segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Circuito das Estações Adidas 2010 - Etapa Primavera

Amigos Corredores,

Ontem participei pela sexta vez de mais uma prova do Circuito das Estações Adidas, foram 4 provas no ano passado e 2 provas realizadas este ano, sempre nos arredores do Estádio do Pacaembu em São Paulo.

A retirada do kit aconteceu na Loja da Adidas da Rua Oscar Freire. A região é bastante complicada para estacionar, porém, deixei o carro um pouco afastado e tudo correu bem.

No sábado à noite deixei tudo pronto. No domingo acordei por volta de 05hs15min, acordei minha esposa e meu filho. Às 06hs00min estávamos todos prontos para sair quando de repente caiu uma chuva forte. Esperei um pouco e a chuva não passava.

Vista do Estádio


Às 06hs15min vendo que a chuva não parava, saímos de casas assim mesmo. Chegamos na casa de meus pais às 06hs45min com chuva fina e tempo frio. Resolvi deixar meu filho com meu padrasto na casa de meus pais. Ele (meu filho) não gostou muito e até esboçou um choro... mas não teve jeito.

A chuva seguiu até durante todo o aquecimento e alongamento. Quanto fomos para as zonas de ritmo, por volta de 07hs50min, já todo molhado e com frio, aguardávamos ansiosamente pela largada da prova que se deu pontualmente às 08hs00min.

Largamos em direção à Avenida Pacaembu, sem chuva, com frio, tempo nublado, altíssima humidade relativa do ar e temperatura na casa dos 16°C e sensação térmica de aproximadamente 12°C. Assim seguiam 5000 corredores.

A galera da Prova


O Percurso é bastante conhecido de nós corredores, portanto, as estratégias de prova, também são as mesmas.Segui pela Avenida com tranquilidade, afinal, o número de corredores era bastante grande para uma manhã chuvosa e fria. Segui pelo kilômetro 1 fazendo algumas ultrapassagens, em seguida veio o Kilômetro 2 ainda na Avenida Pacaembu.

Subimos a Rua Dona Marta rumo ao Largo Padre Péricles, a subida foi traquila, em seguida vem a subida do Elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão, tudo tranquilo e dentro da normalidade. Em ritmo moderado, segui pelo Elevado. O grande Viaduto possui suas particularidades uma vez que não é totalmente plano, possuindo alguns aclives e declives que exigem certo esforço.

Chegamos ao Kilômetro 3, agora com certa dispersão dos corredores. Seguimos em frente pelo Kilômetro 4, em bom ritmo, visando a metade da Prova.Pouco antes do kilômetro 5 tem uma aclive longo que exige bastante, diminui um pouco o ritmo e fui em frente.

Pórtico de Largada e Chegada


Chegamos ao Kilômetro 5, além de ser o ponto de metade da prova, também é o local de retorno do Elevado. Seguimos em frente. Acredito que o mal tempo se tornou aliado da prova, pois, me sentia bem e sem cansaço.

Chegamos ao kilômetro 6, ainda no Elevado Costa e Silva, mantendo o ritmo começava a pensar na dificuldade que sempre tive a partir do Kilômetro 8 da Prova. No kilômetro 7 segui em tranquilidade, pois, além da descida do Viaduto, vem em seguida, a descida da Rua Dona Marta.

Kit da Prova


Com pontos de hidratação a cada 2,5 Kilômetros, aproximadamente, peguei mais um copo de água e rumamos ao kilômetro 8. A Avenida Pacaembu, não me parece uma avenida plana, e neste trecho temos uma subida que cansa bastante.

Chegamos no Kilômetro 9 já bastante cansado, mas, determinado a não "quebrar", afinal, além de ser uma das minhas estratégias para a prova, eu nunca quebrei no Circuito Adidas. Tive de diminuir um pouco o ritmo e segui em frente.


Nº de Peito : 3379
Tempo Bruto : 00:57:50
Tempo Líquido : 00:54:23
Class Faixa Etária : 245
Class Sexo : 1281
Pace Médio : 00:05:26

No kilômetro 9,5 estamos entrando na Praça Charles Muller, local final da prova, que para mim, exige demais, pois, é uma longa subida até chegar na frente do Portão Principal do Estádio do Pacaembu. É bastante difícil. Não desisti e fui em frente.

A prova foi concluída no meu limite, embora tenha sido uma prova, no meu entendimento, rápida e tranquila, cansei bastante nos metros finais.

Quanto à Organização da Prova, foi tudo perfeito, realmente o Circuito das Estações Adidas está cada vez melhor! Parabéns a Todos!

Até a próxima prova em 12 de outubro quando participarei da prova na Zona Norte.

Abraço a Todos.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Corrida Caixa pela Paz 2010

Amigos Corredores,

Ontem, participei pela segunda vez de mais uma corrida de rua. Desta vez, a prova foi a Corrida pela Paz, organizada pela Yescom, que ocorreu no bairro do Broklin, nos arredores da Ponte Mario Frias, também conhecida com Ponte Estaiada.

A retirada do kit aconteceu na Loja Centauro do Shopping Eldorado. Determinaram um único dia para a retirada do kit, então, cheguei na loja, sábado, às 09hs40min. O segundo andar da loja já estava completamente cheio e com uma fila interminável que ia fazendo curvas dentro da loja. Simplesmente um absurdo!!! Todo mundo reclamando do tempo de espera e da dificuldade em retirar um kit contendo camiseta, chip e número de peito. Para resumir o problema, consegui sair da loja após 12hs00min.

Largada da Prova


Bem, passada a raiva e o stress, no domingo, acordei às 05hs00min juntamente com minha esposa e meu filho e fomos buscar meus pais, já que minha mãe também iria participar da corrida de 8 Km.

Chegamos ao local da prova com tranquilidade às 07hs20min, não enfrentei trânsito. Nos preparamos com aquecimento e alongamento e utilização de uma nova tecnologia de chip que consistia em uma fila plástica presa ao cadarço do tênis no pé direito.

Ponte Estaiada


Quando fomos para a área de largada, mais uma desorganização, pois, não havia zonas de ritmo, logo, cada um largava onde queria, sem o menor critério.

Largamos em ritmo moderado praticamente na subida da alça da Ponte Estaiada, na Avenida Jornalista Roberto Marinho cruzando a Marginal Pinheiros. Muita gente estava participando da prova, em torno de 5000 pessoas, num dia de temperatura na casa de 23°C e tempo aberto.

Percurso da Prova


Chegamos ao kilômetro 1 ainda na Ponte Estaiada. Neste trecho da Corrida, só é possível correr negociando ultrapassagens em meio ao grande número de corredores. Chegamos ao kilômetro 2 na descida da Ponte já com o surgimento do sol.

No Kilômetro 3, em terreno plano seguíamos pela alça da Ponte estaiada no sentido das marginais. Os corredores começam a dispersar, pois, havia prova também de 4 Km. Seguimos pelos Kilômetros 4, 5 e 6 em terreno totalmente plano, um verdadeiro longão, corríamos com tranquilidade e em bom ritmo.

Medalha da Prova


O kilômetro 7 foi marcado pela subida da Ponte Estaiada rumo ao final da prova, já que a mesma eram disputada em 4 e 8 Km. se havia a subida da Ponte, também havia a descida da Ponte na parte final do último kilômetro, seguimos firme e sem sprint, pois, já me sentia bastante cansado.

Chegamos ao final da prova, em bom ritmo e tempo satisfatório, o que me deixou bastante contente. Após a minha chegada fiquei esperando minha esposa e minha mãe que chegaram depois.

Nº de Peito : 4525
Tempo Bruto : 00:44:51
Tempo Líquido : 00:42:15
Class Faixa Etária : 82
Class Geral : 444

Quanto à organização da prova, realmente uma lástima, não só a retirada do kit pré-prova na loja Centauro (conforme informado acima) como também o kit pós-prova que não continha absolutamente nada além de um torrone e um copo de água. realmente lamentável. Valeu apenas pela camiseta de boa qualidade e a medalha nos mesmos padrões da Yescom.

Até a próxima prova, que será realizada nos arredores do Estádio do Pacaembu, na Etapa de Primavera do Circuito das Estações Adidas.

Abraço a Todos.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

IX Troféu da Independência do Brasil - Carrefour Viver 10Km

Amigos Corredores,

Ontem participei pela primeira vez da prova de rua Troféu Independência, promovido pela JJS Eventos. A prova ocorreu nas ruas do bairro do Ipiranga com largada dentro do Parque Independência.

Na noite de segunda-feira já deixei tudo pronto como de costume. Acordei às 05hs00min, chamei minha esposa que iria participar da prova e meu filhote que briga comigo se eu não levá-lo para assistir a corrida. Saímos de casa às 06hs00min e, mais uma vez, fomos surpreendidos, pois, parte do caminho que faço para chegar à casa de meus pais, também era percurso da prova e já estava fechado.

Tive que fazer novo caminho pelo bairro do Cambuci e acabei me atrasando um pouco. Mas deu tudo certo. Chegamos ao local da prova às 07hs25min. Ao estacionar meu carro, começou a chover. Deixei meu filho dentro do carro com meu padrasto e fomos para a largada, eu, minha mãe e minha esposa.

Eu, debaixo de Chuva


Quando chegamos dentro do Parque Independência, a chuva apertou um pouco e já fui retirar os kit debaixo de muita água. O aquecimento e alogamento com chuva agora em menor intensidade. Às 08hs00min largamos em subida em direção à saída do Parque. Havia aproximadamente 3 mil corredores com tempo bastante nublado e temperatura em torno de 18°C.

Como tive que enfrentar uma fila no guarda-volumes, acabei largando no final do pelotão, pois, já não consegui encontrar minha mãe nem minha esposa. Já na saída do Parque passei pela minha mãe e avisei a ela para ter cuidado com o piso molhado. Já na Avenida Nazaré encontrei minha esposa seguimos um trecho juntos e segui em frente, pois, meu ritmo de prova é mais rápido que o dela.

Chegamos no kilômetro 1 com bastante corredores na prova e tempo fechado. Segui em bom ritmo pela Rua Bom Pastor quando logo após o kilômetro 2, o tempo fechou de vez e a chuva prometida caiu forte. Daí para frente seguimos toda a Prova embaixo de muita chuva.

Minha esposa na Chuva


Alcançamos o kilômetro 3 e a chuva não parava. A partir daí, devido a ruas largas e a dispersão dos corredores já não havia tráfego na Prova, apenas muita água. Chegamos ao kilômetro 4 na entrada da Avenida D. Pedro.

A grande preocupação diz respeito ao fato dos buracos nas ruas estarem encobertos pelas poças de água e com isso corre-se grande risco de pisarmos em algum buraco e torcer o tornozelo etc. mas graças a Deus nada disso aconteceu.

No Kilômetro 5, chegamos à metade da Prova, a chuva ameniza o cansaço e seguimos em frente. O percurso era um pouco diferente da corrida dos Bombeiros que ocorre no mesmo local. No kilômetro 6 começa o retorno pela Avenida D.Pedro, o terreno é plano, porém, esburacado.

Minha Mãe


Em ritmo moderado e constante alcancei o kilômetro 7 ainda na Av. D.Pedro. Sabia que em seguida viria a subida da Nazaré, o trecho mais difícil da Prova. E assim seguimos. Na subida o ritmo caiu um pouco devido ao cansaço, a subida da Avenida e a chuva forte.

São quase 1,5 Kilômetro de subida, bem dificil!! Seguimos pelo pelo Kilômetro 8 em terreno plano ainda sob forte chuva. O ritmo manteve-se constante pelo kilômetro 9 com poucas inclinações das ruas no entorno do Parque.


Nº de Peito : 199
Tempo Bruto : 00:58:00
Tempo Líquido : 00:55:54
Pace Médio : 00:05:35 min / Km
Class. Categoria : 97

Quando faltava aproxidamente 300m entramos no Parque, local da Chegada, e daí para frente a descida aliviava o cansaço. Concluímos a prova em tempo bom. Ainda tive de esperar minha esposa e minha mãe que, desta vez, não "fechou o pelotão".

Quando a organização da prova, não é das melhores, mas não chega a ser das piores. A camiseta amarela não era muito bonita, ao contrário da medalha. O kit pós-prova incluía isotônico, fruta e torrone. A organização foi bem.

Até o próximo final de semana quando participarei da Corrida pela Paz no bairro do Brooklin.

Abraço a Todos.