segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Circuito da Estações Adidas - Etapa Primavera

Amigos Corredores,

Ontem, sob sol forte, participei da Etapa Primavera do Circuito das Estações Adidas. A Prova ocorre em frente ao Estádio do Pacaembu, com largada na Praça Charles Muller.

A retirada do kit aconteceu na loja da Adidas, na Oscar Freire, local não muito bem visto pelos corredores devido a dificuldade de acesso. Retirei meu kit na sexta-feira. no horário de almoço e escapei da "muvuca" do sábado.

Acordei para a prova as 05hs15min, depois de uma noite mal dormida e uma semana sem treinos, logo não tinha pretensões de melhorar meu tempo nesta prova. Saí de casa por volta de 05hs50min e fui para casa de meus pais. Chegamos ao local da Prova às 07hs00min da manhã, com trânsito bastante tranquilo, o dia já mostrava que o calor seria forte, pois, neste horário já estava ensolarado.

Dependências do Estádio do Pacaembu

A retirada do chip de cronometragem foi bastante tranquila. Desta vez, a organização da prova corrigiu um problema de posicionamento de zonas de ritmo o que fez com que a largada fosse bastante tranquila para os mais de 6 mil corredores. Como não venho treinando, resolvi largar na zona de ritmo de 5min30seg por kilômetro, um pouco acima do que costumo fazer normalmente nas provas em que participo.

Local de Largada da Prova

Fiz aquecimento e alongamento e largamos às 08hs00min. Quando pisei no tapete de largada, ou seja, quando efetivamente a minha corrida começou, o cronômetro do pórtico de largada já marcava 5min10seg, tamanho era o volume de pessoas. Larguei em ritmo normal sem forçar muito, afinal já conheço bem o percurso e sei das subidas do elevado Costa e Siva, famoso "Minhocão". A temperatura já marcada às 08hs00min da manhã, 28°C e sol bastante forte.

Os primeiros kilômetros são sempre de ultrapassagens, porém, as ultrapassagens foram bastante tranquilas devido a largura da Avenida Pacaembu. Logo veio a primeira subida, sentido minhocão, sentia que meu ritmo de prova estava muito bom para quem não estava treinando. Cheguei ao Km 3 bastante inteiro e segui sem grandes problemas. Os postos de hidratação, como sempre, bem distribuídos, eram suficientes. Enfrentamos o elevado Costa e Silva sob sol de 30°C o que tornou a prova bastante difícil.

O cansaço bateu no Km 7, ainda na descida do "Minhocão". Até aí eu vinha num ritmo, a meu ver, muito bom. O mais incrível foi que, quando passei pela placa de 8 Km, já de volta à Avenida Pacaembu, o cansaço chegou ao seu ponto máximo e tive que diminuir o ritmo para não "quebrar". Foram 2 kilômetros bastante difíceis de serem percorridos. Neste ponto, o normal é darmos aquele famoso sprint na Corrida. No meu caso não tinha nenhuma condição, o objetivo era apenas conseguir terminar a prova.

Percurso da Prova

Os últimos 500m foram percorridos na base de muita vontade e determinação. A falta de treinamentos fez com que eu piorasse, e muito, meu condicionamento físico até mesmo nas provas de 10 km. Os treinamentos são fundamentais, tanto que já estou cogitando a possibilidade de passar meus treinos do horário noturno para o período da manhã, antes do meu trabalho. O importante é que tenho consciência que tenho que voltar a treinar urgentemente para voltar a melhorar meu condicionamento e consequentemente meus tempos nas provas.

Consegui, após muito esforço, concluir mais uma prova o que realmente me deixou muito feliz. Quanto à organização, sempre perfeita, o kit pós-prova impecável. Frutas, isotônico, toalhinha, distribuição de revistas da O2 e iogurte. Realmente tudo perfeito e bem organizado. Parabéns.

Medalha da Prova

Tempo Bruto : 01:01:00
Tempo Líquido: 00:55:10
Ritmo: 00:05:31 / Km

Abraço a Todos.

Até a próxima prova, em 04/10 na Vila Maria, pelo Circuito Seme de Corridas de Rua.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Treino por tempo ou distância?

Amigos Corredores,

Como de costume, segue matéria sobre tipos de treinos, que foi publicada em 01/09/2009 no site da revista 02 por minuto. Vale dar uma olhada.

Descubra as vantagens e desvantagens de cada um e qual é melhor para aumentar seu rendimento na corrida

Apesar de ser um esporte simples e fácil de se praticar, a corrida possui suas especificidades. Quando o assunto é treinamento, o corredor tem a sua disposição diferentes maneiras de praticar o exercício, dependendo de sua condição física e de suas metas. Entre as formas mais utilizadas para a preparação estão os treinos por tempo ou por distância.

“Os dois tipos de treinamentos são importantes, mas claro que variam de acordo com o objetivo do atleta. Sempre intercalo ambos, dependendo, claro, do condicionamento físico e de qual é mais proveitoso para cada um”, afirma o professor Zeca, diretor técnico da assessoria esportiva Z. Track.

O Treinamento por Tempo
Neste tipo de treinamento, a distância percorrida pelo atleta não é o principal objetivo, já que ele sai para as ruas com o tempo da atividade programado, independente do ritmo que irá imprimir naquele dia.

Para o diretor técnico da Race Consultoria Esportiva, Ricardo Arap, correr com base no relógio pode ajudar o atleta a respeitar seu ritmo. “Vejo como vantagem deste tipo de treinamento o fato de o corredor não ficar preso a um ritmo pré-estabelecido, podendo diminuir ou aumentar a velocidade dependendo de como se sente. Além disso, caso não tenha a possibilidade de calcular a distância, ele poderá fazer o mesmo treinamento sempre”.

Porém, se sua meta forem as provas mais longas, como as meia-maratonas e maratonas, o treinamento por tempo pode fazer com que seu ritmo seja mais inconstante. “Por se basear somente no tempo, o corredor tem uma variação maior de ritmo. Essa inconstância pode ser prejudicial nas provas maiores, que exigem que o passo seja mantido”, completa o professor Zeca.

O Treinamento por Distância
Este tipo de treino contribui para uma melhor medição nas séries de ritmo e tiros, já que indicam a evolução do corredor no trajeto. “Os treinos por quilometragem ajudam o corredor a criar referências, tendo a possibilidade de ver seu crescimento na atividade”, diz Arap.

Essa comparação, contudo, nem sempre é favorável, já que o corredor pode ficar preso ao tempo em que irá concluir a distância. “Diferentemente do treinamento por tempo, neste tipo de corrida o corredor pode querer manter ou melhorar sua marca sempre, mesmo quando não for necessário, prejudicando assim seu preparo”, completa o treinador.

A melhor opção para você
Pode até parecer uma frase feita, mas quando a questão é tipo de treinamento ideal, as coisas realmente dependem de diversos fatores. “É difícil definir um padrão de quando é melhor usar um ou outro, porque tudo depende do condicionamento físico do corredor, as circunstâncias em que ele se encontra, suas metas etc”, diz Zeca, que completa.

“Para alguém que está voltando de lesão, por exemplo, ou que está sem praticar uma atividade física há algum tempo, o treinamento que se encaixa melhor é o por tempo, pois trabalha mais a questão da evolução gradativa. Isso não significa, porém, que o outro treinamento deve ser preterido. Ambos são importantes e devem ser feitos de acordo com o que for passado pelo treinador”.

Fonte: Site da Revista O2 por minuto

Abraço a Todos e até a próxima matéria.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Corrida Infanto-Juvenil Corpore

Amigos Corredores,

Sabádo à tarde, foi a vez de levar meu filho de 4 anos para a corrida, a terceira corrida organizada pela Corpore neste ano (ele já havia participado das outras duas provas). A Corrida Corpore Infanto-Juvenil, para ele, começou logo cedo, quando acordamos e disse para ele que era dia de corrida.

Pulou da cama logo, e já queria ir para a corrida, tamanha sua impolgação. Expliquei para ele que antes nós iríamos a outro compromisso, depois iria para a campanha de Vacinação contra pólio e depois do almoço, iríamos, então, para a corrida.

Saímos da casa dos meus pais às 12hs30min para irmos ao Estádio do Pacaembu, casa do meu coringão, e local da prova infantil. Durante o trajeto, ele, que já havia brincado bastante no Corinthians, acabou durmindo no carro. Ao chegarmos, para acordá-lo foi muito fácil, bastou dizer que já estava na hora da corrida e ele, automaticamente, já pulou do carro, pronto para prova.

meu irmão, eu, Diego e meus pais

Fomos retirar o kit. Ele já mostrava bastante ansiedade, até lembrou da outra vez em que ele esteve lá no Pacaembu para assistir a minha corrida no Circuito Adidas. Em todos os lugares que passávamos, até ali, ele contava para todo mundo que iria correr no "Paicambu". Vestiu a camiseta, coloquei o número de peito nele e fomos para dentro do Estádio.

Enquanto meus pais foram para a arquibancada, diga-se de passagem ele "convocou" todos a irem assistir sua corrida: vovó, vovô e tio. Fomos para a área de chamada para aguardar a entrada na pista de corrida. Ele, muito ansioso, me perguntava a todo tempo: "Pai, não vai começar a corrida?". Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os portões foram abertos e fomos para a pista de corrida.

Banda do Exército

A prova é divida em baterias, alternando meninos e meninas. Ele estava na quarta bateria, pronto para mais 50 metros de corrida. Avisei a ele que estava saindo e que iria esperá-lo no final da Prova e que ele tomasse cuidado para não cair e não se machucar.

Fui para a lateral da pista e aguardei a sua bateria largar. Ao sinal dos organizadores, ele saiu correndo e mais uma vez, venceu, mas dessa vez, foi uma vitória com sobras, pois, ele chegou bem à frente dos demais. Não dando a menor chance para os outros concorrentes.

Diego, durante a Corrida

Após a corrida, retirou se lanche e fomos aproveitar a estrutura que a Corpore proporciona aos pequenos corredores após a prova. Pipoca, algodão doce, brinquedos e tudo que eles tem direito, além, é claro, da sessão de fotos tirada pelo "pai coruja".

A camiseta, como sempre, na segunda-feira, ele irá vestir na escola para mostrar à professora o seu feito do fim de semana juntamente com a sua medalha.

A minha alegria e orgulho dele independe da posição em que ele chegue em qualquer corrida que ele venha a participar seja primeiro ou seja em último lugar, não importa, para mim, ele sempre será a grande estrela da minha vida e a melhor coisa que poderia ter me acontecido, apenas quero incentivá-lo desde cedo à prática do esporte.

Brincadeiras pós prova

Quanto a organização, mais uma vez, parabéns à Corpore pela bela organização da corrida, medalha bonita, camiseta muito bonita, lanche e toda a infra-estrutura disponibilizada aos pequenos corredores. Perfeita, como sempre.

Abraço a Todos e até a próxima prova

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

8º Corrida pela Paz Caixa

Amigos Corredores,

Ontem, participei de Corrida pela Paz Caixa, organizada pela Yescom. A prova tinha como intuito celebrar as metas da ONU no milênio foi realizada nas imediações da Ponte Estaiada, Região da Berrini com largada na Av. Jornalista Roberto Marinho.

Percebi a quantidade de corredores que iria participar da Prova, já no sábado, quando da retirada do kit. A fila era longa e a quantidade de pessoas era grande.

No domingo, acordei às 05hs10min, já com tudo pronto para Prova. Cheguei a casa de meus pais(Eles estão sempre me acompanhando nas corridas) às 06hs10min e saímos às 06hs30min. O trajeto até o local da prova foi bastante tranquilo e cheguei lá por volta de 07hs00min. O número de participantes ainda era pequeno, mas depois fiquei sabendo que participaram da Prova aproximadamente 4.500 corredores. Fui para meu aquecimento e alongamento.

A temperatura amena já prometia um dia bastante quente haja vista o sol que já brilhava. Largamos às 08hs00min da manhã com temperatura de aproximadamente 20°C e sol quente. Logo de cara, tivemos de encarar a alça de subida da Ponte Estaiada, embora fosse começo de prova, mesmo assim, não foi fácil combinar ultrapassagens com subida. Larguei num ritmo não muito forte, pois, ainda estou treinando irregularmente.

Largada da Prova


Já no kilometro 2 senti um certo cansaço, mas segui em frente. O Kilometro 4 fazia parte de um retão na Marginal Pinheiros, onde eu quase parei, mas segui em frente. Já havíamos enfrentado as duas alças subida da Ponte. Ao entrar no Kilometro 6, fizemos retorno na Marginal em direção à Ponte Estaiada, e ficamos de frente para o sol, que a esta altura, já estava bastante quente. No início do kilometro 7, deu-se, também, o início da última alça de subida da Ponte, o calor era intenso e o cansaço também. Nem mesmo a parte plana da ponte e a descida rumo a pórtico de chegada foram suficiente para favorecer o final da prova, mas, consegui me manter firme e concluí a prova.

Fiquei feliz e ao mesmo tempo preocupado, pois, não estou conseguindo manter um ritmo de treinamento adequado, devido a problemas particulares, o que está afetando meu desempenho nas corridas. Sei que isto é momentâneo mas, preciso resolver esta situação.

Sorteio da Moto

Mas, o melhor de tudo ainda estava por vir! Havia uma promoção da Montevérgine, onde, com uma embalagem de um de seus produtos, tiraríamos uma foto no painel exclusivo deles e ainda concorreríamos a uma moto elétrica, dessas que toda criança quer!!!. Eu, muito despretenciosamente, participei da promoção e ao final do evento, meu número de peito "2365" foi sorteado e eu, quero dizer meu filhote Diego, ganhou a moto elétrica.

Medalhas da Prova

Fiquei extremamente feliz, pois, nunca imaginei que seria sorteado. Quanto à organização da prova, deixou a desejar no quesito kit pós-prova: Apenas uma barrinha de cereal e um torrone, nenhuma fruta. Apesar da camisa bonita e a medalha também bonita, se comparado aos demais organizadores de corridas de rua, a falha foi muito grande e percebida por todos os participantes. Esperamos que na próxima corrida, tenham um pouco mais de cuidado com nós corredores.

Medalhas da Prova

Tempo Bruto: 00:41:57
Tempo Líquido: 00:41:27
Colocação Geral: 412°
Ritmo: 00:05:11 / Km

Até a próxima prova, dia 27 no Pacaembu, Circuito das Estações Adidas - Etapa Primavera.

Abraço a Todos.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Melhor Horário para Correr

Amigos Corredores,
Dando sequência as matérias que publicamos quinzenalmente, as sextas-feiras, achei muito interessante, principalmente para os corredores iniciantes, uma matéria publicada pelo site da Revista O2 por minuto em 04/04/2008 sobre o melhor horário para a prática esportiva.

A atividade física já conquistou um lugar na sua rotina cheia de compromissos. Você percebe uma diferença de rendimento no treino em períodos diferentes do dia, mas não consegue identificar qual é o melhor horário para correr. Confira o período mais adequado para sua fase de evolução.

Manhã

Vantagens
- Dá uma sensação de dever cumprido e mais disposição para as demais tarefas do dia;
- A aclimatação para provas também é um ponto forte, pois a maioria delas é feita pela manhã e o atleta se sente mais preparado para esses eventos;
- O clima é mais ameno, pois o sol ainda não está tão forte.

Desvantagens
- É preciso moderar a carga de treino nesse horário, pois o corpo tende a estar menos aquecido e requer uma adaptação progressiva;
- Ter que acordar muito cedo pode ser uma desvantagem para quem não conseguiu dormir as horas necessárias. O desempenho tende a cair.

Dicas
- A alimentação para quem treina nesse período merece atenção especial. Isso porque o atleta deve fazer um desjejum antes do treino, com alimentos de fácil digestão, e um lanche depois para repor as perdas. Nunca corra de estômago vazio;
- Evitar o horário a partir das 10h, pois o sol já está forte demais. Prefira esse período para treinos;
- Prefira esse período para treinos mais intensos e de velocidade.

Tarde

Vantagens
- Nesse horário, o corredor já fez (ou deveria ter feito) pelo menos três refeições, o que garante a reserva de glicogênio muscular necessária para um bom rendimento;
- Período bom para aqueles que não se adaptam à rotina de acordar cedo e possuem compromissos na parte da noite.

Desvantagens
- A exposição ao sol e à temperatura ambiente é mais alta;
- É difícil ter companhia para correr nesse horário, já que os períodos mais populares são noite e manhã.

Dicas
- Alimente-se bem no almoço e só saia para correr duas horas após a refeição;
- A proteção solar merece atenção especial. Prefira locais arborizados ou menos suscetíveis ao clima externo.

Noite

Vantagens
- A temperatura é mais amena nesse período;
- A maioria das assessorias e grupos de corrida treina nesse horário, o que agrada aqueles que gostam de correr com companhia;
- As horas de sono pós-treino tornam a recuperação metabólica mais rápida;
- Boa opção para aqueles atletas que não “funcionam” bem de manhã e se sentem agitados durante a noite, pois pode ajudar a proporcionar uma boa noite de sono.

Desvantagens
- Treinar só nesse período pode dificultar a aclimatação em dia de provas, que geralmente são realizadas de manhã;
- O cansaço das atividades diárias pode afetar o rendimento na corrida;
- A possibilidade do surgimento de imprevistos é grande nesse período, como eventos sociais, por exemplo.

Dicas
- Prefira esse horário para treinos mais longos de rodagem;
- Corra em lugares iluminados e fique atento ao terreno irregular com possíveis desníveis e buracos;
- Programe seu treino para terminar pelo menos duas horas antes do horário que costuma dormir, pois a carga de adrenalina pode prejudicar o sono.

Fonte: Site Revista O2 por Minuto
Até a próxima matéria.

Abraço a Todos.