segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Circuito das Estações Adidas - Etapa Verão

Amigos Corredores,

Ontem, participei da última prova do Circuito das Estações Adidas 2009 - Etapa Verão. Na noite de Sábado(19/12) havia corrido na prova de Natal da Corpore. Após chegar em casa, refiz a mochila para a prova da Adidas.

O Kit de participação foi retirado na sexta-feira com bastante tranquilidade. No domingo acordei às 05hs00min da manhã e saí de casa às05hs50min. Cheguei à casa de meus pais por volta de 06hs15min e saímos para a corrida às 06hs40min chegando no Pacaembu, local da prova, às 07hs00min.

Devido à final do Torneio Internacional da Cidade de São Paulo de Futebol Feminino, que seria realizado no Estádio de Futebol do Pacaembu entre Brasil x México, toda a arena da prova estava concentrada no lado de fora do Estádio, na Praça Charles Muller, o que particularmente achei bem melhor do que nas etapas anteriores onde toda a concentração se dava dentro do Estádio.

Retirei meu chip de cronometragem e às 07hs45min, começou o aquecimento e alongamento coletivo para a realização da Prova. Em seguida fui para a arena de largada que, desta vez, possuía staffs no entorno dos portões de entrada, ao que me parece, para inibir a ação de corredores mal-educados que ficam pulando as grades de proteção da área de Prova. Medida esta muito boa e que deveria ser seguida por todas as Organizações de Corrida, afinal, não há nada mais desagradável quando se está na arena de largada conversando com seus familiares, minutos antes do início da prova, e alguém resolve ficar pulando a grade de proteção do seu lado, sendo que o portão de entrada está bem próximo.

Estava acompanhado de meus pais e minha sobrinha, que, se divertiu bastante, brincando e correndo no local da Prova. Já o meu filhote, um pouco mais velho do que a prima, ficou em casa dormindo.

Av. Pacaembu


Às 08hs00min largamos com temperatura na casa dos 21ºC e dia nublado. Segundo os organizadores, haviam, aproximadamente, 6000 corredores que participavam da prova. Todos aqueles que já haviam, pelo menos, participado de uma das provas da Adidas já conhecia o percurso da Prova e suas dificuldades.

Larguei em ritmo moderado, tentando me poupar ao máximo a fim de concluir bem a prova. OS kilômetros 1 e 2 ocorre em terreno particularmente plano, o kilômetro 3 é concluído em cima do Elevado Costa e Silva. Entre os kilômetros 4 e 5 há algumas pequenas subidas no Elevado. Aproximadamente no kilômetro 4,5 eis que surge o nosso amigo, o Sol para dificultar ainda mais o percurso.

Minutos após a Largada


O retorno ao ponto de chegada começa a partir do kilômetro 5 com um posto de hidratação servindo gatorade. Seguia bem concentrado e sem grandes problemas, embora o Sol já estivesse forte. Os kilômetros 6 e 7, ainda no Elevado Costa e Silva foram concluídos com tranquilidade.

Elevado Costa e Silva


Após a descida do Elevado, seguimos pela Av. Pacaembu para retornar à Praça Charles Muller, o trecho não é tão simples. Particularmente, começei a sentir cansaço a partir do kilômetro 8 mas segui em frente. Após o kilômetro 9, sob sol forte, seguimos rumo ao final da Prova. Concluímos a Corrida em bom tempo, visto que eu já vinha de uma prova na USP na noite anterior e havia dormido pouco. O resultado me deixou bastante contente.

Quanto à Organização da Prova, tudo correu muito bem e estão de Parabéns. Como sugestão para o próximo ano, deveriam continuar a montar a arena da prova na Praça Charles Muller, pois, os participantes e seus familiares ficam muito mais à vontade antes, durante e depois da realização da Prova.

Percurso da Prova



Tempo Bruto: 00:56:35
Tempo Líquido: 00:55:01
Pace: 00:05:30 / km

Abraço a Todos.

Até o próximo desafio: A 85º Corrida de São Silvestre, no último dia do ano.

Nenhum comentário: