segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Circuito da Estações Adidas - Etapa Primavera

Amigos Corredores,

Ontem, sob sol forte, participei da Etapa Primavera do Circuito das Estações Adidas. A Prova ocorre em frente ao Estádio do Pacaembu, com largada na Praça Charles Muller.

A retirada do kit aconteceu na loja da Adidas, na Oscar Freire, local não muito bem visto pelos corredores devido a dificuldade de acesso. Retirei meu kit na sexta-feira. no horário de almoço e escapei da "muvuca" do sábado.

Acordei para a prova as 05hs15min, depois de uma noite mal dormida e uma semana sem treinos, logo não tinha pretensões de melhorar meu tempo nesta prova. Saí de casa por volta de 05hs50min e fui para casa de meus pais. Chegamos ao local da Prova às 07hs00min da manhã, com trânsito bastante tranquilo, o dia já mostrava que o calor seria forte, pois, neste horário já estava ensolarado.

Dependências do Estádio do Pacaembu

A retirada do chip de cronometragem foi bastante tranquila. Desta vez, a organização da prova corrigiu um problema de posicionamento de zonas de ritmo o que fez com que a largada fosse bastante tranquila para os mais de 6 mil corredores. Como não venho treinando, resolvi largar na zona de ritmo de 5min30seg por kilômetro, um pouco acima do que costumo fazer normalmente nas provas em que participo.

Local de Largada da Prova

Fiz aquecimento e alongamento e largamos às 08hs00min. Quando pisei no tapete de largada, ou seja, quando efetivamente a minha corrida começou, o cronômetro do pórtico de largada já marcava 5min10seg, tamanho era o volume de pessoas. Larguei em ritmo normal sem forçar muito, afinal já conheço bem o percurso e sei das subidas do elevado Costa e Siva, famoso "Minhocão". A temperatura já marcada às 08hs00min da manhã, 28°C e sol bastante forte.

Os primeiros kilômetros são sempre de ultrapassagens, porém, as ultrapassagens foram bastante tranquilas devido a largura da Avenida Pacaembu. Logo veio a primeira subida, sentido minhocão, sentia que meu ritmo de prova estava muito bom para quem não estava treinando. Cheguei ao Km 3 bastante inteiro e segui sem grandes problemas. Os postos de hidratação, como sempre, bem distribuídos, eram suficientes. Enfrentamos o elevado Costa e Silva sob sol de 30°C o que tornou a prova bastante difícil.

O cansaço bateu no Km 7, ainda na descida do "Minhocão". Até aí eu vinha num ritmo, a meu ver, muito bom. O mais incrível foi que, quando passei pela placa de 8 Km, já de volta à Avenida Pacaembu, o cansaço chegou ao seu ponto máximo e tive que diminuir o ritmo para não "quebrar". Foram 2 kilômetros bastante difíceis de serem percorridos. Neste ponto, o normal é darmos aquele famoso sprint na Corrida. No meu caso não tinha nenhuma condição, o objetivo era apenas conseguir terminar a prova.

Percurso da Prova

Os últimos 500m foram percorridos na base de muita vontade e determinação. A falta de treinamentos fez com que eu piorasse, e muito, meu condicionamento físico até mesmo nas provas de 10 km. Os treinamentos são fundamentais, tanto que já estou cogitando a possibilidade de passar meus treinos do horário noturno para o período da manhã, antes do meu trabalho. O importante é que tenho consciência que tenho que voltar a treinar urgentemente para voltar a melhorar meu condicionamento e consequentemente meus tempos nas provas.

Consegui, após muito esforço, concluir mais uma prova o que realmente me deixou muito feliz. Quanto à organização, sempre perfeita, o kit pós-prova impecável. Frutas, isotônico, toalhinha, distribuição de revistas da O2 e iogurte. Realmente tudo perfeito e bem organizado. Parabéns.

Medalha da Prova

Tempo Bruto : 01:01:00
Tempo Líquido: 00:55:10
Ritmo: 00:05:31 / Km

Abraço a Todos.

Até a próxima prova, em 04/10 na Vila Maria, pelo Circuito Seme de Corridas de Rua.

Nenhum comentário: