segunda-feira, 31 de maio de 2010

Corrida Corpore FBG Viva Saudável 25K

Amigos Corredores,

Ontem participei da Corrida Corpore FBG Viva Saudável - 25 K. Na realidade, eram 3 prova em um única. Havia a Prova principal de 25K, outra prova de 12,5K a qual participei e uma caminhada de 4K. Costumo postar sobre as provas, começando pela retirada do kit, porém, desta vez, infelizmente não consegui me inscrever à tempo e por isso tive de correr como "pipoca". Confesso que não queria ter participado da prova desta forma mas não teve jeito. Ainda cheguei a ligar para a Corpore, mas, não foi possível conseguir a inscrição.

Acordamos no domingo por volta de 04hs00min, digo acordamos, pois, a minha esposa iria participar da prova também. Saímos de casa aproximadamente às 05hs00min e chegamos à casa de meus pais às 05hs35min. Chegamos ao Jockey Clube de São Paulo às 06hs15min.

O grande problema foi para conseguir estacionar meu carro. Havia muita gente, segundo os organizadores, aproximadamente, 4 mil corredores. Acredito que a Corpore, mais uma vez, errou na estratégia da Prova, pois, a retirada do kit foi realizado no sábado e no domingo antes da prova no próprio local da Corrida.

camiseta da Prova


Porém, quando passei em frente aos portões do Jockey Clube a fila para a retirada do kit era enorme, tanto que, quando faltavam menos de 5 minutos ainda havia muita gente na fila. Fiquei sabendo mais tarde por alguns corredores que, como a fila estava muito grande, muita gente teve de escolher entre pegar o kit ou participar da prova, logo, muitos corredores correram a prova sem retirar o kit da Corrida.

Como eu estava de "pipoca" nesta corrida, não estava preocupado com o horário. Quando me aproximava do local da largada ouvimos um comunicado da organização que, excepcionalmente, a corrida iria começar com 10 minutos de atraso, ou seja, às 07hs10min, provavelmente, devido ao tumulto na retirada do kit, conforme já falei sobre o assunto.

Como deixei meu carro um tanto quanto distante da prova, a caminhada até o local serviu de aquecimento. Quando conseguimos largar, eu, minha mãe e minha esposa, já havia se passado, aproximadamente, 5 ou 6 minutos da largada oficial, mas, como já disse, para mim era uma prova diferente.

Percurso da Prova


Largamos com tranquilidade e, pela primeira vez, resolvi acompanhar minha esposa, então larguei no ritmo dela. Logo após a largada havia uma descida no túnel Dr. Zerbini e em seguida a subida do mesmo túnel. Chegamos ao kilômetro 1 com tranquilidade. O ritmo da minha esposa era bem abaixo do meu ritmo normal de corrida e assim seguimos pelo kilômetro 2 na subida da Ponte Cidade Universitária. Chegamos ao kilômetro 3 e percebi que ela, ao contrário de mim, estava bastante cansada, porém, seguia firme.

Aproximadamente no kilômetro 4,5 minha esposa disse que iria caminhar um pouco. Após me certificar de que ela estava bem. A mesma pediu para que eu fosse no meu ritmo e seguisse na minha prova. Então, comecei a impôr meu próprio ritmo de corrida. A temperatura na casa dos 18°C e tempo nublado, facilitava o desempenho na prova.

Segui até o kilômetro 5 com bastante tranquilidade, daí para frente a prova me pareceu bastante rápida. Cheguei ao kilômetro 6. O volume de corredores era bastante tranquilo, segui realizando as minhas ultrapassagens até o kilômetro 7 quando, então, surgiu o sol para abrilhantar a prova.

O kilômetro 8 se deu quase que em cima da Ponte Cidade Universitária retornando ao local de largada. Vinha em bom ritmo e sem cansaço. O percurso praticamente plano favorecia a realização da prova. Cheguei ao kilômetro 9, na Avenida Waldemar Ferreira, nas proximidades da Cidade Universitária.

Medalha que eu não ganhei


Cruzei ao final da Prova com bastante satisfação por mais uma prova realizada. Com o tempo de aproximadante 1h20min. Fiquei esperando minha esposa que chegou 11 minutos depois de mim e minha mãe que chegou depois de 2hs00min da largada. A prova foi excelente e o percurso também. Infelizmente, não recebi medalha nem tampouco camiseta, mas valeu assim mesmo!!

Quanto aos organizadores, fica a minha crítica quanto a entrega dos kit da prova, bastante tumultuado e da dificuldade para chegar até o local da prova. Os postos de hidratação a cada 2,5 kilômetros foram bastante suficientes para a realização da prova;

Até a próxima prova, no mesmo Jockey Clube pela Etapa 1 da Série Delta quando eu e minha esposa já estamos devidamente inscritos.

Abraço a Todos.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

25° 10 Km Tribuna FM de Santos

Amigos Corredores,

Ontem participei pela primeira vez da Corrida 10 Km A Tribuna FM, na cidade de Santos. Quem acompanha este blog sabe que eu já havia feito provas em outras cidades da Grande São Paulo, como Osasco e Alphaville, e agora fui correr no Litoral Paulista.

Na quarta-feira (12/05) pedi para a minha esposa retirar o kit da Prova, no centro de São Paulo, a retirada foi tranquila e sem filas. No sábado, combinei com a minha mãe que iria passar na casa dela por volta de 06hs00min para irmos para Santos de carro, percebi um certo receio por parte dela já que nunca havia descido de carro com ela.

No Domingo acordei as 05hs30min, já com tudo pronto acordei minha esposa e meu filho que ficou eufórico por saber que a corrida seria na Praia. Chegamos à casa de meus pais às 06hs30min. Havíamos combinado de passarmos o dia na Praia, pois, já havia um bom tempo que, tanto eu quanto eles não íamos à Praia.

Camiseta da Prova


Saímos da casa de meus pais às 07hs00min, tinha previsão de estar em Santos até às 08hs10min. Resolvi ir pela Rodovia Imigrantes que, ao meu ver, é mais sossegada. O trânsito para o Litoral estava bastante tranquilo, poucos carros. Chegamos em Santos por volta de 08hs15min, ao entrar na cidade já conseguia ver os corredores chegando para a realização da Prova.

Estacionei próximo da Largada, pois, não havia tempo de ir até a chegada e voltar, uma vez que, a largada era em local diferente da Chegada. O tempo começava a esquentar. Levei minha mãe e minha esposa para a Baia Azul onde seria a largada dos amadores. A largada da Prova era na Rua João Pessoa, no Centro de Santos com chegada na Praia do Gonzaga.

Fiz meu aquecimento e alongamento e fomos para as baias. Deixei meu filho com meu padrasto próximo da baia em que iria largar. Após a conclusão da Prova iria voltar para buscá-los, foi então que percebi através de um comentário de outro corredor que havia esquecido de colocar o chip de cronometragem que estava na minha mochila junto ao meu padrasto. Saí da baia e fui colocar o chip, com isso, perdi a minha esposa e minha mãe de vista. Pontualmente às 08hs45min largamos pelas ruas de Santos. O tempo já estava bastante quente com temperatura na casa dos 21°C e sol bastante quente, o que proporcionava uma sensação térmica de muito calor.

Medalha da Prova


Segundo os organizadores, a prova tinha um total de 15 mil corredores inscritos (poucos pipocas). O percurso totalmente plano, favorecia o desenvolvimento da prova em compensação o volume de corredores na prova dificultava qualquer imposição de ritmo mais forte. Largamos em ritmo moderado e fazíamos diversas ultrapassagens junto aos corredores mais lentos.

Não pude ver a Placa do Kilômetro 1, havia muitos corredores nas ruas. Percebi o percurso apenas próximo do Kilômetro 2, através dos sinalizadores de Posto de hidratação (havia um a cada 2 kilômetros). O calor era intenso. Chegamos no kilômetro 3 já bastante cansado, porém, a animação da Prova era o ponto alto, duas bandas ao longo do Percurso e muita gente nas calçadas apoiando e aplaudindo nós corredores ao longo de todo o percurso. Realmente muito legal.

No Kilômetro 4 seguia firme. Já começava ser possível correr com certo espaço. Chegamos a metade da Prova, com tranquilidade. Mantinha um ritmo moderado. O Sol forte na cabeça dava o tom da prova. No kilômetro 6 havia uma das bandas tocando rock e animando a galera. Seguimos pela Av. Ana Costa rumo à orla da Praia. Um chuveiro pouco antes do local onde estava a banda reanimava em função do calor.

Percurso da Prova


Seguimos para o Kilômetro 7 em ritmo moderado e constante embora bastante cansado. O Kilômetro 8 já era na orla da Praia do Gonzaga, vista linda e muita gente em volta no calçadão ditando o ritmo da festa. Parece que este é o grande evento da Cidade, pois, todo mundo participa.

Alcançamos o kilômetro 9, o som da chegada já estava bastante alto, não aumentei o ritmo pois já estava bastante cansado para isso! Segui até o final da Prova e completamos com o objetivo alcançado.


N° de Peito: 14164
Tempo Bruto: 01:00:34
Tempo Líquido: 00:56:28
Colocação: 2857
Class Faixa Etária: 439

Quanto à organização da prova, eu realmente fiquei surpreso. Prova muito bem organizada até mesmo pelo número de corredores inscritos na prova. As bandas ao longo do Percurso eram um diferencial, o público muito animado que assistia nas calçadas. A camiseta muito bonita e medalha em aço escovado é linda. Vale lembrar a facilidade para retirar o kit da prova aqui mesmo na cidade de São Paulo, realmente muito bom!!

Após a prova, fui buscar meu filho, meu padrasto e meu carro que estavam no Centro de Santos, região da Largada da Prova. Voltamos para a praia e passamos um dia extremamente agradável curtindo o mar e nos divertindo. Por volta das 17hs00min retornamos à Capital Paulista.

Até a próxima prova na Corrida Corpore FBG Viva Saudável, na Região do Jockey Clube de São Paulo em 30/05.

Abraço a Todos.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Meu Filhote, 5 Anos


Hoje não venho falar de mais uma corrida de rua em que participei mas, venho falar do aniversário do meu filhote, que, nesta data, está completando 5 anos de idade.

Meu filho é meu grande companheiro, pois, está comigo em todas minhas tarefas, desde o jogos no Corinthians até as Corridas de rua em que participo (e que ele também participa), faz questão de ir, e se por acaso, não o levo, fica muito bravo e triste.

Vê-lo nascendo a 5 anos atrás foi uma emoção jamais comparada com qualquer outra coisa.

Filho, sei que você ainda não tem condições de ler este post, mas assim que você aprender a ler, faço questão que você saiba o quanto te amo e te admiro.

Filho, neste dia tão esperado e de tanta expectativa criada por você mesmo, desejamos toda a felicidade do mundo, que você continue sendo esta criança maravilhosa que você é e que possa se tornar um adulto ainda mais bonito!

Que Deus te ilumine, te proteja e te abençoe sempre e que possamos compartilhar de muitas alegrias juntos!!!

São os desejos de seus pais que te ama demais.


Abraço a Todos

segunda-feira, 10 de maio de 2010

10° Corrida Corpore Graacc

Amigos Corredores,

Ontem participei pela segunda vez da 10º Corrida e Caminhada Corpore GRAACC, prova esta que sempre é realizada no dia das mães, e por esta razão, tem um sabor especial. Este ano, corremos praticamente em família, pois, participamos da prova, eu, minha esposa, e minha mãe.

A retirada do kit aconteceu na sexta e sábado, eu retirei meu kit na sexta-feira à noite, na Região do Ibirapuera. Eu iria fazer uma surpresa para minha mãe, pois, eu a inscrevi na Corrida, além da minha esposa, porém, minha mãe não sabia.

Anteontem, devido à nossa participação na Corrida Fila Night Run, eu e minha esposa, resolvemos dormir na casa dos meus pais, pois, a prova do Graacc começaria às 07hs00min e, se dormisse na minha casa, teria de acordar às 04hs00min. Depois de muita chuva, conforme contei no post anterior, fomos para a minha casa buscar roupas e em seguida fomos para a casa dos meus pais, tomamos banho e fomos dormir por volta de 01hs00min.

Vista da Prova
Acordamos às 05hs00min e fomos nos preparar para a Prova, então, veio a primeira surpresa para a minha mãe, pois, entreguei a ela o kit da prova. Ela ficou muito feliz em saber que iria correr oficialmente.

Saímos para a prova às 05hs50min, chegamos à Arena da Prova às 06hs30min. O tempo estava nublado, com temperatura na casa dos 21°C, umidade do ar em 85% e sensação térmica bastante fria. Fiz meu aquecimento e alongamento e fomos para a zona de largada. Posicionei minha mãe na última baia de largada, pois, ela iria participar dos 10 Km caminhando e correndo.

Às 07hs00min largamos da Av. Pedro Álvares Cabral rumo à Av. República do Líbano, segundo os organizadores, eram aproximadamente 12 mil corredores. A largada foi realizada em ritmo moderado, até mesmo porque havia muita gente, logo nos primeiros metros perdi minha esposa de vista, porém, segui minha Prova.

Camiseta da Prova


Não era possível impôr qualquer ritmo no primeiro kilômetro, pois, as ruas estavam muito congestionadas, a única coisa possível de se fazer era ultrapassar os corredores mais lentos. Chegamos no Kilômetro 2 ainda em ritmo bastante moderado. O tempo frio ajudava no ritmo e alcançamos o kilômetro 3 onde já era possível correr com algum espaço, a partir daí, os corredores já começam a dispersar.

Passamos em frente a largada, no kilômetro 4 eu sentia que estava um pouco cansado, devido a corrida no sábado à noite, mas seguia firme no meu objetivo: Terminar a prova bem e sem quebrar. Sabia que não seria possível uma melhor performance de tempo, pois, não venho treinando regularmente.

Conheço bem o percurso já que outras provas são realizadas no mesmo local. O kilômetro 5 chega já com uma leve subida o que já exige um pouco dos corredores. Seguia em ritmo constante até o kilômetro 6 quando então, chegada a difícil subida da Av. Rubem Berta, bastante íngreme, por ser uma grande reta, é possível ver toda a sua inclinação com muitos metros de antecedência.

Percurso da Prova


Baixei meu ritmo para conseguir concluir o trecho. No retorno da prova, encontrei meu amigo Carlão do Corinthians e após o kilômetro 7, passei pela minha esposa que estava no kilômetro 6. A descida da Rubem Berta vem seguida de uma subida no kilômetro 8. Após passar em frente ao Antigo Prédio do Detran chegamos ao kilômetro 9. Faltava apenas 1 kilômetro para o final da prova.

Nº de Peito: 3340
Tempo Bruto: 01:00:24
Tempo Líquido: 00:57:39
Class Geral: 1555
Class Sexo: 1372
Class Faixa: 206
Pace Médio: 00:05:45 / KM

Resolvi não impôr um ritmo mais forte até mesmo porque o cansaço já era grande. Segui pelo último kilômetro até a conclusão da prova em ritmo constante e tranquilo. Concluí a corrida bem e com bom resultado se comparado ao fato da minha falta de treinos.

Alguns minutos depois, encontrei minha esposa e fui esperar minha mãe que concluiu a corrida com bastante alegria, o que me deixou muito feliz. Após recebermos nossas medalhas, fomos para o famoso almoço do dias das mães na casa dos meus pais com todos os 4 filhos, minha esposa e meu filho.

Medalha da Prova

Quanto à organização da prova, mais uma vez, a Corpore está de Parabéns. Prova bem organizada, camiseta lindíssima e medalha também, o kit pré (com hidratante para as mães) e pós prova dentro do padrão Corpore.

Até a próxima prova quando vou participar da Corrida Tribuna FM de Santos.

Abraço a Todos.

domingo, 9 de maio de 2010

Fila Night Run - Etapa São Paulo

Amigos Corredores,

Ontem, pela terceira vez participei da Corrida de Rua Fila Night Run - Etapa São Paulo, o ano passado foram duas etapas na cidade e este ano, esta é a primeira etapa. O grande atrativo desse ano, ao meu ver, era o percurso, pois, até o ano passado, a corrida era realizada na USP e com a proibições, a prova passou a ser realizada no Sambódromo.

Então, tudo novo, certo? menos a chuva, na primeira etapa de 2009 em São Paulo, a prova ocorreu debaixo de muita água, este ano, foi exatamente igual. Na sexta-feira, fui retirar o kit no Shopping Eldorado, tudo tranquilo e bem rápido.

No sábado à tarde, próximo das 17hs00min, "caiu o mundo". Muita chuva. Iam participar da prova, além de mim, minha mãe e minha esposa. Chovia muito, esperei até as 18hs15min para sair de casa. Eu estava na casa dos meus pais. Fui buscar minha esposa no trabalho dela e fomos para o Sambódromo (já havia vetado também a ida do meu filhote para a corrida devido à chuva). Chegamos no local da Prova às 19hs45min, eu, minha mãe, minha esposa e um montão de pessoas que iriam participar da Prova.

Percurso da Prova


Quando estava pondo a mochila no guarda-volumes, a largada foi dada, ainda faltava me preparar para a Corrida, o que fiz rapidamente. Dessa vez a prova estava dividida em duas largadas, às 20hs00min era a largada dos 5 Km e às 20hs30min era a largada dos 10 Km, eu iria fazer da prova de 5 Km, pois, iria correr domingo novamente, para mim, a prova já havia começado.

Após preparação, largamos com 00hs08min de atraso em relação ao início da prova. Tudo bem, o importante era que estávamos participando. A largada aconteceu na pista do Sambódromo. Minha mãe veio para a prova para caminhar, eu e minha esposa para a corrida. Larguei na frente da minha esposa e logo já não era possível mais vê-la.

Antes do Kilômetro 1, já havia chegado no grupo que estava correndo, já havia ultrapassado quase todos os caminhantes. Larguei bem e estava me sentindo bem. Mantinha um ritmo não muito forte, porém, constante. Cheguei ao kilômetro 2 fazendo ultrapassagens. Correr à noite é muito bom, pois, o desgate é menor em função da temperatura mais amena, na casa dos 22°C, e elevada humidade do ar.

Kit da Prova


Alcançamos o kilômetro 3 já com uma multidão de pessoas. Segundo os organizadores da Prova, a corrida tinha, aproximadamente, 12 mil corredores, o percurso plano favorecia o ritmo de corrida, porém, a quantidade de pessoas e o afunilamento da Avenida Olavo Fontoura fez com que eu tivesse que diminuir um pouco o ritmo da prova. Já no final do Kilômetro 3, encontrei com a minha esposa e, logo depois, com minha mãe.

Chegamos no kilômetro 4, a chuva apertou um pouco, mas não incomodou, muito pelo contrário, favoreceu o desempenho e o sprint final sob muita chuva. Cruzei a linha de chegada bastante satisfeito com meu desempenho.


Nº de Peito: 3044
Tempo Bruto: 00:35:51
Tempo Líquido: 00:27:43
Class Geral: 411
Class Faixa Etária: 63
Class Sexo: 345
Pace Médio: 00:05:32

Quanto ao Organizador da Prova, gostaria de parabenizá-los, pois, gostei muito do percurso e da prova como um todo. A camiseta da Fila, realmente muito bonita, a medalha da prova também, o kit pós-prova também era muito legal. O ponto negativo fica por conta do guarda-volumes, que, por falta de organização, foi gerado grande confusão na retirada dos pertences dos corredores causando stress desnecessário nos mesmos.

Após a corrida, o ponto alto foi a apresentação da Bateria da Escola de Samba Rosas de Ouro cantando vários sambas-enredo parecia até um carnaval fora de época. Todo mundo dançando, cantando e se divertindo embaixo de muita chuva. Realmente, Muito Bom!!!

Até a próxima prova, no dia das mães, na Corrida do Graacc, na região do Ibirapuera.

Abraço a Todos.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

16º Maratona Internacional de São Paulo

Amigos Corredores,

Ontem, participei da 16° Maratona Internacional de São Paulo, esta prova possui, além da prova principal de 42 Km, há também provas menores com 25 Km, 10 Km e 3 Km (caminhada). Eu participei pelo segundo ano seguido da prova de 10 km. Esta prova possui largada na Região da Ponte Estaiada, no Brooklin, e chegada nos arredores do Parque do Ibirapuera, em frente ao Obelisco.

Tudo começa na retirada do kit, que ocorreu no Ibirapuera. Na sexta-feira à noite,fui retirá-lo. Saí do meu trabalho em São Bernardo do Campo e fui para o local de retirada do kit, o qual ocorreu com bastante tranquilidade, pois, como no dia seguinte além de ser sábado, era feriado, tudo indicava que a movimentação de pessoas para buscar o kit seria muito grande.

No domingo, como de costume, acordei por volta de 05hs30min, juntamente com minha esposa, que também iria participar da prova. Chegamos na casa de meus pais às 06hs45min (agora meus pais não são apenas acompanhantes, pois, a minha mãe já começou a participar das provas). O trânsito estava bastante tranquilo e chegamos ao local da prova com facilidade.

Ponte Estaiada


Após deixar meu filho com meu padrasto nas arquibancadas do Ibirapuera, local da chegada, fomos, eu, minha mãe e minha esposa pegar o ônibus para irmos ao local da largada. Chegamos à Ponte Estaiada, por volta de 08hs40min, a largada estava marcada para às 09hs00min. O Calor já era intenso, e a temperatura estava na casa de 22°C para a largada de mais de 20 mil corredores.

Fomos para a zona de ritmo onde encontrei meu amigo Carlão do CIFAC - Corinthians, ficamos conversando um pouco até a hora da largada. Entre o sinal da largada e o efetivo início da prova, foram aproximadamente, 10 minutos. Quando a prova começou eu já não estava mais vendo minha esposa que já havia sumido na multidão.

Seguimos pela Ponte Estaiada em ritmo bastante lento, pois, como a quantidade de participantes era bastante grande, no início é impossível impôr um ritmo satisfatório. Encontrei a placa de 2 Km, no final da Ponte do Morumbi e seguimos pela Marginal Pinheiros. Era necessário ir negociando nas várias ultrapassagens para conseguir chegar ao ritmo de corrida desejado. Esta bem e segui em frente.

Largada da Prova


Ainda na Marginal Pinheiros, alcançamos o Kilômetro 3, agora em percurso totalmente plano, já podíamos utilizar toda a pista da Marginal, o que já facilitava as ultrapassagens. Após o kilômetro 4, veio o primeiro posto de hidratação, ao meu ver, um erro da organização, pois o dia estava muito quente. Era necessário um posto de água antes disso.

Chegamos ao kilômetro 5, ainda pela Marginal Pinheiros, já sendo possível correr com tranquilidade, meu ritmo era bom e não estava sentindo nenhum cansaço. Entramos na Av. Juscelino Kubtscheck, a Avenida era bastante longa, seguíamos totalmente sob o sol. No kilômetro 6 vem outro posto de hidratação e uma banda de rock agitava a avenida, iniciativa muito boa da organização do evento.

Percurso da Prova


Na entrada do túnel Ayrton Senna, já no kilômetro 7, onde vim a saber mais tarde que foi o local onde minha esposa quebrou, parece que seria fácil, afinal, fugíamos do sol mas o túnel era bastante quente e a subida, longa e íngreme, até a saída do túnel era o grande desafio da Prova. Após isso, tive de diminuir um pouquinho o ritmo para tomar fôlego, afinal, o túnel Ayrton Senna não é fácil. Seguimos pelo Kilômetro 8, já na Avenida República do Líbano, o ritmo foi sendo estabilizado.

No Kilômetro 9 mantivemos o ritmo até a chegada. Após o término da minha corrida, fui para a arquibancada ver a chegada da minha esposa e da minha mãe, todas bastante contente com seus próprios desempenhos.


Nº de Peito : 16441
Tempo Bruto : 01:08:50
Tempo Líquido : 00:58:28
Class Geral : 1435º
Class Faixa : 227º
Pace Médio : 05:50 min/Km

Medalha da Prova


Quanto à Organização da Prova, fica apenas algumas considerações: O horário da Prova às 09hs00min e o primeiro posto de hidratação apenas após o kilômetro 4. A Camiseta Adidas muito bonita e a medalha no padrão Yescom não surpreendeu.

Até a próxima prova, no próximo sábado à noite, na Corrida Fila Night Run, agora no Sambódromo.

Abraço a Todos.