terça-feira, 26 de janeiro de 2010

XIII Troféu Cidade de São Paulo

Amigos Corredores,

Ontem, participei de mais uma corrida de rua. a prova era válida pelo XIII Troféu Cidade de São Paulo e fazia parte das comemorações do 456º aniversário da Cidade de São Paulo. Com percurso bastante conhecido pelos corredores.

A retirada do kit aconteceu no domingo (24/01) no estacionamento do Carrefour, na Rua Pamplona. Local meio fora de mão para muita gente, mas, até aí, tudo bem.

Camiseta da prova


Preparei minha mochila na noite anterior à prova, como sempre, para não esquecer nada. Nesta prova teria companhia, pois, minha esposa decidiu correr também, embora ela fosse fazer a prova de 6 Km.

Acordamos por volta de 05hs00min da manhã e saímos de casa às 06hs00min, eu, minha esposa e meu filhote de 4 anos. Chegamos à casa dos meus pais às 06hs20min. Cheguei ao local da prova por volta de 07hs00min da manhã. Pelo que percebi, não era possível usar o estacionamento da Assembléia Legislativa, portanto, apenas algumas tendas foram montadas.

O tumulto era bastante grande, segundo os organizadores, haviam aproximadamente, 8 mil corredores inscritos para a Prova. Fui ao banheiro e já me deparei com o primeiro problema: Os banheiros químicos estavam no gramado do Obelisco do Ibirapuera, acontece que, na tarde e noite anteriores ao evento, choveu muito em São Paulo, logo, o que era para ser gramado, na realidade era um verdadeiro lamaçal escorregadio, qualquer deslize e fatalmente, o tombo seria inevitável.

A prova foi disputada num percurso padronizado de São Paulo, afinal, várias corridas ao longo do ano, acontecem no mesmo local, porém, houve algumas falhas na organização da Prova.

Olha eu aí


Largamos por volta de 08hs00min, eu e minha esposa estávamos bem atrás dos pelotões da corrida, não iríamos fazer a prova juntos, afinal, estamos em ritmos bastante diferentes. A medida que fomos andando até o pórtico de largada é que percebi que haviam zonas de ritmo, porém, sem nenhum destaque, a minha corrida começou já com 6 minutos de prova.

Com relação às demais provas que ocorrem no mesmo local, esta, especialmente, tinha uma grande vantagem, pois, a largada já acontecia no sentido da Av. Rubem Berta, logo, enfrentaríamos as subidas e descidas da avenida no começo a prova. O dia estava sem chuva, com sol e temperatura na casa de 23°C.

Larguei em ritmo moderado, onde os 2 primeiros kilômetros foram realizados com bastante tranquilidade, em seguida tivemos de enfrentar a subida da Rubem Berta, mas como já disse, no início da prova, mesmo com sol, não foi difícil. O kilômetro 3 e 4 já fazia parte do retorno da Rubem Berta, logo, também, haviam trechos de subida e descida. O ponto positivo ficou por conta do DJ embaixo do viaduto República da Síria, realmente, muito legal!

Medalha da Prova


Chegamos no kilômetro 5, eu estava bem, sem cansaço, embora tivesse consciência que estava num ritmo abaixo dos meus tempos normais. A prova diminuia de participantes a partir do kilômetro 6, pois, as duas largadas ocorreram juntas e a prova terminava para o pessoal dos 6 kilômetros. Segui em frente, pois, iria correr os 10Km. Cheguei ao kilômetro 7 com bastante tranquilidade e sem cansaço. Os postos de hidratação eram bem sinalizados e suficientes para a prova. Já na Av. República do Líbano chegávamos no kilômetro 8, fizemos o retorno e seguimos de volta ao Obelisco. A partir do kilômetro 9, estava me sentindo bem e resolvi acelerar um pouco, o sprint final me deixou bastante satisfeito, pois, consegui um sprint de aproximadamente 1 kilômetro.

Percurso da Prova


Após terminar a prova tivemos que voltar ao lamaçal e enfrentar uma fila gigante para simplesmente receber água (quente, diga-se de passagem) e ainda caminhar por todo o lamaçal que, quanto mais os corredores eram obrigados a andar pelo local, pior ficava. Em seguida, nova fila gigante para a retirado do kit pós-prova, contendo uma maçã, um isotônico e a medalha de finisher (tudo isso era montado na hora), por isso, as longas filas.

A prova foi excelente, o percurso bastante conhecido, porém, a organização da prova, a meu ver, deixou muito a desejar, era bastante visível o descontentamento dos corredores tendo que, depois de correr 10 Km ou mesmo 6 Km (corrida ou caminhada), ainda circular por longa distância dentro de um verdadeiro lamaçal. Foi a minha primeira participação em corridas por esta organização (JJS Eventos) e realmente o desrespeito com os corredores foi algo bastante evidente.


Nº de Peito: 3283
Tempo Bruto: 01:05:06
Tempo Liquido: 00:59:07
Class. Geral: 2181
Class. Etária: 316
Pace Médio: 00:05:55

Até o próximo final de semana, na prova de 7 Km da Oral-B, organizada pela Corpore, na zona norte.

Abraço a Todos.

Nenhum comentário: