segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Corrida Novo Nordisk - Mudando o Diabetes

Amigos Corredores,

Sábado, participei de mais uma corrida, desta vez, a prova era do Novo Nordisk - Mudando o Diabetes. A prova tinha como objetivo, no dia mundial de combate ao diabetes, alertar sobre a doença e incentivar os exames, afinal, segundo dados obtidos na prova, são 285 milhões de pessoas com diabetes e 4 milhões de óbitos por ano. É um número bastante assustador.

Fiz a inscrição com certa antecedência e não imaginava que teria tanto compromisso neste dia. Para se ter uma idéia, acordei às 05hs00min da manhã, pois, tinha um jogo de futebol às 08hs00min (Semifinal de Campeonato) no qual dirijo uma equipe de futebol de campo composta por garotos em 14 a 17 anos. Por ser uma semifinal, o jogo em si era importante e provocou grande tensão, mas no final ganhamos e nos classificamos para a grande final.

Após todo este stress provocado pelo jogo, ainda tive outros compromissos na sequência. Resumindo, cheguei na casa de meus pais às 13hs00min, almocei, descansei um pouco e às 15h00min fui para a USP, local onde se realizaria a Prova.

Não sabia nem se iria correr, pois, segundo o site da Yescom, os kit de participação seria entregues até às 15hs00min, o que seria um tremendo absurdo, uma vez que, todos os corredores da prova teriam de estar na USP até este horário e então, ficar esperando por duas horas para começar a Corrida.

Bem, o bom senso prevaleceu. Eu cheguei às 16hs00min na USP e os kits estavam sendo entregues, havia bastante gente pronta para a Prova, bem como havia bastante gente retirando seus kits. Participaram da Prova, aproximadamente 2.500 corredores.

Aquecimento dos corredores


Fiz toda a minha preparação, alongamento, aquecimento e fui para o local de largada. Estava uma tarde muito bonita, não tinha sol, porém, a temperatura estava na casa dos 30°C. Eu sabia que não seria uma prova fácil, pois, sentia que estava cansado mesmo antes do início da Prova.

Ínicio da Prova


A Corrida consistia em uma ou duas voltas pela Av. da Raia, passando pela Praça do Cavalo, cada uma delas com 5 Kilômetros. Como eu estava inscrito nos 10 Km, tinha que completar 2 voltas.

Pontualmente às 17hs00min, começou a prova, larguei em ritmo lento, até mesmo porque, poucos metros à frente havia uma curva, seguindo reto até o final da Av. da Raia. Segui bem os primeiros kilômetros, cruzei com um amigo, Robério, por volta do kilômetro 3, não tinha objetivos de tempo nesta Prova, apenas queria terminar sem "quebrar". Conclui a primeira volta (5 km) com um tempo bom de aproximadamente 00hs27min, mas quando entrei pelo kilômetro 6, fui vencido pelo cansaço, meu rendimento foi ficando cada vez pior, fui diminuindo o ritmo até que antes mesmo de chegar ao kilômetro 7, "quebrei". Pela primeira vez em 28 corridas realizadas, "quebrei". Tive de caminhar, tinha receio disso, pois, se caminhasse durante muito tempo, poderia não ter mais forças para voltar a correr. Alguns corredores tentavam me estimular com palavras de incentivo eu ainda tentei seguir correndo mas não consegui. :(

Estou ao Centro, primeira volta


Tudo bem, faz parte, sou apenas um corredor iniciante e fatalmente, um dia isso iria acontecer! Segui em frente, durante alguns trechos do kilômetro 8 e 9, ainda caminhei um pouco, e nos últimos 800 metros, consegui voltar a correr e concluir a Prova.

Estava bastante abafado e foi necessário muita água. Quanto à Organização da Yescom, ficou faltando o kit pós-prova, pois, no final, depois de uma Prova de 10 Km, os corredores receberem apenas uma barrinha de cereal e um torrone, num dia de alta temperatura, é no mínimo, lamentável! A camiseta e a medalha padrão valeram o sacrifício.

Percurso da prova


Esta não é a primeira prova em que a Yescom não tem um kit pós-prova, já participei de outras provas (Corrida da Paz, por exemplo) e foi a mesma coisa, parece que esta se tornando padrão da Yescom.

Obviamente, meu tempo não foi nada bom se comparado à outras provas que participei, mas valeu. Consegui terminar, e isso é o que importa.


Tempo Bruto: 01:01:19
Tempo Líquido: 01:00:28
Pace : 00:06:02 / Km

Abraço a Todos.

Até o próximo final de Semana, na Região do Ibirapuera, pela Corpore Samsung 10K.

Nenhum comentário: