domingo, 31 de maio de 2009

15º Maratona Internacional de São Paulo (10 Km)

Amigos Corredores,

Hoje participei da 15º Maratona Internacional de São Paulo, na prova participativa de 10 Km, foi a primeira vez que participei desta prova e achei sensacional.

Na sexta-feira, 29/05, retirei o kit no horário de almoço, uma vez que a entrega do mesmo era próximo ao meu trabalho. Tudo muito organizado e rápido.

Hoje, acordei às 5hs20min e saí de casa às 5hs50min, meus pais queriam assistir a prova, então, fui buscá-los e chegamos ao local da chegada (região do Ibirapuera) aproximadamente as 7hs40min. Deixei meus pais próximos da arquibancada e fui pegar o ônibus (a Organização, disponibilizou ônibus para levar os atletas até a largada).

Peguei o ônibus com tranquilidade e cheguei ao local da prova às 8hs15min. Fiz meu aquecimento e alongamento normalmente e com bastante tranquilidade. Em seguida fui para a zona de ritmo. Após a execução do Hino Nacional, alguns minutos depois ocorreu a largada, uma mar de gente num total de 15.000 pessoas.

Foto da Ponte Estaiada - Zona Sul


O Percurso era bastante tranquilo, bastante plano, com exceção das pontes, é claro, em 90% do percurso tive que "negociar" as ultrapassagem, pois, estava num ritmo melhor de corrida, mas isto é normal nas corridas de rua.

Me senti muito bem durante a prova. Tinha como meta diminuir meu tempo em aproximadamente 2min e também continuar concluindo a prova sem caminhar, o tempo estava bastante ameno, 18º C e sol fraco, mais ou menos a partir do kilômetro 3. Senti um certo cansaço apenas na subida do túnel Ayrton Senna e consequentemente, na entrada da Avenida República do Líbano.

Todo o percurso da corrida foi bastante tranquilo. Gostaria de dar os parabéns à Organização da Prova, os postos de água estavam bem colocados, a zonas de ritmo facilitavam a largada do atletas, tudo perfeito e muito organizado.

Foto da Ponte do Morumbi - Zona Sul

Percurso da Prova - 10 Km

Concluí a prova num tempo melhor do que esperava, mantendo as minhas metas iniciais da corrida: Continuei não caminhando durante a prova e baixei meu tempo não em 2min mas em 4min em relação à última prova de 10K que havia participado.

Mais uma medalha entra para minha galeria de conquistas.

Tempo Bruto: 01:06:04
Tempo Líquido: 00:55:57

Até a próxima corrida de 5K no Circuito Alphaville Running em 06/06.

Abraço a todos.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Começar a Correr

Amigos Corredores,

Hoje venho postar uma matéria publicada pelo site da revista O2 do dia 19/02/2009, para quem é iniciante, dar os primeiros passos no fascinante mundo das corridas.

O primeiro passo, do sofá até a rua, não é tão longo. Com força de vontade e orientação essa prática esportiva também pode fazer parte do seu dia-a-dia.

Por Fausto Fagioli Fonseca

Começar a correr pode ser mais fácil do que você pensa. Até mesmo quem acha que está acima do peso, ou que não tem preparo físico suficiente, pode iniciar no esporte, basta conhecer e respeitar seus limites.

Em princípio, o ideal é que a pessoa procure um médico, como explica o diretor técnico da Treinamento Esportivo Sandro Performance, Sandro Figueiredo: “Para começar a praticar o esporte, o primeiro passo a ser tomado pelo corredor é procurar um médico e fazer os exames básicos, para saber se está apto a praticar a corrida”, diz Figueiredo, que completa:

“Depois de ter os exames em mãos, uma avaliação física também é importante, para a pessoa saber qual é seu nível físico e aeróbico. Para todos os iniciantes, a prática da atividade começa com uma caminhada esportiva, e, gradativamente, o nível vai se elevando”.

O treinador Vinícius Balbino, diretor técnico da Vinícius Assessoria Esportiva, também fala sobre o início do corredor: “Não adianta a pessoa ter pressa. É preciso atentar aos procedimentos necessários, fazer os exames. Depois disso, começar com treinos mais curtos e aumentar gradativamente o volume”.

“Quando decidi começar a correr estava um pouco acima do peso, até por isso escolhi a corrida, pois falam que é boa para perder a barriga. Comecei caminhado e atualmente me sinto muito melhor fisicamente e animado para o dia-a-dia”, conta Marcos Viesti, 27, administrador, que corre há seis meses.

Tenha uma meta

Traçar um objetivo é um dos primeiros passos para iniciar no esporte. O corredor iniciante pode escolher uma prova no calendário para ser sua primeira corrida. O ideal é que esta prova esteja alguns meses à frente, para que você possa haver uma preparação correta.

“Ter uma meta traçada é sempre muito importante. Por exemplo, quem está iniciando, pode pensar em uma corrida de revezamento ou uma de 5 km – opções com menor distância –, para ter tempo de adquirir seu ritmo e conseguir completar a prova”, afirma Figueiredo.

O treinador Balbino também fala da importância de um objetivo: “Ter uma meta é sempre importante no esporte. Aconselho para quem for começar escolher um percurso perto de casa e reservar cerca de 30 minutos em alguns dias da semana para a prática da atividade. A regularidade também é muito importante”.

Os benefícios

Como todo esporte, a corrida trás benefícios para seu corpo e para seu estilo de vida. Se você busca saúde e bem-estar, começar a correr pode ser a resposta para suas necessidades.

“A corrida proporciona benefícios cardíacos, na respiração, no sono. Além de dar mais ânimo e alegria para a vida do atleta, que passa a se sentir melhor durante o dia”, conta Figueiredo.

Além da melhora física, a corrida está ligada também à mudança de hábitos, como fala Balbino.

“Associada à prática deste esporte está a mudança de hábitos. A pessoa passa a dormir mais cedo, por causa das provas e do treinamento, e começa a ter mais disposição”.

fonte: site da Revista O2

Abraço a todos.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Mais uma semana difícil

Amigos Corredores,

Mais uma semana difícil, sem treinos. Tudo em virtude do meu trabalho, que realmente não está fácil, associado ao aniversário do meu filho fizeram com que esta semana não tivesse conseguido realizar nenhum treino.

Mas na próxima semana, retomarei meus treinos devidamente a fim de compensar o tempo perdido.

Abraço a todos.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

9º Corrida e Caminhada Graacc

Amigos Corredores,

No último Domingo, dia das mães, participei da 9º Corrida e Caminhada Graacc, é o primeiro ano de muitos anos que ainda quero participar desta prova, não só pelo prazer de correr como também pela ação social inserida no contexto.

A retirada do kit, para mim, se deu na sexta-feira, já que a entrega ocorreu próximo do meu trabalho e como tinha outros compromissos no sábado, fui buscá-lo antecipadamente.

No domingo, acordei por volta de 05hs00min da manhã, saí de casa às 05hs45min e fui buscar meus pais que queriam assistir a prova. Tive um pouco de dificuldade de estacionar próximo ao local da prova em frente à Assembléia Legislativa, na região do Ibirapuera.

Quando consegui estacionar, estava um pouco atrasado, cheguei à arena da prova às 07hs45min, fiz um rápido aquecimento, o que não é muito correto, diga-se de passagem, e fui para o meu setor de largada, setor preto.

As 08hs00min a largada aconteceu e seguimos rumo à Av. República do Líbano. A prova havia muitos participantes, em torno de 8900 corredores, porém, a organização da Corpore, como sempre impecável, faz com que os corredores em seus respectivos setores desenvolvam a sua corrida de forma bastante satisfatória.

Os primeiros kilômetros eram bastante planos e não exigiam maiores esforços para cumprí-los. No kilômetro 5, um pequeno aclive exigia um pouco dos corredores. A temperatura bastante amena na casa dos 21º, tipicamente Outono, com um sol que não atrapalhava em nada o nosso desempenho.

O kilômetro 6 e o kilômetro 7 seguia-se, respectivamente, de um declive e de um aclive um pouco mais acentuado que, por já termos concluído pouco mais da metade da prova, acabava por exigir um desempenho maior.

Eu acompanhava meu tempo nas placas de kilometragem, distribuídas no decorrer do percurso e percebi que estava completando cada kilômetro num tempo um pouco maior que 6 min. Mantive dessa forma durante a prova inteira. Chegamos ao kilômetro 8 já um pouco cansado em virtude de ter competido na prova do Circuito Fila Night Run, na noite anterior, mas, estava bem.

O último kilômetro já se tornava um desafio, ou seja, completar a prova inteira sem parar para caminhar, diminuí um pouco o ritmo para não ter que parar e assim concluí a prova da melhor forma possível.

Recebi a medalha, o que me deu bastante satisfação, uma vez que, esta foi a primeira corrida de 10k que eu fiz pelo Circuito Corpore.

Vista área da Corrida Graacc

Medalha da Prova Graacc


Percurso da Corrida Graacc


Tempo Líquido: 00:59:09.47
Classificação Geral: 2723/4922
Classificação Faixa: 396/602
Classificação Sexo: 2398/3793
Ritmo: 05:54 min/km

Consegui baixar meu tempo em relação aos 10k do Circuito Adidas em aproximadamente 02min, o que considero ser uma excelente diferença para alguém que ainda está começando como eu. Não poderia esquecer, Parabéns a todas as mamães, especialmente à mãe do meu filho e a minha mãe.

Até a próxima corrida nos 10K da Maratona Internacional de São Paulo, dia 31/05.

Abraço a todos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Os 4 aninhos do meu filhote

Amigos Corredores,

Hoje não venho contar sobre nenhuma corrida, mas sim, falar do aniversário do meu filhote que hoje completa 4 anos, e parece que foi ontem que, às 10hs10min do dia 12 de maio de 2005 nasceu o meu filho Diego.

Com 48cm e pouco mais de 3 Kg. nasceu no Hospital da Criança aquele que, a partir dessa data, passou a ser a maior preciosidade da minha vida.


Filho, você ainda não sabe ler, mas, já sabe o quanto amo você, neste dia em que estamos todos reunidos à sua volta: mamãe, papai, vovô, vovó, tio e padrinhos, quero que você saiba o quanto te amo e me orgulho de você, embora tenha apenas 4 anos.

Deseja a você toda a felicidade que você merece ... Milhões de beijos meu filho!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fila Night Run - 1º Etapa

Amigos Corredores,

No último sábado (09/05) participamos, digo participamos porque eu e minha esposa fomos participar da corrida Fila Night Run - 1° Etapa.

A retirada do kit foi bastante tranquila e a camisa da corrida é muito bonita. Para nós era uma novidade, pois, embora eu treine só à noite, nunca havia participado de uma prova neste horário. Seguindo orientações do site da prova, resolvi chegar cedo, então, combinei com minha esposa(que trabalha aos sábados) de que iria buscá-la às 17hs00min para podermos chegar com tranquilidade ao local da prova, na cidade universitária (USP).

Chegamos à USP às 17hs30min, e já havia uma fila de carros nos portões da USP, aguardamos um pouco, e depois ficamos sabendo que a demora se deu pelo fato de que um dos portões que deveria estar aberto, na realidade estava fechado. Ok, chegamos à arena da prova, e já havia bastante gente, banda ao vivo, luzes e clima de balada.

Tudo bem organizado, frutas antes da prova, brindes para os participantes. Ás 19hs40min, tivemos aquecimento e alongamento para o início da prova. Havia dois locais de largadas distintos, um para os participantes dos 5k e outro para os participantes dos 10k, eu e minha esposa iríamos participar dos 5k, até mesmo porque no dia seguinte eu iria participar de outra prova.



Fomos para a área de largada que já estava lotada, depois ficamos sabendo que havia mais de 8 mil inscritos para a prova!!! Já na área de largada, podia-se sentir os primeiros pingos de água, realmente iria chover, só não sabíamos que seria tanto!!!

Não havia zonas de ritmo, logo, as pessoas largavam de onde queria, isto é ruim, pois há pessoas que largam logo na frente mas, não tem condições físicas de acompanhar o pelotão, então, começa a caminhar, atrapalhando os demais corredores que vem logo atrás num ritmo mais forte.

Aproximadamente 200m depois da largada dos 5k, encontramos o pessoal que largou nos 10k isto congestionou mais ainda a prova que já estava bastante congestionada. Muita gente, pouco espaço. Corri com minha esposa durante algum tempo, depois como estavam todos de preto (a camiseta da prova era preta) perdi contato com ela, então segui sozinho, para correr melhor, devido a quantidade de participantes era necessário, muitas vezes, correr pela calçada. Durante o percurso a chuva que estava se formando durante a largada, literalmente desabou em São Paulo, chovendo cada vez mais forte. Cheguei 2 min a frente da minha esposa.

A sensação foi muito boa já que nunca havia corrido na chuva, não senti cansado durante o percurso, o calor era amenizado pela chuva torrencial que caía na Cidade Universitária. Quanto mais próximo do final da prova, maior era o volume de chuva que caía. Ao final da corrida, era impressionante a quantidade de chuva na Cidade.

Depois de muito tempo de busca, encontrei minha esposa e meus pais "escondidos" na cobertura da barraca central da Fila. A temperatura era amena, na casa dos 18°C, porém, a sensação térmica, em virtude de estarmos todos encharcados era muito menor, passamos um frio terrível, mas foi muito bom!

Depois de mais uma prova concluída, tivemos que enfrentar o congestionamento na saída da USP para retornamos à nossa casa. Tirando a falta das zonas de ritmo e o mesmo percurso para os 5k e os 10k, a prova foi sensacional.


Arena da Prova Fila Night Run

Percurso da Corrida Fila Night Run

Medalha da Prova Fila Night Run

Meu Tempo:
Tempo Líquido : 00:29:03
Ritmo: 05:48 / km

Minha Esposa:
Tempo Líquido : 00:31:16
Ritmo: 06:15 / km

Até a próxima corrida, quero dizer até o dia seguinte quando vou correr a prova do Graacc.

Abraço a Todos,

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Circuito Osasco - Running for Nature - Etapa Água

Amigos Corredores,

Após praticamente um mês sem uma corrida oficial, ontem foi realizada a II Etapa do Circuito Osasco - Etapa Água (Running for Nature), no centro de Osasco com largada em frente a sede da Prefeitura.

Já havia retirado o kit de participação no feriado (01/05), que desta vez, foi liberado antes da prova. Fiquei na dúvida se ia ou não de carro e acabei optando por ir de metrô e trem. Acordei às 06hs00min pois, a prova só teria largada às 09hs00min da manhã. Como de costume, já estava com tudo devidamente organizado, então, às 06hs45min saí de casa. Pelos meus cálculos chegaria à arena da prova por volta de 08hs15min.

Quanto o metrô chegou na estação Sé, percebi que os trens estavam chegando com inversão de plataformas, achei estanho, verifiquei se estava na plataformacorreta. Peguei o trem para a Estação Barra Funda, quando o mesmo chegou na estação Anhangabaú, fomos avisados de que aquele metrô retornaria em sentido contrário, a estação já estava lotada às 07hs20min do domingo!!!, verifiquei junto aos seguranças do metrô, então fui informado de que em virtude de obras no metrô, o mesmo só iria até àquela estação e para que eu chegasse até a Barra Funda, deveria retirar uma senha nas catracas, sair do metrô, tomar um ônibus (gratuito) que me levaria até a Estação Santa Cecília, e aí sim, pegar o metrô para estação Barra Funda.

Aí fiquei preocupado, pois, embora ainda fosse cedo, corria o risco de não dar tempo de começar a prova. Mas, segui o trajeto conforme orientação do metrô. Peguei um ônibus absurdamente lotado para o horário, segui viagem por aproximadamente 10min até chegarmos na Estação Santa Cecília, lá peguei novamente o metrô e cheguei, até que enfim!!!, na Barra Funda onde iria pegar o trem da CPTM para a Estação de Osasco.

Cheguei na plataforma da CPTM eram 08hs00min da manhã, ou seja, ainda faltava uma hora para a largada da corrida, iria dar tempo!!!. Só que o trem chegou à plataforma somente às 08hs25min. Já começava achar que se não chegasse à tempo, desistiria de correr as próximas etapas de Osasco, uma vez que, já havia perdido a primeira etapa.

5 estações depois eu estava em Osasco, porém, já eram 08hs50min, logo, precisava me apressar!. Cheguei à Arena da prova às 09hs00min, teoricamente "aquecido" pois, havia corrido bastante. A largada ocorreu às 09hs03min, tempo quase suficiente para colocar o número de peito e entregar a mochila no guarda volumes e entrar no final da fila para largada.

O percurso era bastante plano, praticamente sem subidas, estava participando da prova de 8 km, o que significava duas voltas na Avenida em frente à sede da Prefeitura de Osasco, região bonita, sol forte e temperatura na faixa dos 26°C. Em virtude de uma inflamação na garganta, mal treinei para a corrida e senti cansaço a partir do Km 5 (segunda volta), diminui o ritmo e passei a fazer uma corrida leve. Não queria parar e caminhar. A partir do Km 6, estava bastante cansado e aquilo já passou a ser um desafio.

O que mais me chamou à atenção foi que do Km 7 em diante até a chegada no Km 8 (final da prova), era muito distante o que chegou a levantar comentários entre alguns corredores de que a prova tinha bem mais de 8 Km, eu acredito que sim pois nunca vim um kilômetro tão longo...

Quando cheguei ao fim da prova, estava realmente bastante cansado e lutando comigo mesmo para completar o percurso sem parar para caminhar. Feliz, conclui sem parar e com um bom tempo de prova. Tinha como meta correr num ritmo de 06min/Km, já que estava um pouco fora de forma, consegui um tempo melhor o que deixou bastante satisfeito.

A organização da corrida foi muito boa, pouca gente, mas uma prova muito boa de se correr.


Percurso do Circuito Running for Nature - Etapa Água



Medalha da Prova Running for Nature - Etapa Água

Tempo Oficial: 00:49:07
Tempo Líquido: 00:47:44
Ritmo: 05:58 / Km


Parabéns à Organização, apesar da kilometragem não parecer estar correta.


Até a próxima corrida na Fila Night Run em 09/05.


Abraços a todos.