sexta-feira, 31 de julho de 2009

Melhorando o tempo nas Corridas

Amigos Corredores,

Segue matéria referente a melhora de tempos nas Corridas, retirada do site do Fleury Medicina e Saúde.

A corrida é uma atividade física de movimentação contínua e repetitiva, com movimentos musculares e articulares bem específicos. Daí as necessidades energéticas específicas para o contexto.

As técnicas de treinamento são bem peculiares, visando à melhoria da potência aeróbia, ou resistência, e também à melhoria da força localizada – potência anaeróbia – para suprir necessidades musculares para as arrancadas.

A melhora da capacidade aeróbia, pela repetição do treinamento de resistência, já é um ótimo redutor do tempo das corridas. Por exemplo: se você corre três vezes por semana a uma velocidade de 8 km/h, com batimentos cardíacos a 140 bpm (batimentos por minuto), ao final de algumas semanas, a adaptação ao esforço faz a carga ficar mais fácil e, provavelmente, sua velocidade será de 9 km/h para uma mesma freqüência cardíaca de 140 bpm.

Isso faz parte do mecanismo de sobrecarga e adaptação do corpo ao exercício aeróbio. A evolução será progressiva e a facilidade para realizar esse esforço será cada vez maior.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados para que a busca por tempos de corrida cada vez mais curtos não se tornem a razão essencial da sua prática esportiva.

Apesar de a prática da corrida gerar um efeito de proteção para as articulações, a repetição de movimentos com uma sobrecarga muito grande e, portanto, estresse elevado pode, de início, levar a problemas musculares e nos tendões, como tendinites e estiramentos. Posteriormente, podem surgir problemas ósseos e articulares, como fraturas de estresse e até lesões irreversíveis, como o desgaste articular patológico (osteoartrose).

Assim, um trabalho de fortalecimento muscular, paralelamente aos treinos de corrida, pode auxiliar na manutenção de sua capacidade aeróbia e também na manutenção da musculatura que sustenta a corrida (coxas e pernas, por exemplo).

A associação dessas duas modalidades de atividade física vai mantê-lo bem e dentro das metas de tempo e de condicionamento físico que foram traçadas no seu planejamento.

Lembre-se sempre que o seu corpo tem um limite, mesmo quando bem treinado e com orientação de um bom especialista. Você deve ter em mente que a principal meta de sua atividade física é sua saúde. Essas orientações ajudarão você a manter esse foco.

Fonte:
- Pablius Staduto Braga Silva, médico do Esporte e responsável pelos Programas de Atividade Física da unidade de negócio Gestão de Saúde do Fleury

Publicado em: 04/08/2008
Autor: Núcleo Educacional Científico

Abraço a todos e até a próxima matéria.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Circuito Osasco - Running for Nature - Etapa Terra

Amigos Corredores,

Ontem participei da III Etapa do Circuito Osasco - Running for Nature - Etapa Terra com largada em frente à Prefeitura de Osasco.

Esta prova me deu um certo trabalho. Me inscrevi em 15/07 mas só obtive confirmação da prova 3 dias antes da realização da mesma. Fiquei trocando e-mail com a Organização, pois, havia realizado o pagamento mas a organização não identificava-o.

Tudo bem, problemas à parte, o final de semana foi repleto de muita água, choveu o tempo todo desde sexta-feira. Torcia para que a chuva desse uma trégua. Ontem, acordei às 06hs40min, estava atrasado para a prova. Saí de casa às 07hs10min, o tempo fechado e ainda com garoa. Mais uma vez, preferi deixar o carro e ir de transporte público, o metrô, dessa vez estava tranquilo, o trem da CPTM também. Cheguei ao local da Prova às 08hs30min.

Durante a Prova

Retirei o kit e tive tempo suficiente para me preparar para a Prova. Depois do aquecimento e alongamento, recebemos a informação através dos organizadores de que a corrida iria ter 2 largadas, primeiro o pessoal que iria correr 4 Km, depois a turma dos 8 Km (a prova que eu iria realizar). O Percurso era o mesmo da etapa anterior, porém, com uma diferença: Parecia que desta vez haviam corrigido a aferição do percurso, já que na última etapa, o percurso tinha mais de 8 km.

Largamos às 08hs05min, após os corredores dos 4 Km, saí em ritmo tranquilo, já conhecia o percurso, que é bastante plano. Meus objetivos na prova eram os mesmos: Baixar o tempo da prova anterior, bem como realizar a mesma sem parar. Sabia que não seria uma prova fácil, pois, devido a cursos noturnos, há duas semanas não consigo treinar para as provas, então, esta corrida também era um treino.

A prova, para os corredores de 8 Km, seria realizada em 2 voltas, supostamente, cada volta com 4 Km. Concluí a primeira volta muito bem, sem cansaço. O Clima era de tempo fechado e temperatura na casa dos 17°, sem chuva. Comecei a sentir um pouco de cansaço a partir do Km 6, diminui um pouco o ritmo e segui na prova. No início do Km 7 a falta de treino bateu forte e o Kilômetro final virou um grande desafio.

Percurso da Prova


Conclui a prova conforme minhas expectativas: baixei meu tempo e não parei. Fiquei feliz, pois, embora não estivesse treinando consegui realizar a prova de forma satisfatória. Quanto ao ritmo, o qual almejo baixar de 05min, não dá para ter certeza pois, conversando com outros corredores, fiquei sabendo que a distância aferida era de aproximadamente 7.500m, ou seja, fizeram uma pequena alteração no percurso (um desvio) e mesmo assim, a prova ficou um pouco mais curta. Devo ter ficado na casa dos 05min.

Medalha da Prova


Tempo Bruto: 00:38:40
Tempo Líquido: 00:38:06

Até a próxima prova em 09/08, no Centro de São Paulo.

Abraço a todos.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Treinos Cancelados

Amigos Corredores,

Infelizmente, os treinamentos das duas últimas semanas bem como os treinos das duas próximas semanas estão cancelados em função da vida profissional. Estou fazendo alguns cursos na área de tecnologia, no período noturno, isto inviabiliza meus treinamentos, mas, assim que os mesmos forem concluídos voltarei com força total a fim de recuperar o tempo perdido.

De qualquer forma, a próxima prova já está logo aí, no próximo domingo (25/07), no Circuito Osasco - Running for Nature - Etapa Terra.

Usarei a prova também como treino.

Abraço a todos.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Prova de 5 Km e os erros comuns

Amigos Corredores,

Como de costume hoje daremos dicas sobre a prova dos 5 km para os iniciantes, retirada do site da Revista O2 por minuto publicada em 05/12/2008, vamos a elas:

Largar forte, não ter fôlego para completar, comer demais na noite anterior, não rodar na rua, não se concentrar na prova e subestimar a distância fazem parte dos equívocos dos iniciantes. Confira as dicas para fazer o certo

Por Fausto Fagioli

Quantas vezes você já ouviu frases do tipo, “Tenho vontade de correr, mas canso só de olhar”. Tomar a iniciativa de começar a praticar um esporte como a corrida pode não ser nada fácil, já que a prática desta atividade física exige um bom preparo antes de sair para as ruas e apenas começar a acelerar.

A preparação para uma corrida leva-se em conta vários fatores, e você deve estar familiarizado com todos eles antes de começar a correr. Uma das primeiras coisas a se analisar é a vestimenta.

O que usar?
“Para uma corrida devem ser escolhidas roupas leves e confortáveis. O tênis não deve ter molas altas, pois a elevação pode causar lesões no joelho”, afirma José Carlos Marques, personal trainer.

- O tênis é uma das peças fundamentais para o corredor. Cada pé exige um tipo diferente de calçado e quem está começando deve escolher o que melhor absorva os impactos causados por seu tipo de pisada.

- Recomenda-se o uso de camisetas leves, de cores claras. As que não retêm o suor são as mais indicadas. Para as mulheres indica-se o uso de tops no lugar do sutiã, pois eles dão uma sustentação melhor à musculatura do seio.

- Indica-se o uso de shorts com uma abertura lateral, para que o movimento das pernas durante a corrida não seja prejudicado.

- Quando a corrida for realizada num local que tenha muito sol, o uso de um boné é indicado para a melhor proteção contra os raios solares.

O que comer?
Escolhida a roupa ideal, o corredor deve pensar na alimentação. O que se come na noite anterior é tão importante quanto a refeição que precede a prova.

“Tanto quem está começando a correr quanto quem já corre deve ter um mesmo tipo de alimentação. Evitando gorduras antes da corrida. O ideal é dar preferência para os carboidratos, como arroz, batata e macarrão na noite que precede a prova e principalmente frutas no dia. Proteínas leves, como iogurte e leite desnatado também são indicados”, afirma a Dra. Mariana Maciel, nutricionista.

Um dos erros comuns no que se trata a alimentação do iniciante é querer comer demais na noite anterior. Isso pode prejudicar a digestão. O segredo está em escolher algo fácil de se digerir.

- Na noite anterior recomenda-se a ingestão de alimentos que contêm bastante carboidrato, como macarrão, batata, milho, pães etc.

- Evitar o consumo de alimentos gordurosos também é importante. Presunto, ovos e outros alimentos com alta taxa de gordura não são as melhores opções.

- No dia da prova o recomendado é ingerir alimentos leves, de fácil digestão. Frutas como maçã, pêra, morango e laranja são as melhores pedidas.

A hidratação é um dos fatores mais importantes numa corrida. Na noite anterior a prova deve se beber bastante água, mesmo quando não se está com sede, para que a hidratação seja completa.

“A hidratação é muito importante numa prova de corrida, deve-se sempre estar atento a este fator”, diz José Carlos Marques.

A National Athletic Trainers Association sugere a ingestão de 500 ml a 575 ml de água ou isotônico algumas horas antes da prova. Durante a corrida o recomendado é que se beba de 150 a 350 ml de água a cada 15 ou 20 minutos.

Na corrida:
“Um dos erros mais comuns no iniciante é não se preparar corretamente para a corrida. Acelera demais na hora errada, não sabendo dosar a velocidade, e assim cansa com mais facilidade”, afirma Alan David Menache, treinador e especialista em treinamento funcional e corrida.

Quem está começando a correr deve estar atento a diversos fatores. Um erro comum é achar que o treinamento na esteira é suficiente para a prática da corrida. “Quando comecei a correr a prova de 5 km senti muita dificuldade em manter o ritmo, pois há muita diferença da esteira. Senti muita fadiga física”, diz Marcelo Gothardo de Oliveira, estudante.

Especialistas sugerem que o treinamento na esteira deve ser feito com uma inclinação, para que se iguale a pista onde a prova é praticada. O ideal é que o atleta corra também na rua, para melhor se adequar ao exercício físico.

Outro erro corriqueiro entre os iniciantes é não conhecer seu próprio ritmo. Sair acelerando só fará uma pessoa pouco preparada cansar rápido e ganhar algumas lesões. “A falta de orientação gera um desgaste maior no corredor iniciante, pois ele não tem conhecimento da melhor forma de correr”, diz Alan David Menache.

Os especialistas estão em acordo ao aconselhar ao iniciante a pegar leve. O ideal é começar em um ritmo confortável, sem forçar a musculatura. “No começo não possuía a técnica para a corrida, mas com o tempo fui aprendendo os melhores métodos de praticar o esporte, o que passou a me ajudar muito no decorrer da prova”, Diz Marcelo Gothardo.

É importante que o corredor conheça também o percurso que irá correr. As pistas de uma corrida variam muito, e é importante que se conheça bem a prova antes da largada. “O iniciante deve sempre analisar o percurso antes de iniciar a prova, pois, se, por exemplo, há uma subida no quilômetro três, o atleta deve treinar subida dias antes, para que não seja pego de surpresa”, afirma Alan Menache.

Com treino constante e a experiência adquirida, o corredor passa a conhecer seu próprio ritmo, e, assim, desenvolve a melhor técnica para praticar o esporte, diminuindo os erros iniciais. Como qualquer outra competição, a corrida também depende de treinamento duro e do interesse do competidor. Sendo assim, não desista, afinal, toda longa caminhada começa com o primeiro passo.

Fonte: Site da Revista O2 por minuto.

Espero que estas dicas ajudem os iniciantes. Até a próxima matéria.

Abraço a Todos.

domingo, 12 de julho de 2009

Circuito das Estações Adidas - Etapa Inverno

Amigos Corredores,

Hoje, participei de mais uma prova do meu calendário particular, os 10 Km do Circuito das Estações Adidas - Prova de Inverno.

Retirei o Kit sem problemas na loja Bayard do Shopping Paulista, na sexta-feira. O Sábado foi chuvoso o dia inteiro, mas fiquei sabendo que no domingo não iria chover.

Com tudo preparado, acordei às 05hs10min, estava bastante frio, cheguei ao local da Prova às 07hs00min, consegui estacionar tranquilamente e ainda fugir dos "guardadores de carro", que cobram caro para que você deixe o seu carro na rua, pedem o dinheiro adiantado e quando você sai, eles simplesmente vão embora.

Eu, na Prova da Adidas


Retirei o chip com bastante tranquilidade e sem pressa. Sabia que tinha condições de diminuir bastante o tempo da última corrida da Adidas em Março.

Às 07hs30min fiz meu aquecimento e alongamento. O Clima era típico de uma manhã de inverno em São Paulo. 11°C, tempo nublado, alguns chuviscos e uma sensação térmica bem menor do que isso.

Já conhecia o percurso o que já é uma vantagem significativa, pois, já sabia onde eram as subidas e descidas da prova bem como o grau de dificuldade.


Percurso do Circuito das Estações Adidas


Largamos às 08hs00min, e aí vale uma situação que presenciei: Antes da Largada, as áreas de ritmo estavam lotadas e algumas pessoas se aglomeraram ao lado da entrada da área, aguardando a largada para, então, entrarem para a prova, outras pessoas, no momento da largada, começaram a pular a grade atrapalhando as pessoas que já estavam na zona de ritmo. Fica a sugestão para que na próxima etapa, em Setembro, os organizadores aumentem as zonas de ritmo para que todos possam ocupar seu espaço devidamente e largarem sem atropelos.

Larguei forte, porém, com certo cuidado para não "quebrar" durante a prova. As metas para esta corrida, além de baixar o tempo, era não "quebrar". A experiência na Super 9K me deixou esperto.

Os Kilômetros 1 e 2, são tranquilos, pela Av. Pacaembu, tudo plano. Em seguida vem a subida da rua Marta, nada tão complexo e a subida do Elevado Costa e Silva, onde se encontram algumas subidas e descidas(Kilômetros 3 a 5).

Optei por manter o ritmo forte, o tempo frio estava ajudando e estava bem. Fiz o retorno do Elevado e ainda não estava cansado. Seguem a subidas e descidas (Kilômetros 5 a 7) até a descida da rua Marta. Ali já estava bem cansado. Passei pela Placa do Kilômetro 8 e diminui o ritmo para não "quebrar".

Após algum descanso veio o Kilômetro 9, parte final da prova, composta por uma subida até a Praça Charles Muller, local de Chegada da Prova. Segui firme e os últimos metros já era um grande desafio. Concluí a prova no meu limite, mas contente pois sabia que havia conseguido estabelecer meu novo record pessoal para os 10 Km. Pela quinta vez consecutiva na prova de 10K, consegui baixar meu tempo, o que me fez receber a medalha com muito orgulho.


Visão da Pça. Charles Muller


Quanto ao kit pós-prova, realmente, muito bem organizado e distribuído, Camiseta belíssima, medalha também. Com excessão do ocorrido na Largada, a Organização da Prova esta de Parabéns.

Logo em seguida o frio aumentou e choveu, então, fui para casa com a sensação do dever cumprido.


Medalha da Prova



PS. Minha esposa mais uma vez ficou com preguiça de ir para corrida, lamento e só posso dizer que ela perdeu uma grande prova.

Tempo Bruto: 00:51:10
Tempo Líquido: 00:50:36
Ritmo: 00:05:03 / Km

Até a próxima prova, em 26/07, no Circuito Osasco.

Abraço a Todos.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Corrida Super 9k

Amigos Corredores,

Hoje, fui para mais uma corrida, na realidade, um desafio. A Super 9K foi realizada no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul de São Paulo, como parte das comemorações pela Revolução Constitucionalista de 1932.

Como sempre, tudo começou na véspera do Feriado, na retirada do Kit que aconteceu no Shopping Bourbon, no Bairro da Pompéia. Retirada esta que ocorreu tranquilamente, embora, a meu ver, houve uma falha por conta dos organizadores, pois, a retirada do kit era feita em horário comercial e em dia normal de trabalho.

Eu na Prova Super 9k


Acordei às 05hs10min, com tudo já pronto, para a realização de mais esta prova. Minha esposa, na noite anterior havia dito que iria para corrida a fim de usá-la como treinamento, porém, na hora H, desistiu. Como eu já havia combinado com meus pais de ir buscá-los, pois, eles queriam assistir a prova, segui sozinho para a casa deles.

Da zona leste partimos para o Autódromo, chegamos ao local da prova às 07hs30min, embora houvesse muitos carros, o estacionamento estava bem tranquilo e conseguimos uma vaga bem próximo do local de Largada.

Fiz meu aquecimento e alongamento e parti para o pórtico de largada na reta dos boxes. A prova tinham, segundo os organizadores, 3500 corredores. não havia zonas de ritmo, logo, sabia que teria de negociar as devidas ultrapassagens com os demais corredores.

Largamos pontualmente às 08hs00min, o autódromo tem 4.309 metros, então, para completar os 4.500 metros equivalente a uma volta, fizeram alguns desvios no percurso original. Eu iria fazer 2 voltas, o equivalente a 9 Km.

Logo no início, tudo tranquilo, a dificuldade ficou por conta do afunilamento da saída da reta dos boxes para ganhar o "S" do Senna. Daí para a Reta Oposta é tudo tranquilo, pois, temos declives e terreno plano. Na sequência vem a descida do lago até a Ferradura, já com um pouco mais de dificuldade, já começa a ter alguns trechos de subida.

Autódromo de Interlagos


A Curvas Pinheirinho e Bico de Pato, intercalam-se entre subida e descidas fortes e que já deixa o corredor um tanto quanto cansado, até mesmo porque ainda não passamos do Kilômetro 4. A curva do Mergulho já começa a dar sinais da terrível subida que nos esperava até a Junção onde a subida é longa e acentuada.

Sou um apaixonado pela F1, não perco nenhuma corrida, mesmo quando tenho alguma prova de rua, ainda assim, assisto a corrida em horário alternativo na TV a cabo, mas na televisão, não se tem a menor noção do que é a junção e a subida da reta dos boxes, a coisa é terrivelmente difícil.

Ao final da primeira volta (4,5 Km) eu já estava bem cansado, devido ao esforço até ali e já começava a ficar preocupado, pois, sabia que ainda havia mais uma volta a ser dada, ou seja, todo o percurso novamente. Fechei a primeira volta com aproximadamente 00hs23min. Havia postos de hidratação bem distribuídos no decorrer do percurso. O dia estava bonito com temperatura na casa de 20º C e sol para "ajudar".


Visão do Autódromo


Percebi que as minhas metas estavam ameaçadas. Baixar tempo e não parar virou um grande desafio neste percurso. Já na saída do "S" do Senna, desisti de baixar tempo, pois, sabia que seria muito difícil em virtude das próximas curvas que ainda viriam, então, partí para o plano B (Não quebrar durante a prova).

As subidas não foram nada fáceis, e confesso que quase quebrei na Junção. Me concentrei e sabia que estava quase no final e que não iria quebrar. Reduzi meu ritmo ao máximo mas não caminhei e fiz a junção no limite. na reta dos boxes não havia mais fôlego para tentar um sprint, então, mantive o ritmo e completei a prova.

Gostei muito do percurso pelo caráter desafiador que ele impõe, vi muita gente caminhando na subida da Junção, enquanto eu fui firme nos meus objetvos. Confesso que esta foi a prova mais difícil em que participei, pois, ela exige bastante do corredor.

Fiquei muito feliz com a medalha e com o ambiente de corrida. Fiz aquecimento e alongamento nos boxes e percorri um autódromo que, até então, só conhecia a sua pista pela TV.

O kit pós prova, era simples e faltou frutas, de resto, tudo organizado.

Medalha da Prova


Tempo Bruto: 00:49:43
Tempo Líquido: 00:48:38
Ritmo: 00:05:24 / Km

Até a próxima prova, já conhecida, o Circuito da Estações Adidas, no Pacaembu, no próximo dia 12.

Abraço a Todos.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

XIV Corrida Corpore Bombeiros

Amigos Corredores,

Ontem, participei de mais uma prova de corrida de rua, tradicional corrida Corpore Bombeiros, com percurso de 10 Km pelas ruas do Bairro do Ipiranga, nos arredores do Museu do Ipiranga e Parque da Independência.

Parque da Independência

Acordei às 05hs15min, como sempre, com tudo já preparado, saí de casa às 05hs50min para buscar meus pais, que sempre me acompanham nas corrida em que participo.

Chegamos à arena da prova, no interior do Parque da Independência às 07hs15min, tudo muito organizado e sem fila, retirei o kit da prova com tranquilidade e sem fila.

Fiz meu aquecimento e alongamento e depois me dirigi à arena de largada por volta de 07hs45min. Estava um tanto quanto preocupado com a subida que iríamos enfrentar na Av. Nazaré, sabia que não seria fácil. Às 08hs00min, foi dada a largada, os primeiros kilômetros foram bastante tranquilos, havia trechos planos e algumas descidas, e como diz o velho ditado: "Para descer, todo santo ajuda".

Eu, durante a Prova


Fiz uma estratégia de forçar um pouco mais os primeiros quilômetros ganhando tempo para depois, "perde-los" nos kilômetros 6 a 8 quando então, estaríamos em forte subida. Os pontos de hidratação bem colocados ajudaram no percurso. A temperatura era de 15°C e praticamente sem sol. Ao longo deste percurso fui ultrapassando muita gente e cheguei no kilômetro 6 muito bem.


Então, começou a subida, diminui o ritmo, pois, como sempre, minhas metas eram não parar durante a prova e, claro, baixar meu tempo nos 10 K. Aquela subida de praticamente 2 Km exigiu bastante concentração e força, para mim, tornou-se um desafio.


Percurso da Prova


Seguimos bem até o kilômetro 8, a partir daí o percurso era plano, com alguns declives. Usei este trecho da prova para me refazer da longa subida e na reta final, após os 9 Km, dei o sprint final a fim de recuperar o tempo.


A temperatura e clima contribuiu muito para a boa performance da prova e tudo correu bem, baixei meu tempo nos 10 K e concluí mais uma prova sem parar. Fiquei bastante contente com meu desempenho até mesmo porque nestes últimos dias não venho treinando bem, então, para mim, o resultado foi excelente e o ritmo de prova bem próximo ao que costumo fazer durante os treinos.


Medalha da Prova


Tempo Bruto:00:54:33
Tempo Líquido: 00:52:29
Ritmo : 00:05:14 / Km

Até a próxima Prova, no feriado, em Interlagos, nos 9 Km da Super 9Km em 09/07.

Abraço a todos.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Dicas para exercitar no Inverno

Amigos Corredores,

Nesta época do ano, principalmente para os iniciantes, que ainda não tem costume de correr, bate aquela priguicinha terrível e usa-se muito como desculpa, o frio. Para quem se sente assim, vai algumas dicas do Laboratório Fleury sobre o tema, publicado no seu site em 01/07/2009, cujo autor é o Núcleo Educacional Científico.

A chegada do inverno faz muitos esportistas reduzirem ou até interromperem seus treinamentos habituais. Além das temidas lesões devido à queda de temperatura, o frio acaba esvaziando ruas, parques e academias. Segundo Pablius Staduto Braga Silva, médico do Esporte do Fleury, o primeiro passo para continuar se exercitando neste período é lembrar os benefícios que o treinamento habitual traz para a sua performance e para sua saúde em geral.

“O sucesso de um programa de condicionamento físico está na repetição do movimento. O exercício físico tem que ser uma atividade do cotidiano, como se alimentar e dormir. Então, é fundamental não interromper nem diminuir sua frequência de treinos apenas porque está mais frio”, explica.

Manter uma sequência de treinos durante o inverno, no entanto, merece atenção. “O esportista deve seguir alguns passos para evitar lesões e até problemas de saúde”, diz. Para isso, o médico preparou algumas dicas para que você possa se exercitar com segurança nesta época do ano:

Horários de treino
A queda da umidade, típica do inverno, contribui para uma pior qualidade do ar, acumulando mais poluição. Nestas condições, quem faz uma atividade física deve tomar cuidado com os horários de treinamento, principalmente nos grandes centros urbanos. “Treinar nessas condições pode intensificar problemas respiratórios como asma e bronquite. Por isso, é ideal se exercitar antes das 8h ou depois das 19h, quando o nível de poluição diminui”.

Hidratação
“Não é porque o tempo está frio que não precisamos nos hidratar durante a atividade física. Muito pelo contrário, a hidratação torna-se um fator primordial no inverno, já que contribui para compensar a baixa umidade do ar, característica desta época do ano”.

Aquecimento e alongamento
No inverno, não há necessidade de reduzir a carga de exercícios, mas o esportista deve ter especial atenção com o aquecimento e o alongamento. “Antes do exercício, é necessário aumentar a circulação sanguínea para o corpo esquentar, por isso o tempo de aquecimento deve ser maior. No alongamento, deve-se dar especial atenção às articulações da coluna, joelhos, tornozelos, punhos e cotovelos”.

Roupa
Manter o corpo aquecido é muito importante. “O esportista deve dar preferência a agasalhos leves e confortáveis, e nunca usar roupas pesadas, que interfiram na prática da atividade e no desempenho físico. Ao final do treino, recomenda-se usar sempre um agasalho para manter o corpo aquecido”.

Alimentação
Durante o inverno, gastamos mais energia para manter o nosso corpo aquecido, logo, necessitamos de uma quantidade maior de calorias para suprir as necessidades do organismo. Dessa forma, é normal comer mais durante esta época do ano. “O grande problema do inverno é o risco de interromper a atividade física, se alimentar mais e engordar. O segredo é continuar seguindo a planilha de treinos. Se fizer isso, o esportista não corre o risco de ganhar peso devido a esse aporte adicional na alimentação”.

Então, mantenha sua planilha de exercícios atualizada, siga as nossas dicas e bons treinos!

- Fonte: Pablius Staduto Braga Silva, médico do Esporte e coordenador de atividade física da área de Gestão de Saúde do Fleury

Este material foi elaborado pelo Fleury, tendo caráter meramente informativo. Não deve ser utilizado para realizar autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico.

Abraço a todos e até a próxima matéria.