quarta-feira, 31 de março de 2010

Parabéns ao Blog - 1 ano

Amigos Corredores,



É com grande satisfação e alegria que, no dia 31 de março, completamos um ano do blog Projeto Correr no ar. Quero agradecer a todos que, de alguma forma, dispôs de alguns minutos de seu tempo para ler e acompanhar estes posts. Obrigado a todos pelo carinho. Foram até agora, 39 provas e muitas dicas e matérias sobre corridas.

Quero agradecer especialmente ao meus pais pelo apoio e incentivo, bem como pela presença em praticamente todas as provas que participei. Agradeço também a minha esposa e ao meu filho por estarem sempre do meu lado, incentivando e apoiando em todas as minhas decisões.


Até as próximas corridas.

Abraço a Todos.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Circuito das Estações Adidas 2010 - Etapa Outono

Amigos Corredores,

Ontem, foi a abertura do Circuito das Estações Adidas 2010, Etapa Outono, para mim, é o segundo ano de participação neste Circuito. O mesmo já é conhecido de todos os praticantes de Corridas de Rua, uma vez que, a prova ocorre sempre no mesmo local, na Região do Estádio Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu.

A retirada do kit da prova aconteceu no Piso Térreo do Shopping Eldorado, Zona Oeste da Cidade, O local era amplo o suficiente para a retirada do kit, porém, a organização da prova estava entregando apenas o número de peito e encaminhando as pessoas para o 2º andar do Shopping, na loja da Adidas para a retirada da camiseta e demais itens do Kit, tudo isso, claro, para atrair as pessoas para a Loja.

O dia de Sábado, até o final da tarde fez um calor enorme e consequentemente, veio uma forte chuva que se estendeu pela madrugada. Avisei meu filho que, se amanhecesse chovendo, ele iria ficar em casa com a mamãe, pois, não fazia nenhum sentido levá-lo na chuva para a Corrida. Ele não gostou muito da idéia, mas, aceitou.

Acordei às 05hs10min, já com tudo pronto para a Prova. Estava chovendo e resolvi não levar meu filho. Saí de casa às 05hs50min e fui para a casa de meus pais. Cheguei ao local da Prova, no Pacaembu, às 07hs00min, tempo suficiente para a retirada do chip de cronometragem e para a realização de alongamento e aquecimento.

Pórtico de Largada


Pontualmente, às 08hs00min, largamos rumo à Avenida Pacaembu. Logo no começo da Avenida, na saída da Praça Charles Muller, encontrei minha mãe andando na calçada, iria realizar uma caminhada. Segui pela Avenida passando pelo kilômetro 1 em ritmo moderado.

A temperatura estava bastante amena, na casa dos 25°C, com tempo nublado. Após a passagem pelo kilômetro 2, temos a subida da Rua Marta, em direção ao Largo Padre Péricles, subida do Elevado Costa e Silva, não é uma subida fácil, mas, fiz com tranquilidade.

Chegamos no Elevado Costa e Silva, no kilômetro 3, e, como já disse, o percurso é bastante conhecido, logo, sabia de todas as subidas e descidas do Elevado. A Prova, segundo os Organizadores, tinha aproximadamente, 7 mil corredores. Eu me sentia bem, sem dores ou cansaço, então, segui em frente.

A Corrida


Chegamos ao Kilômetro 4 ainda no Elevado. Já havia passado por 2 postos de hidratação muito bem posicionados. Seguimos em frente, rumo ao Kilômetro 5, exatamente na metade da Prova, onde nos passamos para a pista de mão contrária e voltamos para o Pacaembu.

Em ritmo quase constante, segui em frente pelos kilômetros 6 e 7, no Elevado. A partir daí sabia que teríamos quase um kilômetro de descida: no Elevado Costa e Silva e na Rua Marta, aquela em que subimos no início da Prova.Segurei o ritmo, pois, não adianta esforçar-se demais nas descidas, pois, ainda tínhamos mais 2 kilômetros pela frente.

Passei pelo kilômetro 8, o tempo ficou bastante nublado rapidamente, a terra da garoa fez jus ao nome. Uma chuva fina e, infelizmente, rápida, surgiu para dar um maior ânimo, bem como, pelo menos para mim, recarregar as energias para dar sequência à Prova.

Medalha da Prova


No Kilômetro 9, já estava bastante cansado do ritmo que vinha impondo e tive que diminuir um pouquinho. Quando faltavam apenas 500 metros para o final da Prova, acredito que a ansiedade para a conclusão da Corrida se tornou tão intensa que, o cansaço chegou definitivamente, e estes 500 metros já foram realizados com bastante dificuldade, mas, com empenho.

Cruzei a linha de chegada, mais uma vez, não fiz um grande tempo, mas, consegui completar a Prova conforme havia planejado. Um pouquinho acima do tempo na zona de largada, porém, sem problemas.

Kit de Participação

Número de Peito : 3368
Tempo Bruto: 01:00:30
Tempo Líquido: 00:56:43
Class Geral: 1712º
Class Faixa: 324º
Class Sexo : 1581º
Pace Médio: 00:05:40

Quanto à Organização da Prova, sempre impecável, apesar de termos de tirar o resto do Kit em outro local, ainda assim, as provas do Circuito das Estações Adidas são muito bem organizadas. A camisa é belissíma, a medalha segue o mesmo princípio da mandala do ano passado. Isotônico, toalhinha, iogurte, faziam parte do kit Pós-prova.

Ah! Antes de terminar, lembram-se quando disse que encontrei minha mãe fazendo caminhada, pois é, ela demorou um tempão, a ponto de me deixar preocupado, mas, quando chegou disse que fez os 10 kilômetros do Circuito na caminhada. Parábens, Mãe. Continue assim.

Próxima prova será no dia 11/04 na X Meia Maratona Corpore, na USP.

Abraço a Todos.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Circuito Popular de Corridas de Rua

Amigos Corredores,

Para os que estavam ansiosos atrás de informações sobre o Circuito de Rua da Prefeitura de São Paulo, O Circuito de Corridas de Rua promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) terá este ano algumas novidades. Além de ampliar no número de provas para 23, antes eram 22, o calendário conta agora com uma corrida noturna. A expectativa é que o Circuito chegue a 23 mil participações ao longo do ano e alcance o total de 192 quilômetros percorridos.

"Espero que as corridas se tornem um hábito divertido e saudável nesses bairros de vida tão batalhada. Cabe ao poder público promover e inspirar, mas sempre na esperança de que o evento seja assumido pela sociedade e pelas as empresas", ressalta Walter Feldman, secretário municipal de Esporte.

Segundo pesquisa realizada pelas subprefeituras com o público participante, o perfil do corredor da cidade de São Paulo ainda é formado por uma maioria masculina (são 78% de homens e 22% de mulheres). Também, de acordo com o levantamento, 71% dos corredores têm como objetivo o melhorar condicionamento físico.

O Circuito corresponde a uma das principais finalidades da SEME, que é a de envolver o maior número de pessoas em torno do esporte. Este ano será destinado R$ 1 milhão para a realização das corridas - em 2009, foram investidos R$ 900 mil. A ideia é que este recurso seja transformado em Lei de Incentivo do Esporte.

Para participar, os interessados precisam ter mais de 18 anos. Os cinco primeiros colocados de cada categoria serão premiados. Todos receberão camiseta e aqueles que concluírem a prova ganham medalhas. As inscrições são gratuitas.

Mais informações na página da Secretaria na internet.

Calendário:
11/4 - Mooca - Clube Escola Mooca
18/4 - Jaçanã - Stamatis
25/4 - Cidade Tiradentes
09/5 - Campo Limpo - Parque Santo Dias
16/5 - Cidade Ademar - Rua do Mar Paulista
23/5 - Itaim Paulista - Itaquera/Itaqueruna
30/5 - Perus - Praça do Samba
06/6 - M'Boi Mirim - Estrada do Riviera
13/6 - Guaianases - CEU Jambeiro
20/6 - Pirituba
27/6 - Vila Maria - Parque do Trote
04/7 - Aricanduva - Parque Esportivo dos Trabalhadores
10/7 - Capela do Socorro - Autódromo
18/7 - Vila Prudente - Clube Escola Vila Alpina
25/7 - Santana - Clube Escola Jardim São Paulo
01/8 - Parelheiros - Colônia
08/8 - Freguesia do Ó - Inajar de Souza
15/8 - São Mateus - Av. Forte do Leme
22/8- Casa Verde - AV. Ida Kolb
29/8- São Miguel - Clube Escola Jardim São Vicente
05/9 - Butantã - Av. Politécnica
12/9 - Jabaquara - Jardim Botânico
26/9 - Ermelino Matarazzo - Parque Ecológico do Tietê

Abraço a Todos.

domingo, 14 de março de 2010

Circuito Alphaville Running - Etapa 1

Amigos Corredores,

Ontem, participei da Abertura do IV Circuito Alphaville Running, circuito este, que, como quem acompanha este blog sabe que conquistei um troféu entre os melhores do ano de 2009 ocupando a quinta colocação na categoria fidelidade por faixa etária.

Esta prova teve muitas particularidades. A primeira delas é que, como de costume, por uma questão de facilidade, costumo ir para Alphaville de ônibus (de viagem) o qual pego na Estação Armênia. Desta vez, em virtude da Corrida da Fórmula Indy (São Paulo Indy 300) que acontece hoje à tarde na Zona Norte da Cidade, nas imediações da Estação Armênia, tive problemas.

Saí da casa de meus pais juntamente com meu filho e minha sobrinha às 15hs45min. O ônibus estava previsto para sair às 16hs30min. Cheguei na Estação Armênia de carro, por volta de 16hs20min. Fomos para o ponto e, infelizmente, o ônibus chegou apenas as 17hs00min. Eu já estava me dirigindo para o meu carro para tentar chegar ao local da prova à tempo. De onde estava dava para ouvir o ronco dos motores dos carros da Indy, diga-se de passagem, muito legal, por sinal.

O ônibus fez um caminho um pouco diferente do costumeiro, e quando estava para entrar na Marginal Tietê, o trânsito era caótico, estava tudo parado e, por alguns minutos, achei que não conseguiria chegar a tempo de participar da Prova. Mas, não desisti. O ônibus chegou ao local da Prova exatamente faltando 2min para início da Corrida.

Início da Prova



Quando eu estava na rua que dá acesso ao estacionamento, local de retirada de número de peito e chip, ouvi o som do locutor da Prova gritar ... Três, Dois, Um ... Valendo. Então, vi os corredores largando, saí correndo em sentido contrário em direção ao Estacionamento, retirei meu chip e número de peito e sem aquecimento nem preparação alguma, fui para o local de largada.

Larguei sozinho em último lugar com mais de 4 minutos após a largada, antes do kilômetro 1 encontrei minha mãe fazendo a caminhada justamente com outro pessoal. Passei por eles e segui em frente. A corrida foi bastante difícil, pois, devido ao fato de não ter me aquecido, senti o cansaço muito mais rápido do que o normal e acabei tendo que fazer uma prova em ritmo leve.

Percurso da Prova


Devido ao fato de ter largado na última posição, não encontrei nenhum ponto de hidratação antes do kilômetro 3, o que tornou a corrida mais difícil do que já estava sendo, pois, a temperatura era bastante alta. Ao longo do dia o calor foi bastante intenso chegando a 32°C, como a largada ocorreu às 18hs00min, já não havia sol nem tampouco o calor era tão intenso, mas, a temperatura estava na casa dos 26°C e o tempo era bastante quente.

Cheguei ao kilômetro 2, extremamente cansado e morrendo de sede, mas seguindo em frente. Após o kilômetro 3 encontrei um posto de hidratação e lá foram 2 copos de água revigorante que me deram forças para seguir. Cheguei ao kilômetro 4 e ainda faltava 1 kilômetro que, por conhecer bem o percurso, sabia que seria uma grande pedreira.

Medalha da Prova


Mantive o ritmo e ainda arrisquei um sprint final na reta do pórtico de chegada, fechando ao final da prova em aproximadamente 30 minutos. Sei que foi um tempo ruim para quem só tem 4 provas do Circuito mas, vou tentar me recuperar nas próximas provas.

Número de Peito : 837
Tempo Bruto: 00:34:24
Tempo Líquido: 00:28:52
Class Geral: 98º
Class Faixa: 17º
Pace Médio: 00:05:43

Quanto à Organização da Prova, o pecado cometido foi em referência a falta de água nos primeiros kilômetros, tudo bem que eu larguei em uma posição nada normal, porém, há as pessoas que estão devidamente inscritas e que preferem caminhar a correr nas provas e com isto, estas pessoas ficam sem água. Os pontos de hidratação devem se manter nos devidos locais até a passagem do último participante, pois, sei que antes do kilômetro 3 havia pontos de hidratação mas como larguei atrasado, o mesmo já não se encontrava no devido local.

Camiseta da Prova


De resto, o kit pós-prova contendo água, banana e maça estava muito bom, bem como a camiseta, realmente muito bonita.

Até a próxima prova na Abertura do Circuito das Estações Adidas aqui em São Paulo, na região do Pacaembu.

Abraço a Todos.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Meia Maratona Internacional de São Paulo

Amigos Corredores,

Ontem participei de mais uma Corrida de Rua, esta agora foi a Meia Maratona Internacional de São Paulo, num circuito bastante conhecido de todos que costumam correr pelas Ruas de São Paulo. O Percurso é o mesmo do Circuito das Estações Adidas. A Prova Principal tinha os famosos 21 Kms aproximadamente, mas, havia também as provas de menor percurso, e foi a que eu participei, a Prova de 10 Km.

Depois de mais de uma mês sem participar de nenhuma corrida oficial, acordei, bem disposto às 5hs10min. Como de costume, já estava com tudo pronto para a prova. Peguei meu filhote e fomos buscar meus pais. Infelizmente, meu padrasto não estava tão bem de saúde e, então, apenas minha mãe e meu filho foram para a Corrida.

Saímos de casa por volta de 06hs00min da manhã e chegamos ao local da Prova, na Praça Charles Muller, por volta de 07hs15min, após passar na casa de meus pais. O Local já estava bastante cheio, e segundo os organizadores, haviam 9 mil inscritos para a Corrida. Desta vez, a prova organizada pela Yescom, teve um diferencial, haviam as chamadas zonas de ritmo, que, para aqueles que são honestos consigo mesmo, ajuda bastante em relação ao local em que se irá largar.

A largada da Prova


Pontualmente, às 08hs00mim, largamos rumo à Avenida Pacaembu.A largada, como sempre, é bastante conturbada, pois, todos largam juntos. Eu consegui largar com aproximadamente 4 minutos de diferença. Seguimos pela Avenida Pacaembu e com bastante tranquilidade concluímos o kilômetro 1 e, em seguida, o kilometro 2. Seguimos em frente e na subida do Elevado Costa e Silva, alcançamos o Kilômetro 3. Estava bem e em bom ritmo.

Daí em diante, há pequenas elevações ao longo do percurso. Estava bem. A temperatura era propícia para uma boa corrida de rua, na casa dos 23° C e sem sol. Chegamos ao kilômetro 4 e em seguida a metade da Prova. A volta exigia um pouco mais de concentração, pois, o cansaço já era sentido.

Vista do Pacaembu


No Kilômetro 6, senti o ritmo diminuir um pouco, nada muito desesperado. O kilômetro 7 era de pura descida, pelo Elevado Costa e Silva, passando pelo Largo Padre Péricles e descendo pelas Ruas Dona Marta e Margarida, procurei não forçar muito durante a descida, pois, sabia que a prova ainda me reservava todo o caminho que teria de percorrer antes de cruzar a linha de chegada.

O Sol já começava a brilhar forte quando eu já estava de volta à Avenida Pacaembu, no Kilômetro 8. O Kilômetro 9 nos trouxe a força de saber que estávamos no penúltimo kilômetro da Prova. Seguimos em ritmo moderado até a chegada da Prova. Senti cansaço bem depois da prova. Minha mãe que por sua vez, se animou a participar da prova, Seguiu por aproximadamente 2 kilômetros de caminhada pela Avenida Pacaembu, o que na realidade se tornaram 4 kilômetros contando com a volta e até arriscou a dar sua primeira corridinha. Eu apenas a acompanhei juntamente com meu filho que, após brincar, ainda tinha fôlego para me pedir para que corresse com ele na Avenida Pacaembu o que eu o fiz prontamente num pequeno trecho da Praça Charles Muller.

Percurso da Meia Maratona


Embora o tempo não tenha sido dos melhores mas fiquei muito feliz com o retorno ao calendário de prova de ruas, pois, já estava sentindo falta das corridas. Basta, agora, voltar gradativamente aos treinos semanais e voltar a obter bons resultados.

Medalha da Prova


Número de Peito : 14215
Tempo Bruto: 01:02:10
Tempo Líquido: 00:58:16
Class Geral: 744
Class Faixa: 124/1537
Pace Médio: 05:50 min/km


Quanto à Organização da Prova, a largada merece destaque positivo em virtude das zonas de ritmos, a entrega de pulseiras coloridas na retirada do kit, indicava o local de largada na prova, muito vem sinalizado. O kit pós-prova, no padrão Yescom, com apenas uma maça, um torrone e uma barra de cereal. Os pontos de hidratação durante a prova foram muito bem sinalizados e suficientes.

Kit da Prova


Até a próxima prova, no final de semana que vem, quando será a primeira etapa do Circuito Alphaville Running, no sábado à tarde.

Abraço a Todos.