segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O Percurso da São Silvestre

Amigos Corredores,

Para aqueles que vão correr a São Silvestre, assim como eu, seguem algumas dicas sobre o percurso da Prova que será realizada em 31 de dezembro. Estas informações foram tiradas do jornal Atividade Física, publicada em novembro de 2009, cujo autor é o Profº. Luiz Tavares.

Fala Professor: "Considero a São Silvestre uma das corridas mais difíceis, tanto pelo aspecto do percurso como pelo lado mental, pois é a corrida mais antiga e popular do Brasil, que mobiliza imprensa, público e patrocinadores."

Até atletas experientes sentem um friozinho na barriga momentos antes da largada. O excesso de ansiedade pode gerar estresse.

Darei algumas dicas simples do percurso, mas úteis, principalmente para quem participará pela primeira vez.

A 85ª Corrida de São Silvestre acontecerá no dia 31 de dezembro de 2009, nos seguintes horários e categorias: atletas com deficiência - a partir das 14h45; elite feminina - a partir das 16h30; elites A, B, C e geral masculina e feminina - a partir das 16h47.

Largada: Avenida Paulista, Masp - São 20 mil corredores, cuidado com atropelos e faça um ritmo confortável e programado para a corrida, evitando sair demasiadamente forte (se conseguir se livrar do congestionamento de participantes).

Km 1: Rua da Consolação, esquina com Avenida Paulista - Início da descida, trecho que exige muita atenção do atleta, caso contrário poderá fatigar desnecessariamente e comprometer a sua corrida.

Km 2: Rua da Consolação, logo após o cemitério da Consolação - Ainda está no começo, não se entusiasme com a descida.

Km 3: Avenida Ipiranga, próximo à Praça da República - Percurso plano, mantenha o ritmo confortável, nesse trecho o congestionamento de atletas já terá desafogado um pouco.

Km 4: Avenida São João, próximo ao Largo do Arouche - Uma leve descida, não se esqueça da hidratação.

Km 5: Elevado Costa e Silva (Minhocão) - Um trecho plano muito gostoso de correr, que, embora com pouco público, tem o incentivo dos moradores em suas janelas.

Km 6: final do Elevado Costa e Silva (Minhocão) - Cuidado com o afunilamento na saída do elevado.

Km 7: Memorial da América Latina - A Rua Margarida é estreita e pode haver aglomeração. No Viaduto Pacaembu você terá completado 7,5 km, metade da prova.

Km 8: Avenida Norma Pieruccini Gianotti - Leve subida com um trecho amplo e bom para correr.

Km 9: Avenida Rudge - Começa um longo trecho em reta.

Km 10: Avenida Rio Branco – Faltam apenas 5 km, beba água.

Km 11: Largo do Paissandu – Mantenha um ritmo confortável, pois faltam apenas 4 km.

Km 12: Viaduto do Chá (Anhangabaú) - Um trecho gostoso de correr, no largo São Francisco altera subida e descida, sendo a última descida boa para recuperar o fôlego.

Km 13: início da subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio - Embora falem muito dessa subida, o segredo é continuar correndo em ritmo confortável: faltam só 2 km.

Km 14: final da subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antônio – Se quiser, pode até forçar, apesar da subida, afinal falta apenas 1 km para a chegada. A subida está acabando, basta virar à direita e entrar na Av. Paulista. Na reta final pode até dar um sprint de chegada e comemorar.

Km 15: Avenida Paulista, prédio da Fundação Cásper Líbero – Parabéns, pegue sua medalha, coloque no peito, tire fotos e continue comemorando porque você terminou em boas condições físicas e é um vitorioso.

Fonte: Jornal Atividade Física - Edição Novembro/2009

Vamos lá galera, tá chegando a hora.

Abraço a Todos.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Boas Festas

Amigos Corredores,

Desejo a todos que me acompanharam ao longo do ano e mesmo àqueles que visitaram este blog apenas uma única vez, um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de muita Paz, Saúde e Grandes Realizações.

São Meus Sinceros Votos.

Ass. Marcelo.

PS. Não exagerem nos "comes" e "bebes", pois, ainda temos muitas corridas, afinal, 2010 nem começou ainda :)

Abraço a Todos.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Circuito das Estações Adidas - Etapa Verão

Amigos Corredores,

Ontem, participei da última prova do Circuito das Estações Adidas 2009 - Etapa Verão. Na noite de Sábado(19/12) havia corrido na prova de Natal da Corpore. Após chegar em casa, refiz a mochila para a prova da Adidas.

O Kit de participação foi retirado na sexta-feira com bastante tranquilidade. No domingo acordei às 05hs00min da manhã e saí de casa às05hs50min. Cheguei à casa de meus pais por volta de 06hs15min e saímos para a corrida às 06hs40min chegando no Pacaembu, local da prova, às 07hs00min.

Devido à final do Torneio Internacional da Cidade de São Paulo de Futebol Feminino, que seria realizado no Estádio de Futebol do Pacaembu entre Brasil x México, toda a arena da prova estava concentrada no lado de fora do Estádio, na Praça Charles Muller, o que particularmente achei bem melhor do que nas etapas anteriores onde toda a concentração se dava dentro do Estádio.

Retirei meu chip de cronometragem e às 07hs45min, começou o aquecimento e alongamento coletivo para a realização da Prova. Em seguida fui para a arena de largada que, desta vez, possuía staffs no entorno dos portões de entrada, ao que me parece, para inibir a ação de corredores mal-educados que ficam pulando as grades de proteção da área de Prova. Medida esta muito boa e que deveria ser seguida por todas as Organizações de Corrida, afinal, não há nada mais desagradável quando se está na arena de largada conversando com seus familiares, minutos antes do início da prova, e alguém resolve ficar pulando a grade de proteção do seu lado, sendo que o portão de entrada está bem próximo.

Estava acompanhado de meus pais e minha sobrinha, que, se divertiu bastante, brincando e correndo no local da Prova. Já o meu filhote, um pouco mais velho do que a prima, ficou em casa dormindo.

Av. Pacaembu


Às 08hs00min largamos com temperatura na casa dos 21ºC e dia nublado. Segundo os organizadores, haviam, aproximadamente, 6000 corredores que participavam da prova. Todos aqueles que já haviam, pelo menos, participado de uma das provas da Adidas já conhecia o percurso da Prova e suas dificuldades.

Larguei em ritmo moderado, tentando me poupar ao máximo a fim de concluir bem a prova. OS kilômetros 1 e 2 ocorre em terreno particularmente plano, o kilômetro 3 é concluído em cima do Elevado Costa e Silva. Entre os kilômetros 4 e 5 há algumas pequenas subidas no Elevado. Aproximadamente no kilômetro 4,5 eis que surge o nosso amigo, o Sol para dificultar ainda mais o percurso.

Minutos após a Largada


O retorno ao ponto de chegada começa a partir do kilômetro 5 com um posto de hidratação servindo gatorade. Seguia bem concentrado e sem grandes problemas, embora o Sol já estivesse forte. Os kilômetros 6 e 7, ainda no Elevado Costa e Silva foram concluídos com tranquilidade.

Elevado Costa e Silva


Após a descida do Elevado, seguimos pela Av. Pacaembu para retornar à Praça Charles Muller, o trecho não é tão simples. Particularmente, começei a sentir cansaço a partir do kilômetro 8 mas segui em frente. Após o kilômetro 9, sob sol forte, seguimos rumo ao final da Prova. Concluímos a Corrida em bom tempo, visto que eu já vinha de uma prova na USP na noite anterior e havia dormido pouco. O resultado me deixou bastante contente.

Quanto à Organização da Prova, tudo correu muito bem e estão de Parabéns. Como sugestão para o próximo ano, deveriam continuar a montar a arena da prova na Praça Charles Muller, pois, os participantes e seus familiares ficam muito mais à vontade antes, durante e depois da realização da Prova.

Percurso da Prova



Tempo Bruto: 00:56:35
Tempo Líquido: 00:55:01
Pace: 00:05:30 / km

Abraço a Todos.

Até o próximo desafio: A 85º Corrida de São Silvestre, no último dia do ano.

domingo, 20 de dezembro de 2009

Corrida Corpore de Natal

Amigos Corredores,

Ontem participei da última prova do ano do Circuito Corpore de Corridas de Rua de São Paulo. Esta prova teve caráter totalmente festivo, o que fez com que não tivéssemos a distribuição do chip de cronometragem, afinal, os diversos rankings do Circuito já estavam fechados.

A prova foi realizada na Av. da Raia da USP passando pela Praça do Cavalo, com extensão de 6 Km. Como minha esposa trabalha aos sábados, passo o dia juntamente com meu filho de 4 anos na casa de meus pais, que costumam assistir a todas as minhas corridas.

Saímos de casa por volta de 16hs40min, pois, sabia que haveria uma apresentação da Turma da Mônica, o qual meu filho é fã. O trânsito estava bom tanto que consegui sair da zona leste (Mooca) e chegar à USP em, aproximadamente, 40 minutos.

Cheguei no local, que já estava bastante movimentado, às 17hs20min, retirei meu número de peito e minha camiseta "Corri Todas" correspondente ao Ranking Fidelidade. Após assistir a apresentação da Mônica, o que deixou meu filho bastante contente, fiz meu aquecimento e alongamento.

A personagem Mônica


Pontualmente às 19hs00min a largada foi dada. Larguei em ritmo moderado. A temperatura era bastante agradável, na casa de 21°C, e sem chuva. Como não havia cronometragem, também não havia zonas de ritmo e todos poderíamos correr à vontade.

A Prova transcorreu com tranquilidade, os primeiros kilômetros foram realizados dentro da normalidade da prova, embora a corrida fosse apenas de 6 Km, haviam postos de hidratação suficientes. Uma subida próximo ao kilômetro 3 exigiu um pouco mais dos corredores, logo em seguida à Praça do Cavalo, apenas descida. Do kilômetro 4 em diante o percurso era totalmente plano. Eu senti um pouco de cansaço ao final do kilômetro 4, mas, segui em frente apenas com o objetivo de não quebrar.

Largada da Prova



Ao final da prova, cruzei com o cronômetro do pórtico de chegada marcando 31min52seg como tempo bruto, descontando uns 40seg deve ser meu tempo líquido.

Quanto à organização da Corpore, mais uma vez, esta de parabéns, afinal o kit pós-prova bastante completo contendo frutas, isotônico, camiseta, medalha de finisher, jornal Estadão, revista, iogurte, relmente não dá para colocar defeito.

Como não há tempo oficial ficamos com a festa da prova e, se Deus quiser, retornaremos a realizar todas as provas em 2010.

Percurso da Prova


Abraço a Todos.

Hoje teve a última prova do Circuito das Estações Adidas, no Pacaembu.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Premiações dos Circuitos

Amigos Corredores,

Hoje, após confirmação no site, e conforme havia informado no meu último post, eu consegui ficar rankeado entre os 5 primeiros colocados no "Ranking Fidelidade", exatamente na 5º Colocação do Ranking.

Este ranking é por faixa etária, excluíndo-se os rankeados no "Top 5" e no "Ranking Performance". Fiquei realmente muito feliz, afinal, esta é a minha primeira temporada como corredor amador de rua e já consegui ser premiado. O Ranking premia os 5 primeiros corredores que somaram o maior número de pontos e participaram de todas as 5 etapas do circuito.

No Ranking Geral de corredores - Top 5, terminei as 5 etapas somando 1789 pontos e ocupando a 108º colocaçação de um total de mais de 1400 corredores.

No Ranking Performance, o qual é excluída a prova com menor pontuação, valendo apenas as demais 4 etapas, terminei com um total de 1611 pontos e ocupei a 13º colocação por faixa etária de um total de aproximadamente 240 corredores.

No dia 23 de fevereiro de 2010, no Auditório do Teatro do Centro de Eventos da Cidade de Barueri, estarei recebendo um troféu entre os melhores do ano de 2009 no III Circuito de Corridas de Rua Alphaville Running.

Também fui premiado no ranking do Circuito Corpore com a camiseta "Corri Todas" juntamente com 743 outros corredores pela participação em todas as corridas realizadas na capital paulista pela Corpore. A camiseta será retirada por mim no próximo sábado, dia 19, antes da realização da Prova de Natal.

Estes resultados fazem com que eu tenha certeza de que estou não só cuidando da saúde como também desempenhando um excelente papel no diversos circuitos de corridas de rua.

Abraço a Todos.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Circuito Alphaville Running - 5º Etapa

Amigos Corredores,

Ontem, participei da última prova do Circuito Alphaville Running, na cidade de Barueri, prova esta que fecha o Ranking do Circuito no qual estou bem classificado para o Ranking Fidelidade. A prova tinha como tema a Reciclagem, e o objetivo era apenas chamar a atenção da comunidade da necessidade de conscientização e de atitude que deve ser incorporada na rotina diária de todos nós.

Sabia que não poderia faltar na prova se realmente estivesse interessado em concorrer à premiação do Rannking, a prova aconteceu na Av. Dib Sauaia Neto, no mesmo percurso das últimas 4 provas do Circuito. Fui para a prova na companhia dos meus pais, meu filhote e minha sobrinha. A corrida tinha largada marcada para as 17h30min.

Saímos da casa dos meus pais, na zona leste de São Paulo, às 15h40min, confesso que já estava um pouco atrasado. Fui de carro até a Estação de Metrô Armênia e seguí de ônibus até o local da Largada. Na Avenida dos Estados enfrentei um trânsito absurdo para o horário. Fico imaginando, se num Sábado à tarde o trânsito estava daquele jeito, como será durante a semana em horário normal, cheguei a conclusão de que ninguém anda naquela região. Que inferno ...

Cheguei na rua do ônibus e o mesmo já se encontrava no ponto. O ônibus saiu às 14h15min, achei que fosse chegar em cima da hora, mas tudo correu bem, o trânsito estava bom naquela Região e cheguei ao local de largada às 17h00min.

Primeiros Kilômetros da Prova


Retirei o Kit, fiz meu aquecimento e alongamento e fui para a àrea de largada. Tivemos o aquecimento na área de largada e por volta de 17h35min, largamos. O tempo estava bom para corrida, sem chuva e com temperatura amena na casa dos 22°C.

Eu já conhecia bem o percurso, afinal, como já foi dito, as outras quatro provas foram realizadas no mesmo percurso. Apesar de ser um percurso totalmente plano e considerado o mais rápido da Cidade (informação dos próprios organizadores da prova), não é fácil, pois, o desgaste sempre foi bastante grande e eu costumo chegar realmente bastante cansado ao final da prova.

Larguei em ritmo moderado, pois, devido ao excesso de chuvas em São Paulo, não venho treinando com muita regularidade, então, quis me poupar para não quebrar durante a prova e conseguir realizá-la em bom tempo.

Os primeiros kilômetros foram tranquilos e em ritmo constante, comecei a sentir um certo cansaço a partir do kilômetro 3,5. Segui firme pois estava no final (sempre corri 5 Km em Alphaville). Concluí a prova, bastante cansado, até mesmo pelas razões já descritas acima, mas, terminei bem. Um pouco acima do que costumo fazer neste Circuito. Acredito que consegui me manter entre os 5primeiros do Ranking que era o grande objetivo da Prova. Fiquei feliz com o resultado.

Kit Pós-Prova


Quanto à Organização da Prova, manteve-se o padrão. Apenas como resalva é que nas demais provas haviam 2 pontos de Hidratação e nesta corrida, especificamente, apenas um posto logo após o Kilômetro 3. De resto tudo dentro da normalidade. Camiseta muito bonita e medalha, idem.

Percurso da Prova


No retorno para casa, demorei mais de uma hora de viagem devido a chuva e ao trânsito caótico de São Paulo, mas tudo bem, já não havia mais pressa.

Tempo Bruto: 00:25:52
Tempo Líquido: 00:25:25
Pace: 00:05:02 / Km

Abraço a Todos.

Até a próxima prova, na Corrida de Natal da Corpore, na USP onde serei premiado com a camiseta "Corri Todas" no Ranking Fidelidade da Corpore.