segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Circuito do Sol

Amigos Corredores,

Ontem, depois de 15 dias de descanso, afinal, depois de 33 corridas em 2009, eu merecia umas "férias", retornamos às provas de Corridas de Rua. A primeira prova de 2010, foi a estreante Circuito do Sol, digo estreante pois, o Circuito foi criado este ano, porém, com percurso já conhecido por todos que participaram pelo menos uma vez do Circuito das Estações Adidas, no Pacaembu.

Tudo começou no Sábado à tarde, na retirada do Kit (eu fui retirá-lo no Sábado, mas a entrega estava ocorrendo deste sexta-feira), tudo tranquilo e sem atropelos. A retirada ocorreu no Flat Transamérica em Higienópolis.

Kit do Corredor


O sábado foi um dia especial para mim, pois, foi aniversário da minha mãe (completou 62 anos) que ao longo do dia esteve em volta com seus 4 filhos, sendo eu o mais velho. Cheguei em casa quase meia-noite. Meu filho pediu para me acompanhar na Corrida e eu prontamente concordei. Chegamos em casa sob muita chuva.

No domingo acordei as 05hs15min, já estava com tudo pronto, peguei meu filho e fomos buscar meus pais às 05hs50min.

Estádio do Pacaembu


Chegamos ao local da Prova às 07hs10min, com templo nublado mas temperatura bastante amena. Todas as tendas da prova estavam distribuidas na Praça Charles Muller, pois, havia jogo de futebol à noite e as dependências do Estádio do Pacaembu estavam fechadas. Após aquecimento e alongamento, deixei meu filho com meus pais e fomos para a área de largada. A prova contou com mais de 4.000 corredores.

Larguei na zona de ritmo de 5min por kilômetro, embora soubesse que dificilmente faria este pace, mas tudo bem, iria tentar assim mesmo, a meta para esta prova era acabar bem, sem quebrar e em ritmo normal.

Durante a corrida


Pouco antes das 08hs00min, largamos da Praça Charles Muller rumo à Av. Pacaembu. Como já conhecia bem o Percurso, larguei em ritmo moderado. Devido ao fato de, juntamente com a prova de 10 km, também havia um prova de 5Km, ocorreu o estreitamento da Av. Pacaembu, o que provavelmente atrapalhou o ritmo dos corredores, pois, parte da pista estava sendo usada para o retorno dos corredores na prova dos 5Km.

Os dois primeiros kilômetros foram realizados de forma tranquila, chegamos ao kilômetro 3, após a subida da Rua Marta e do Elevado Costa e Silva, o Viaduto tem pontos de subida e descida, que realizamos em ritmo moderado. Nos kilômetros 4 e 5 tive uma queda de ritmo devido algumas subidas mas nada preocupante.

Medalha da Prova


Já na segunda metade da Prova, ainda no Viaduto, equilibrei o ritmo e segui firme. A temperatura estava em torno de 23º e tempo nublado o que favoreceu bastante o desempenho da Prova. Usei o kilômetro 7 para impôr ritmo e de certa forma descansar um pouco, já que o trecho e praticamente de descida (do Elevado e da Rua Marta). Chegamos ao kilômetro 8, estava em ritmo constante, me sentia bem e sem cansaço.

No kilômetro 9 começa uma pequena elevação na Av. Pacaembu até a Chegada da Prova. Segui bem, sofri mais com a ansiedade da chegada eminente da Prova do que propriamente com o Percurso. concluí a prova conforme havia planejado: Sem cansaço excessivo, sem quebrar e com tempo dentro daquilo que me prôpus fazer após o período de Férias.

Percurso da Prova

Nº Peito: 2520
Tempo Bruto: 00:57:16
Tempo Líquido: 00:56:29
Class. Geral: 723
Class. Etária: 123
Pace médio: 00:05:38

Quanto a Organização, é a mesma que realiza o Circuito das Estações Adidas, tudo perfeito kit pré e pós prova, Pontos de hidratação perfeitos. O único ponto negativo fica por conta do extreitamento da Av. Pacaembu durante a largada.

Abraço a Todos.

Até a próxima semana, no feriado de aniversário da Cidade, quanto participarei do Troféu Cidade de São Paulo, na Região do Ibirapuera.

Um comentário:

Rinaldo disse...

Olá Marcelo,

Parabéns pela prova e muito legal o seu blog.

Kit muito legal, vamos ensinar estes organizadores a dar estes mimos para os corredores!

Abraço!

Claudio Rinaldo
http://numerodepeito.blogspot.com/