por uma maior automaticamente. Ele já havia decidido que, como em todas as provas, iria correr com a camiseta, Após trocar de roupa enfrentamos fila para chegar até a pista de atletismo onde seriam realizadas as baterias.

Pista de Atletismo


Ele estava muito contente. Quando já estávamos na fila, após a execução do Hino Nacional, foi dado início às baterias. Prontamente, ele me olhou e disse: "Pai, eu não vou correr?", então, expliquei para ele que faltava pouco para que corresse.

Entramos na pista de atletismo, após acenarmos para meus pais, minha sobrinha e meu irmão, que estavam na arquibancada acompanhando cada movimento dele. Após posicionar na última raia da pista, eu saí para lateral e como todo pai-coruja que se preze, preparei a camêra para gravar todos os momentos da corrida.

Medalha da Prova


Dessa vez, ele tinha um adversário à altura, o garotinho que saiu na primeira raia, correu muito e disputaram cada centímetro dos 50 metros de pista. Confesso que, no momento da realização da prova, fiquei na dúvida se ele tinha sido primeiro ou segundo colocado, o que, para mim, não tem a menor importância, pois, inscrevo ele nas corridas, primeiramente, por que ele gosta de correr, e depois, incentivo ao Esporte, independente da posição que ele venha a ocupar no final da prova.

A Organização da Prova, como sempre, impecável, merece os parábens pela realização de mais uma corrida infantil bem feita. Medalha em forma de sorvete, camiseta muito bonita e lanche para os corredores mirins compunham o kit.

Camiseta da Prova


Depois, atráves das fotos de sites de corrida, consegui perceber que meu filhote ficou em primeiro lugar por muito pouco. Após a realização da prova, e da sessão de fotos que tirei dele, havia uma arena de brinquedos e então fomos para a arena, comer pipoca, comer lanche, e enfrentar filas intermináveis somente para fazê-lo feliz.

Obrigado filhão por tudo que você faz e por tudo que você é!!!