terça-feira, 26 de janeiro de 2010

XIII Troféu Cidade de São Paulo

Amigos Corredores,

Ontem, participei de mais uma corrida de rua. a prova era válida pelo XIII Troféu Cidade de São Paulo e fazia parte das comemorações do 456º aniversário da Cidade de São Paulo. Com percurso bastante conhecido pelos corredores.

A retirada do kit aconteceu no domingo (24/01) no estacionamento do Carrefour, na Rua Pamplona. Local meio fora de mão para muita gente, mas, até aí, tudo bem.

Camiseta da prova


Preparei minha mochila na noite anterior à prova, como sempre, para não esquecer nada. Nesta prova teria companhia, pois, minha esposa decidiu correr também, embora ela fosse fazer a prova de 6 Km.

Acordamos por volta de 05hs00min da manhã e saímos de casa às 06hs00min, eu, minha esposa e meu filhote de 4 anos. Chegamos à casa dos meus pais às 06hs20min. Cheguei ao local da prova por volta de 07hs00min da manhã. Pelo que percebi, não era possível usar o estacionamento da Assembléia Legislativa, portanto, apenas algumas tendas foram montadas.

O tumulto era bastante grande, segundo os organizadores, haviam aproximadamente, 8 mil corredores inscritos para a Prova. Fui ao banheiro e já me deparei com o primeiro problema: Os banheiros químicos estavam no gramado do Obelisco do Ibirapuera, acontece que, na tarde e noite anteriores ao evento, choveu muito em São Paulo, logo, o que era para ser gramado, na realidade era um verdadeiro lamaçal escorregadio, qualquer deslize e fatalmente, o tombo seria inevitável.

A prova foi disputada num percurso padronizado de São Paulo, afinal, várias corridas ao longo do ano, acontecem no mesmo local, porém, houve algumas falhas na organização da Prova.

Olha eu aí


Largamos por volta de 08hs00min, eu e minha esposa estávamos bem atrás dos pelotões da corrida, não iríamos fazer a prova juntos, afinal, estamos em ritmos bastante diferentes. A medida que fomos andando até o pórtico de largada é que percebi que haviam zonas de ritmo, porém, sem nenhum destaque, a minha corrida começou já com 6 minutos de prova.

Com relação às demais provas que ocorrem no mesmo local, esta, especialmente, tinha uma grande vantagem, pois, a largada já acontecia no sentido da Av. Rubem Berta, logo, enfrentaríamos as subidas e descidas da avenida no começo a prova. O dia estava sem chuva, com sol e temperatura na casa de 23°C.

Larguei em ritmo moderado, onde os 2 primeiros kilômetros foram realizados com bastante tranquilidade, em seguida tivemos de enfrentar a subida da Rubem Berta, mas como já disse, no início da prova, mesmo com sol, não foi difícil. O kilômetro 3 e 4 já fazia parte do retorno da Rubem Berta, logo, também, haviam trechos de subida e descida. O ponto positivo ficou por conta do DJ embaixo do viaduto República da Síria, realmente, muito legal!

Medalha da Prova


Chegamos no kilômetro 5, eu estava bem, sem cansaço, embora tivesse consciência que estava num ritmo abaixo dos meus tempos normais. A prova diminuia de participantes a partir do kilômetro 6, pois, as duas largadas ocorreram juntas e a prova terminava para o pessoal dos 6 kilômetros. Segui em frente, pois, iria correr os 10Km. Cheguei ao kilômetro 7 com bastante tranquilidade e sem cansaço. Os postos de hidratação eram bem sinalizados e suficientes para a prova. Já na Av. República do Líbano chegávamos no kilômetro 8, fizemos o retorno e seguimos de volta ao Obelisco. A partir do kilômetro 9, estava me sentindo bem e resolvi acelerar um pouco, o sprint final me deixou bastante satisfeito, pois, consegui um sprint de aproximadamente 1 kilômetro.

Percurso da Prova


Após terminar a prova tivemos que voltar ao lamaçal e enfrentar uma fila gigante para simplesmente receber água (quente, diga-se de passagem) e ainda caminhar por todo o lamaçal que, quanto mais os corredores eram obrigados a andar pelo local, pior ficava. Em seguida, nova fila gigante para a retirado do kit pós-prova, contendo uma maçã, um isotônico e a medalha de finisher (tudo isso era montado na hora), por isso, as longas filas.

A prova foi excelente, o percurso bastante conhecido, porém, a organização da prova, a meu ver, deixou muito a desejar, era bastante visível o descontentamento dos corredores tendo que, depois de correr 10 Km ou mesmo 6 Km (corrida ou caminhada), ainda circular por longa distância dentro de um verdadeiro lamaçal. Foi a minha primeira participação em corridas por esta organização (JJS Eventos) e realmente o desrespeito com os corredores foi algo bastante evidente.


Nº de Peito: 3283
Tempo Bruto: 01:05:06
Tempo Liquido: 00:59:07
Class. Geral: 2181
Class. Etária: 316
Pace Médio: 00:05:55

Até o próximo final de semana, na prova de 7 Km da Oral-B, organizada pela Corpore, na zona norte.

Abraço a Todos.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Atletas terão que ter cadastro para correr na USP

Amigos Corredores,

Notícia veiculada em quase todos os meios de comunicação e que é de total interesse dos corredores, principalmente aqueles que gostam de treinar na Cidade Universitária:

Nova medida, que começa a valer após o carnaval, visa aumentar segurança nas dependências do local

As dependências da Cidade Universitária da USP, localizada na zona oeste de São Paulo, são um dos pontos preferidos dos corredores e ciclistas da cidade para a prática das atividades físicas.

Porém, a partir de fevereiro, os atletas que forem até o local com o intuito de dar suas passadas ou pedalar deverão ter em mãos uma carteirinha de identificação, que deverá ser apresentada à Guarda Universitária em caso de abordagem.

"Todo mundo que quiser usar a Cidade Universitária vai ter de observar as regras internas, muitas das quais não estão sendo obedecidas", disse Antônio Marcos Massola, coordenador do campus, em entrevista ao Jornal Destak. Segundo Massola, a intenção da medida é aumentar a segurança do local.

Quem quiser a nova carteirinha deverá se dirigir Centro de Visitantes, na portaria principal e efetuar o cadastro, que é gratuito. Professores e estudantes da universidade não precisarão da identificação, mas deverão apresentar o crachá interno para se exercitarem nas ruas do local.

Opinião minha a respeito do assunto, apenas para refletir: "Não é uma carteirinha que vai dar maior segurança aos visitantes da Universidade de São Paulo, e sim, um policiamento mais ostensivo."

Abraço a Todos

Até a próxima matéria.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Circuito do Sol

Amigos Corredores,

Ontem, depois de 15 dias de descanso, afinal, depois de 33 corridas em 2009, eu merecia umas "férias", retornamos às provas de Corridas de Rua. A primeira prova de 2010, foi a estreante Circuito do Sol, digo estreante pois, o Circuito foi criado este ano, porém, com percurso já conhecido por todos que participaram pelo menos uma vez do Circuito das Estações Adidas, no Pacaembu.

Tudo começou no Sábado à tarde, na retirada do Kit (eu fui retirá-lo no Sábado, mas a entrega estava ocorrendo deste sexta-feira), tudo tranquilo e sem atropelos. A retirada ocorreu no Flat Transamérica em Higienópolis.

Kit do Corredor


O sábado foi um dia especial para mim, pois, foi aniversário da minha mãe (completou 62 anos) que ao longo do dia esteve em volta com seus 4 filhos, sendo eu o mais velho. Cheguei em casa quase meia-noite. Meu filho pediu para me acompanhar na Corrida e eu prontamente concordei. Chegamos em casa sob muita chuva.

No domingo acordei as 05hs15min, já estava com tudo pronto, peguei meu filho e fomos buscar meus pais às 05hs50min.

Estádio do Pacaembu


Chegamos ao local da Prova às 07hs10min, com templo nublado mas temperatura bastante amena. Todas as tendas da prova estavam distribuidas na Praça Charles Muller, pois, havia jogo de futebol à noite e as dependências do Estádio do Pacaembu estavam fechadas. Após aquecimento e alongamento, deixei meu filho com meus pais e fomos para a área de largada. A prova contou com mais de 4.000 corredores.

Larguei na zona de ritmo de 5min por kilômetro, embora soubesse que dificilmente faria este pace, mas tudo bem, iria tentar assim mesmo, a meta para esta prova era acabar bem, sem quebrar e em ritmo normal.

Durante a corrida


Pouco antes das 08hs00min, largamos da Praça Charles Muller rumo à Av. Pacaembu. Como já conhecia bem o Percurso, larguei em ritmo moderado. Devido ao fato de, juntamente com a prova de 10 km, também havia um prova de 5Km, ocorreu o estreitamento da Av. Pacaembu, o que provavelmente atrapalhou o ritmo dos corredores, pois, parte da pista estava sendo usada para o retorno dos corredores na prova dos 5Km.

Os dois primeiros kilômetros foram realizados de forma tranquila, chegamos ao kilômetro 3, após a subida da Rua Marta e do Elevado Costa e Silva, o Viaduto tem pontos de subida e descida, que realizamos em ritmo moderado. Nos kilômetros 4 e 5 tive uma queda de ritmo devido algumas subidas mas nada preocupante.

Medalha da Prova


Já na segunda metade da Prova, ainda no Viaduto, equilibrei o ritmo e segui firme. A temperatura estava em torno de 23º e tempo nublado o que favoreceu bastante o desempenho da Prova. Usei o kilômetro 7 para impôr ritmo e de certa forma descansar um pouco, já que o trecho e praticamente de descida (do Elevado e da Rua Marta). Chegamos ao kilômetro 8, estava em ritmo constante, me sentia bem e sem cansaço.

No kilômetro 9 começa uma pequena elevação na Av. Pacaembu até a Chegada da Prova. Segui bem, sofri mais com a ansiedade da chegada eminente da Prova do que propriamente com o Percurso. concluí a prova conforme havia planejado: Sem cansaço excessivo, sem quebrar e com tempo dentro daquilo que me prôpus fazer após o período de Férias.

Percurso da Prova

Nº Peito: 2520
Tempo Bruto: 00:57:16
Tempo Líquido: 00:56:29
Class. Geral: 723
Class. Etária: 123
Pace médio: 00:05:38

Quanto a Organização, é a mesma que realiza o Circuito das Estações Adidas, tudo perfeito kit pré e pós prova, Pontos de hidratação perfeitos. O único ponto negativo fica por conta do extreitamento da Av. Pacaembu durante a largada.

Abraço a Todos.

Até a próxima semana, no feriado de aniversário da Cidade, quanto participarei do Troféu Cidade de São Paulo, na Região do Ibirapuera.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Balanço 2009

Amigos Corredores,

2009 acabou! O balanço que se faz do meu primeiro ano de corridas de rua, ao meu ver, foi bastante positivo, segue abaixo, dados de 2009:

Dados Gerais:
33 Provas de Corridas de Rua
Faltei, infelizmente, em 2 provas

Foram 260,5 kilômetros percorridos em 8 Circuitos de Corridas de Rua.
Usando Tênis Mizuno Wave.
23:55:37 foi o tempo líquido de corrida.

1 Corrida de 15 km
12 Corridas de 10 km
2 Corridas de 9 km
4 Corridas de 8 km
1 Corrida de 7 km
3 Corridas de 6 km
1 Corrida de 5,5 km
9 Corridas de 5 km

Principais Locais percorridos:
Ruas de Santana, Ruas da Universidade de São Paulo, Alphaville, Avenida Pacaembu, Elevado Costa e Silva, Cidade de Osasco, Ibirapuera, Avenida República do Líbano, Avenida Jornalista Roberto Marinho, Marginal Pinheiros, Ponte Estaiada, Museu do Ipiranga, Autódromo de Interlagos , Pátio do Colégio, Viaduto do Chá, Avenida Paes de Barros, Vila Guilherme, Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Luis Antonio, Avenida Ipiranga, Avenida São João, Rua da Consolação.

Regiões:
1 Corrida na Zona Leste
1 Corrida na Zona Central
9 Corridas na Zona Sul
12 Corridas na Zona Oeste
2 Corridas na Zona Norte
8 Corridas na Grande São Paulo

Locais que Corri:
8 Corridas na USP
5 Corridas em Alphaville
4 Corridas na Região do Pacaembu
3 Corridas na Região do Ibirapuera
3 Corridas em Osasco
3 Corridas na Região da Ponte Estaiada
2 Corridas na Zona Norte
1 Corrida no Centro de São Paulo
1 Corrida na Mooca
1 Corrida no Ipiranga
1 Corrida no Autódromo de Interlagos
1 Corrida na Avenida Paulista

Records Pessoais (por Tempo Líquido):
Corrida de 15 km: 01:41:28 - 85° Corrida Internacional de São Silvestre (31/12/2009)
Corrida de 10 km: 00:50:36 - Circuito das Estações Adidas - Etapa Inverno (12/07/2009)
Corrida de 9 km: 00:47:52 - Corrida Corpore - Centro Histórico (09/08/2009)
Corrida de 8 km: 00:38:06 - Circuito Running for Nature - Osasco - Etapa Terra (26/07/2009)
Corrida de 7 km: 00:45:31 - 4º Corrida Corpore Oral-B Prevenção contra o Câncer Bucal (18/01/2009)
Corrida de 6 km: 00:30:09 - Corrida Corpore Hebraica (21/06/2009)
Corrida de 5,5 km: 00:29:05 - X Corrida Meia Maratona Internacional Corpore (05/04/2009)
Corrida de 5 km: 00:24:19 - Circuito Fila Night Run - 2 º Etapa (07/11/2009)

Circuito de Corridas:
11 Corridas Circuito Corpore
5 Corridas Circuito Alphaville Running
5 Corridas Circuito de Corridas Yescom
4 Corridas Circuito das Estações Adidas
2 Corridas Circuito Running for Nature - Osasco
2 Corridas Circuito Fila Night Run
2 Corridas Avulsas
1 Corrida no Circuito SEME
1 Corrida no Circuito EcoRun

Prêmios:
- Camiseta Corri Todas Fidelidade pelo Ranking do Circuito Corpore
- Troféu pelo Ranking Fidelidade do Circuito Alphaville Running

Abraço a todos e boas corridas.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

85° Corrida Internacional de São Silvestre

Amigos Corredores,

Ontem participei da última prova de corrida de rua do Ano, A famosa Corrida Internacional de São Silvestre. Era uma corrida que, para mim, era muito esperada, afinal, na minha primeira temporada como corredor de rua, me sentia em condições de participar de uma prova de 15 km.

Retirei o kit na segunda-feira(28/12) com tranquilidade, embora seriam 20 mil participantes. No dia da prova, fui almoçar na casa de meus pais e levei meu filho. Às 15hs00min, saímos de casa. Resolvi ir de carro. Deu um certo trabalho para estacionar, pois, as ruas próximas à prova já estavam sendo interditadas pela CET, mas nada tão complicado.

Às 15hs40min já estava na Avenida Paulista, que, a essa altura já estava muito movimentada. Após o alongamento e aquecimento, deixei meus pais juntamente com meu filho na região da chegada junto às grades de proteção e fui para a área de largada. Estava realmente muito cheio. Fiquei bem atrás, afinal, por ser minha primeira São Silvestre, tinha como objetivo maior, apenas terminar bem a prova, sem me preocupar com o tempo.

Larguei em frente à Rua Pamplona, aproximadamente uns 300 metros do pórtico de largada. Era tanta gente, segundo a organização, eram 21 mil corredores, que mesmo depois de soar a sirene de começo da prova, eu permaneci parado no mesmo lugar por aproximadamente 10 minutos. Larguei 15 minutos depois, passei pelo pórtico, mas, não vi o tapete de cronometragem.


Medalha da Prova


Por mais cuidado que tive com a largada, ainda assim, pouco antes de chegar à Rua Bela Cintra, acabei sendo calçado por outro corredor e tomei um tombo, para delírio das pessoas que se aglomeravam na Avenida Paulista, não foi nada grave, apenas um leve machucado no joelho que vim a tomar conhecimento somente no final da prova.
Levantei rapidamente, verifiquei se não havia nenhum sangramento e fui em frente. A largada foi em ritmo lento devido a quantidade de corredores.A temperatura era bastante alta, na casa dos 29°C, numa tarde de sol, pouco antes das 17hs00min.

O ritmo só melhorou um pouco a partir do kilômetro 2, em frente ao Cemitério da Consolação. Até aí, tudo é descida, mas eu buscava me poupar o tempo todo, pois, tinha conhecimento da subidas que ainda estavam por vir. No Percurso inteiro, tem gente de ambos os lados, incentivando, tirando fotos, se divertindo com os corredores fantasiados, etc. Consegui impor um ritmo bom até o kilômetro 4, na Av. São João quando, para minha surpresa, veio o primeiro posto de hidratação, surpresa minha, porque todos estavam jogando os copinhos de água no próprio percurso, logo, o cuidado tinha que ser maior, pois, pisar num copinho, com asfalto molhado poderia provocar escorregões e tombos, então, fiquei mais esperto.


Av. Paulista, local da Largada


Veio a primeira subida, a do Viaduto Elevado Costa e Silva, sem público, mas com o incentivo dos moradores dos prédios, trecho já conhecido por mim de outras etapas do Circuito Adidas. Vencido os primeiros 5 kilômetros, seguimos por pequenas descidas e subidas do Elevado, rumo à Avenida Pacaembu, na metade da prova.

Veio o Kilômetro 8, na Av. Norma Gianotti, com leve subida, o cansaço já batia e o meu ritmo de prova já diminuia a medida que seguíamos na Corrida. A aglomeração de corredores já era bem menor, facilitando o percurso. Veio, então, a longa reta da Av. Rudgen no kilômetro 9, parecia que não terminava mais.


Elevado Costa e Silva


Chegamos à Av. Rio Branco, kilômetro 10, rumo ao Centro de São Paulo, chegava, enfim, o final de 2º Etapa da Prova. Mais um posto de hidratação e novamente o cuidado com o copinhos no meio do percurso.

Já estávamos no Centro da Cidade, precisamente no Largo do Paissandu, faltavam, agora, apenas 4 Kilômetros. Eu seguia firme no meu objetivo, muita gente torcendo e assistindo a nossa passagem. Seguimos no kilômetro 12, no Viaduto do Chá, agora faltava muito pouco, apesar que, estava chegando a temida Av. Brigadeiro Luis Antonio. Seguimos em frente, o local é bonito, eu que há muitos anos atrás já havia trabalhado na região e naquela epóca, não imaginava que um dia estaria realizando uma Corrida de São Silvestre, estava feliz e concentrado pois ainda restavam os últimos 3 kilômetros.


Av. Brigadeiro Luiz Antonio


Após o Viaduto Maria Paula, veio a última parte da Prova, a Av. Brigadeiro Luis Antonio, o meu ritmo durante a prova, me deu forças para conseguir transpôr a Avenida numa longa subida rumo à Av. Paulista, posso garantir a todos que não é uma subida fácil. O último posto de hidratação antes da reta final, serviu para refrescar a cabeça. O estímulo dos pedestres assistindo ao final da prova, é muito legal, afinal, fomos acompanhados pelos pedestres durante todo o percurso.

Enfim, chegamos a Av. Paulista, faltavam, agora, alguns metros para o cruzar a linha de chegada. então busquei o sprint final e cruzei com a sensação do dever e do objetivo comprido.

Quanto à Organização da Prova, deixa um pouco a desejar em todos os sentidos, muita desorganização na largada é um dos pontos a serem revistos, mas o charme dessa prova é o suficiente para participarmos das próximas edições da Corrida Internacional de São Silvestre.


Percurso da Prova


Tempo Bruto: 01:56:07
Tempo Líquido: 01:41:28
Pace: 00:06:44 / km

Chegamos ao final de Ano, mais uma vez, obrigado a todos que leram este blog pelo menos uma vez, desejo a todos um Feliz Ano Novo de muitas realizações e muitas corridas.

Até a próxima prova, no dia 17/01, no Circuito do Sol, no Pacaembu.

Abraço a Todos.