segunda-feira, 19 de julho de 2010

Circuito de Corridas da Caixa - Etapa São Paulo

Amigos Corredores,

Ontem, participei pela primeira vez da prova de Rua do Circuito Caixa, realizado na Região do Pacaembu, muito conhecido dos corredores por ser o mesmo percurso do Circuito Adidas.

A retirada do Kit foi realizado no Shopping Boulevard na Pompéia, distante e fora de mão para a maioria dos Corredores, mas tudo bem, pelo menos a retirada do kit foi tranquila.

No domingo, já com a minha mochila costumeiramente pronta, acordei às 05hs00min, em seguida acordei minha esposa que iria participar da Prova e meu filhote que briga comigo caso eu não o leve para as minhas corridas.

Estádio do Pacaembu


Chegamos a casa dos meus pais, por volta de 06hs30min e chegamos ao local da Prova na Praça Charles Muller, no Pacaembu às 07hs15min, os corredores de Elite já haviam largado.

Retirei meu chip, fiz alongamento e aquecimento e em seguida fomos para o local de largada, não havia zonas de ritmo, cada um largava de onde queria, o que acabou tumultuando um pouco.

Às 08hs00min, largamos em ritmo moderado, rapidamente não sabia mais onde estava minha esposa, mas até aí tudo normal. Seguimos pela Av. Pacaembu que havia sido estreitada devido aos corredores de elite e também a Prova de 5K que aconteceu juntamente com a prova de 10K a qual eu estava participando.

Percurso da Prova


O tempo estava frio, com temperatura na casa dos 18° e céu nublado durante toda a prova, o que acabou por facilitar o desempenho. Segui pelo Kilômetro 1 com tranquilidade. O Kilômetro 2 começa a haver a dispersão dos atletas, isto facilita a corrida, para a subida da Rua D.Marta em direção do Elevado Costa e Silva.

Chegamos ao Elevado, no kilômetro 3, o que já era a segunda subida, firme e forte, mantendo o ritmo. O Kilômetro 4 e 5 segue em terreno um tanto quanto irregular, pois o Elevado não é plano, sendo formado por algumas subidas e descidas.

O kilômetro 6, após o retorno segue em seu piso irregular, eu estava firme e forte porém já um tanto quanto cansado. O kilômetro 7 acontece no final do Elevado seguindo em direção à Avenida Pacaembu, apenas descidas, e para descer, todo santo ajuda!!

Medalha da Prova


O Kilômetro 8, para mim, sempre é o ponto onde o cansaço bate forte. Segui pela Avenida Pacaembu tendo de reduzir um pouco o ritmo, para aguentar chegar. A semana que antecedeu a prova foi muito difícil par mim, pois fiquei muito gripado, tendo de faltar 2 dias seguidos no trabalho devido a febre alta.

Me sentia um pouco debilitado mas segui firme no meu percurso. Chegamos ao kilômetro 9, ultimo da prova e o mais difícil. Me sentia bastante cansado, mas faltava pouco e não queria quebrar, afinal, quebrei uma única vez, conforme já foi relatado aqui neste blog.

Entrei pela Praça Charles Muller, já em final de festa, tinha a sensação de que se a prova tivesse mais cem metros, talvez eu não conseguisse concluí-la. Mas no final acabou tudo dando certo e concluí a prova com um tempo bastante razoável pelas minhas condições, o que me deixou bastante satisfeito.

N° de Peito : 897
Tempo Bruto : 00:58:09
Tempo Líquido : 00:56:24
Pace Médio : 00:05:38
Class Categoria: 84

Quanto a Organização da prova, não chega a ser como a Corpore ou o Circuito Adidas mas de uma certa forma, foram bem. A camiseta bonita e a medalha simples fizeram parte da Prova. Os postos de hidratação foram distribuidos corretamente.

A próxima prova a ser realizada será a Meia Maratona de São Bernardo do Campo, onde irei realizar a prova de 5 Km.

Abraço a Todos

terça-feira, 13 de julho de 2010

Circuito Sesc de Corridas de Rua - Etapa Infantil

Amigos Corredores,

Ainda anteontem, após a prova de rua do Sesc, houve a prova infantil para as crianças. Meu filho estava aguardando ansiosamente para a participação nesta prova.

Retirei o kit dele juntamente com o meu, da minha esposa e da minha mãe. No domingo para fazê-lo acordar, bastou dizer que era o dia da Corrida, e ele pulou da cama rapidamente às 05hs00min. Saímos de casa por volta das 06hs00min e fomos para a casa de meus pais.

Chegamos ao local da prova com bastante antecedência, ele já demonstrava impaciência por ter de esperar a realização da sua corrida. Após a nossa corrida que já foi descrita no outro post, começaram os preparativos para a realização da Corrida Infantil Ruas de Santana, organizada pelo SESC Santana.

Meu Filhote


Meu filho iria participar da prova de 50m afinal ele tem apenas 5 anos de idade, embora seu tamanho e porte físico aparente mais idade. A prova começou com um alongamento infantil que tinha mais brincadeiras do que propriamente alongamento.

Após isto as crianças foram levadas por monitores para suas respectivas posições de largada. e lá estava o meu filhote, preparado para mais uma corrida, tão esperada por ele.

Medalha da Prova Infantil


Largou na segunda bateria após a bateria feminina. largou bem saiu na frente e seguiu em frente até o final. Venceu fácil, o que para mim, é o menos importante. Afirmo que nunca cobrei dele a vitória, alás, nunca cobrei nada dele neste sentido. a Corrida para as crianças deve ser uma forma de integração no esporte, apenas.

Ganhou a corrida, ganhou seu lanche, sua medalha e sua camiseta, assim como nós adultos, o que o deixou muito feliz.

Vencendo ou ganhando, não importa, o importante é o orgulho que tenho dele.

Até a próximo oportunidade nas corrida infantis.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Circuito SESC de Corrida de Rua - Etapa Santana

Amigos Corredores,

Ontem, participei da corrida de rua, realizada nas ruas do Jardim São Paulo, Zona Norte da Cidade. A prova foi organizada pelo SESC Santana e foi denominada Ruas de Santana, eram 6 Km num percurso de 2 voltas e largada em frente ao Sesc.

A retirada do kit ocorreu no Sábado, em horário comercial. Nunca havia ido ao Sesc Santana e gostei muito do que vi, muito bonito e organizado. A retirada do kit, no segundo andar, foi realizada com bastante tranquilidade e sem atropelos. Haveria Provas de Corrida e Caminhada bem como uma Prova Infantil, da qual inscrevi meu filho mas isto é outra postagem.

Após a retirada do kit, ainda assisti no saguão do prédio ao primeiro tempo do jogo da decisão de 3º e 4º lugar da Copa do Mundo entre Alemanha e Uruguai.

Voltando à Corrida, no domingo, acordei por volta de 05hs00min, sempre no mesmo ritual, com tudo pronto, chamei minha esposa e meu filho para a Corrida. Saimos de casa às 06hs00min para ir buscar meus pais, minha mãe, agora, é a mais nova adepta das provas de rua. Participa de todas as provas que eu participo, segue no ritmo dela, sem forçar conforme eu lhe expliquei.

Percurso da Prova


Chegamos ao local da Prova, na Avenida Luiz Dumont Villares às 07hs15min. Com tranquilidade retiramos o chip de cronometragem e fomos nos preparar para a largada.

Pontualmente às 08hs00min, largamos em frente ao prédio do Sesc Santana, na Avenida Luiz Dumont Villares, larguei com tranquilidade, afinal era um prova curta e com pouca gente, aproximadamente 1.500 corredores.

Fiquei muito surpreso já na primeira curva da Prova, pois, era uma subida, tipo "Morro Acima". A corrida estava apenas começando e a subida não era nada fácil, Mas o pior ainda estava por vir. Antes do Kilômetro 1, veio mais um subida forte e mais outra subida forte um pouco mais curta, porém, de muito respeito.


Nº Peito : 1011
Class Faixa Etária : 40
Tempo Bruto : 00:36:28
Tempo Líquido : 00:34:17
Pace Médio : 00:05:42

Seguimos pelas ruas de paralelepípedo até aquilo que se pode chamar de "Descida do Morro", se não prestar atenção, torce o tornozelo e ainda pode cair. Logo após o Kilômetro 2, adivinhem... mais uma subida, agora não tão forte quando as outras 3 anteriores mas ... uma subida.

Completamos a primeira volta, kilômetro 3, com tranquilidade e sabíamos que novas subidas viriam logo em frente. Encontrei com minha esposa uma única vez durante o percurso. Na segunda volta, veio logo as 3 subidas muito difíceis. Seguimos firme e forte, tá certo que tive de diminuir um pouquinho o ritmo para conseguir cumprir as subidas. A temperatura estava na casa dos 20°C e tempo nublado durante toda a prova.

Alcançamos o kilômetro 4 e fomos em frente, cumprimos mais uma subida logo após o kilômetro 5 e partimos para o final da prova com bastante cansaço.

Medalha da Prova


Quanto a Organização da Prova, me deixou muito surpreso! Foi um Prova barata, se comprarado as demais que participo, porém, a camiseta muito bonito, de tecido tecnológico e a medalha um tanto quanto rústica dava o tom da Prova. O kit pós-prova, composto por iogurte e maçã finalizou a prova, 2 postos de hidratação ao longo do Percurso, manteve todos com água em abundância. Parabéns aos organizadores.

Até a próxima prova, na próxima semana, na Região do Pacaembu, pelo Circuito Caixa.

Abraço a Todos.

sábado, 10 de julho de 2010

Super 9K - 2010

Amigos Corredores,

Ontem, pelo segundo ano seguido participei da Prova de Corrida de Rua Super 9K, realizada no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo.

Retirei meu kit na noite do dia 07/07, no Shopping Eldorado com bastante tranquilidade e rapidez.

No dia do evento, acordei às 05hs00min sempre com tudo pronto. Após me preparar, acordei minha esposa que também iria correr a prova e fomos para a casa dos meus pais. Chegamos na casa deles por volta de 06hs30min e chegamos no Autódromo com trânsito bastante tranquilo às 07hs40min.

Largada da Prova


Deixei meu filho no Espaço Montevérgine, dedicado às crianças, e fomos nos preparar para a Corrida. Fomos para a pista de largada que se localizava na área do Pit Stop. Pouco tempo de espera e pontualmente às 08hs00min largamos pela pista do Autódromo.

A largada foi bastante tumultuada e lenta, pois, todos se afunilam na reta dos boxes que é bastante estreita.

Após ganharmos a curva do "S" do Senna, fica tudo tranquilo, pois, a pista fica bem mais larga. Seguimos em ritmo moderado, afinal, eu já sabia das dificuldades das 8 subidas que teria de enfrentar nas duas voltas que teria de fazer.

Percurso da Prova


O sol deu seu "ar da graça", ainda que timidamente, a temperatura estava na casa dos 20°C. Seguimos no kilômetro 1 sem grandes dificuldades. Mantivemos o ritmo até o kilômetro 2, após uma subida considerável. O Kilômetro 3 não foi fácil, pois, um longão de pura subida já se fazia presente.

O Kilômetro 4 já ocorreu sob enorme subida rumo à reta dos boxes, o ritmo praticamente teve de ser diminuido por todos e aqueles que resolver seguir sem diminuir não conseguiram. Tinha como objetivo não quebrar e segui em frente.

Cheguei na metade da Prova com tempo bruto na casa dos 27min17seg me sentindo bem e com folêgo para outra volta.O número de participantes diminuiu um pouco já que parte deles fizeram apenas um volta que totalizava 4,5 Km. Seguimos pela reta que dá acesso ao "S" do Senna, realmente eu que sou um apaixonado pela F1 não tem como não recordar os momentos de glória do nosso maior Piloto Ayrton Senna.

Seguimos o percurso com tranquilidade em ritmo moderado. Chegamos ao kilômetro 5 sem muito cansaço. O kilômetro 6 seguiu com suas exigências em termos de subidas fortes, nada fácil para quem já está na segunda volta.

Autodrómo de Interlagos



Chegou o kilômetro 7 e com ele, outra subida forte. Era muito bonito olhar para trás e ver todos aqueles atletas, amadores ou não, preechendo toda a pista de Interlagos. O Kilômetro 8 já estávamos em pleno longão que dá acesso a reta dos boxes, bastante íngreme, novamente, tive de diminuir o ritmo da prova para que conseguisse concluir sem quebrar.

O Último kilômetro é bastante díficil devido às fortes subidas mas tudo correu bem e a conclusão da prova se deu com bastante tranquilidade. O que me deixou bastante feliz, pois, fiz um tempo abaixo da primeira volta. Teoricamente, a segunda volta tende a ser mais difícil devido ao cansaço que a primeira volta nos proporciona, porém, consegui manter um ritmo bastante semelhante entre as duas voltas e concluí com um tempo ainda melhor de 27min10seg.

Medalha da Prova

Nº de Peito : 2873
Class. Geral : 677
Class. Faixa Etária : 122
Tempo Bruto : 00:54:22
Tempo Líquido : 00:52:39


Quanto à organização da prova, sempre deixa a desejar, havia 2 postos de hidratação ao longo do percurso que, por ser duas voltas, totalizavam 4 postos, até aí bastante satisfatório. Ao final da prova apenas uma sacola contendo produtos da patrocinadora Montevérgine, nada de frutas. Infelizmente, a prova é maravilhosa, porém, a organização ...

Abraços a Todos.

Até a próxima prova, amanhã, no Circuito Sesc de Corridas de Rua, em Santana.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

XV Corrida Corpore Bombeiros

Amigos Corredores

Ontem participei pelo segundo ano seguido da XV Corrida Corpore Bombeiros, prova que aconteceu no Parque da Independência, no bairro de Ipiranga, em homenagem ao Dia do Bombeiro.

A Retirada do kit de participação foi realizada no próprio dia da prova. O dia da prova teve sua particularidade: Fui dormir no sábado à noite no mesmo horário de sempre, coloquei o celular para desperar às 05hs00min, não ouvi o celular e quando acordei, já com tudo claro, era 06hs38min.

Camiseta da Prova

Pulei da cama, acordei minha esposa que também iria participar da prova, saímos de casa às 07hs00min para buscar meus pais, pois, minha mãe também iria correr, porém, no caminho para a casa da minha mãe tive que passar pela Av. Ricardo Jafet onde parte da avenida, sentido Av. Nazaré já estava bloqueada.

Largada da Prova


Usei os desvios e consegui chegar ao local desejado. Chegamos ao local da prova por volta de 07hs45min. Tivemos que nos preparar rapidamente. Largamos com aproximadamente 10min de atraso, mas, tudo dentro da normalidade.

Cheguei ao kilômetro 1 com tranquilidade e em ritmo moderado, já enfrentando uma pequena subida. Como já havia participado da mesma prova no ano passado, sabia da dificuldade da prova na subida da Av. Nazaré, portanto, seguia em ritmo moderado. Cheguei no kilômetro 2 juntamente com todos que haviam largado normalmente, enfrentando o famoso "congestionamento" de corredores.

Percurso da Prova


O Kilômetro 3 estava em plena descida, onde aproveitei para poupar fôlego e manter um ritmo bom. Veio, então, o kilômetro 4, na Avenida D. Pedro, em ritmo moderado e constante, cheios de curvas, subidas e descidas. O Kilômetro 5, embora já estivesse em percurso plano da mesma avenida, porém, o cansaço já se apresentava. Seguimos firme em direção à subida da Avenida Nazaré.

O Kilômetro 6 é de pura subida, dividíamos parte da Avenida com os carros. A subida é bastante difícil. Seguimos pela Avenida Nazaré até alcançarmos o kilômetro 7 ainda na subida, porém, em ritmo bastante reduzido, aproximadamente, 1,5 kilômetro somente de subida, nada fácil!!!. Chegamos ao kilômetro 8 logo após o pórtico de largada, eu estava bastante cansaço mas seguimos firme rumo ao final da Prova.

Medalha da Prova


Cheguei no kilômetro 9, onde tinha uma outra pequena subida, a mesma a que me referi no kilômetro 1, segui em bom ritmo, tomei fôlego e arranquei para o o último kilômetro. Os último metros foram realizados com bastante tranquilidade sem a busca do famoso "sprint" e cruzei a linha de chegada.

Nº de Peito: 4928
Tempo Líquido : 00:56:38.34
Tempo Bruto: 01:05:49.45
Class. Geral : 2690
Class. Sexo : 2438
Class. Faixa Etária : 411
Pace Médio : 05:39

Quanto a organização da prova, continuo parabenizando a Corpore, pois, esta prova foi realizada com bastante critério, sem atrasos, erros ou qualquer problema. Os pontos de hidratação, perfeitos a cada 2 kilômetros, aproximadamente. A camiseta e a medalha belíssimas. O Kit pós-prova de muito boa qualidade.


Até a próxima prova, no Autódromo de Interlagos, na Super 9.

Abraço a Todos.